Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176599 |
Resumo: | Bortoli, Adriana de Bortoli. Uma análise dos livros de André Perez Y Marin : um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX / Adriana de Bortoli. - Rio Claro, 2016 146 f. : il., figs., quadros Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas Orientador: Marcos Vieira Teixeira 1. Matemática - Estudo e ensino. 2. Colégio culto à ciência. 3. Livros didáticos. 4. Ensino secundário. 5. Saberes escolares. I. Título. Este exemplar original encontra-se na Biblioteca do Instituto de Geociências e Ciências Exata da Universidade Estadual Paulista. |
id |
UFSC_b116f0cc2710facde20295b6cba002ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/176599 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XXColégio Culto à CiênciaLivros didáticosEnsino secundárioSaberes escolaresBortoli, Adriana de Bortoli. Uma análise dos livros de André Perez Y Marin : um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX / Adriana de Bortoli. - Rio Claro, 2016 146 f. : il., figs., quadros Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas Orientador: Marcos Vieira Teixeira 1. Matemática - Estudo e ensino. 2. Colégio culto à ciência. 3. Livros didáticos. 4. Ensino secundário. 5. Saberes escolares. I. Título. Este exemplar original encontra-se na Biblioteca do Instituto de Geociências e Ciências Exata da Universidade Estadual Paulista.Analisar as obras de André Perez y Marin com o intuito de entender tendências e propostas de ensino que possam ter deixado contribuições para a Educação Matemática, é o principal objetivo deste trabalho. A investigação tem como fonte de pesquisa os livros didáticos do referido autor, principalmente, e, decretos, portarias e leis normalizadores do ensino brasileiro, pois são documentos que relatam as modificações no ensino de Matemática ao longo de algumas décadas. A pergunta diretriz desta pesquisa é: “Quais propostas didático-metodológicas de ensino de Matemática estão presentes nas obras de André Perez y Marin?”. Com o intuito de responder tal questão, este estudo fez uso do ferramental teórico-metodológico, vindo da história cultural e valeu-se das buscas pelas estratégias editoriais e políticas de vendagem das obras do referido autor e da metodologia de organização do conhecimento. Pode-se afirmar que André Perez y Marin, em seus livros, apresentou alguns conceitos matemáticos que não estavam nos programas de ensino vigentes à época, como o conceito de funções, que inclusive não era um assunto comumente presente nos livros didáticos do período. Além disso, o autor introduziu alguns elementos do cálculo, mesmo sem ter sido recomendado nos programas oficiais, uma vez que, o Cálculo Diferencial e Integral havia sido excluído dos programas do ensino secundário, desde a reforma Benjamim Constant, ocorrida em 1890; sendo, novamente, proposto apenas em 1929. Concluímos quanto à proposta didático-metodológica, que o autor fez uso, principalmente, do método analítico, nas obras Elementos de Algebra e Aritmética Teorico-Prática, e do método sintético na obra Elementos de Geometria.Teixeira, Marcos VieiraBortoli, Adriana2017-06-22T00:19:00Z2017-06-22T00:19:00Z2016-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176599porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-22T00:33:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176599Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-06-22T00:33:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX |
title |
Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX |
spellingShingle |
Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX Bortoli, Adriana Colégio Culto à Ciência Livros didáticos Ensino secundário Saberes escolares |
title_short |
Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX |
title_full |
Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX |
title_fullStr |
Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX |
title_full_unstemmed |
Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX |
title_sort |
Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX |
author |
Bortoli, Adriana |
author_facet |
Bortoli, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Marcos Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortoli, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colégio Culto à Ciência Livros didáticos Ensino secundário Saberes escolares |
topic |
Colégio Culto à Ciência Livros didáticos Ensino secundário Saberes escolares |
description |
Bortoli, Adriana de Bortoli. Uma análise dos livros de André Perez Y Marin : um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX / Adriana de Bortoli. - Rio Claro, 2016 146 f. : il., figs., quadros Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas Orientador: Marcos Vieira Teixeira 1. Matemática - Estudo e ensino. 2. Colégio culto à ciência. 3. Livros didáticos. 4. Ensino secundário. 5. Saberes escolares. I. Título. Este exemplar original encontra-se na Biblioteca do Instituto de Geociências e Ciências Exata da Universidade Estadual Paulista. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05 2017-06-22T00:19:00Z 2017-06-22T00:19:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176599 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652142252130304 |