Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoli, Adriana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176599
Resumo: Bortoli, Adriana de Bortoli. Uma análise dos livros de André Perez Y Marin : um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX / Adriana de Bortoli. - Rio Claro, 2016 146 f. : il., figs., quadros Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas Orientador: Marcos Vieira Teixeira 1. Matemática - Estudo e ensino. 2. Colégio culto à ciência. 3. Livros didáticos. 4. Ensino secundário. 5. Saberes escolares. I. Título. Este exemplar original encontra-se na Biblioteca do Instituto de Geociências e Ciências Exata da Universidade Estadual Paulista.
id UFSC_b116f0cc2710facde20295b6cba002ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/176599
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XXColégio Culto à CiênciaLivros didáticosEnsino secundárioSaberes escolaresBortoli, Adriana de Bortoli. Uma análise dos livros de André Perez Y Marin : um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX / Adriana de Bortoli. - Rio Claro, 2016 146 f. : il., figs., quadros Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas Orientador: Marcos Vieira Teixeira 1. Matemática - Estudo e ensino. 2. Colégio culto à ciência. 3. Livros didáticos. 4. Ensino secundário. 5. Saberes escolares. I. Título. Este exemplar original encontra-se na Biblioteca do Instituto de Geociências e Ciências Exata da Universidade Estadual Paulista.Analisar as obras de André Perez y Marin com o intuito de entender tendências e propostas de ensino que possam ter deixado contribuições para a Educação Matemática, é o principal objetivo deste trabalho. A investigação tem como fonte de pesquisa os livros didáticos do referido autor, principalmente, e, decretos, portarias e leis normalizadores do ensino brasileiro, pois são documentos que relatam as modificações no ensino de Matemática ao longo de algumas décadas. A pergunta diretriz desta pesquisa é: “Quais propostas didático-metodológicas de ensino de Matemática estão presentes nas obras de André Perez y Marin?”. Com o intuito de responder tal questão, este estudo fez uso do ferramental teórico-metodológico, vindo da história cultural e valeu-se das buscas pelas estratégias editoriais e políticas de vendagem das obras do referido autor e da metodologia de organização do conhecimento. Pode-se afirmar que André Perez y Marin, em seus livros, apresentou alguns conceitos matemáticos que não estavam nos programas de ensino vigentes à época, como o conceito de funções, que inclusive não era um assunto comumente presente nos livros didáticos do período. Além disso, o autor introduziu alguns elementos do cálculo, mesmo sem ter sido recomendado nos programas oficiais, uma vez que, o Cálculo Diferencial e Integral havia sido excluído dos programas do ensino secundário, desde a reforma Benjamim Constant, ocorrida em 1890; sendo, novamente, proposto apenas em 1929. Concluímos quanto à proposta didático-metodológica, que o autor fez uso, principalmente, do método analítico, nas obras Elementos de Algebra e Aritmética Teorico-Prática, e do método sintético na obra Elementos de Geometria.Teixeira, Marcos VieiraBortoli, Adriana2017-06-22T00:19:00Z2017-06-22T00:19:00Z2016-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176599porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-22T00:33:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176599Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-06-22T00:33:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX
title Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX
spellingShingle Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX
Bortoli, Adriana
Colégio Culto à Ciência
Livros didáticos
Ensino secundário
Saberes escolares
title_short Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX
title_full Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX
title_fullStr Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX
title_full_unstemmed Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX
title_sort Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX
author Bortoli, Adriana
author_facet Bortoli, Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Marcos Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoli, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Culto à Ciência
Livros didáticos
Ensino secundário
Saberes escolares
topic Colégio Culto à Ciência
Livros didáticos
Ensino secundário
Saberes escolares
description Bortoli, Adriana de Bortoli. Uma análise dos livros de André Perez Y Marin : um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX / Adriana de Bortoli. - Rio Claro, 2016 146 f. : il., figs., quadros Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas Orientador: Marcos Vieira Teixeira 1. Matemática - Estudo e ensino. 2. Colégio culto à ciência. 3. Livros didáticos. 4. Ensino secundário. 5. Saberes escolares. I. Título. Este exemplar original encontra-se na Biblioteca do Instituto de Geociências e Ciências Exata da Universidade Estadual Paulista.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05
2017-06-22T00:19:00Z
2017-06-22T00:19:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176599
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652142252130304