O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mulinari, Guilherme
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174839
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_b1268684e8f5bf0fbacbf40d129c7e92
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174839
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino MédioLivro didáticoCorpo HumanoPCNEMSaúdeTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Este trabalho discute de que maneiras acontecem os distanciamentos e aproximações do tema Corpo Humano (CH) com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) nos Livros Didáticos (LD) mais utilizados pela rede pública estadual do município de Florianópolis. No contexto educacional brasileiro a organização do trabalho no espaço escolar está muito vinculada ao uso do LD. Os PCNEM, criados em 2000, possuem justamente o intuito de orientar o currículo escolar de todo o país, além de discutir sobre a formação crítica e cidadã dos estudantes. Caracterizamos neste trabalho quais são as orientações dos PCNEM no que diz respeito o tema CH, e a partir disso elaboramos critérios para analisar três coleções didáticas no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Dentre esses critérios discutimos sobre as relações internas do CH e também as relações externas do CH com a saúde e o meio ambiente. Observamos que os LD ainda apresentam um alto grau de fragmentação interna do CH, e a maior parte do tema é destinada aos processos e descrições de sistemas que pouco interagem entre si. Além disso, observamos que quando se aborda a saúde, existe uma visão quase que exclusivamente biomédica, onde se privilegiam os tratamentos e cura do corpo e também uma abordagem comportamental, a qual visa que os alunos mudem de hábitos. Observamos ainda que as relações entre o CH e o meio ambiente são pouco evidentes, não demonstrando de maneira eficiente como o meio influencia nos processos fisiológicos e também que o meio ambiente deve ser preservado somente para a utilização humana. Com isso concluímos que existe ainda um distanciamento grande entre as orientações dos PCNEM no que se trata do tema CH nos LD de Biologia, e que isso pode também acarretar em uma dificuldade no aprendizado em torno do tema e também da própria identificação do aluno com o CH ensinado em sala.Florianópolis, SC.Mohr, AdrianaUniversidade Federal de Santa CatarinaMulinari, Guilherme2017-04-13T18:35:24Z2017-04-13T18:35:24Z2015-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174839porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-13T18:35:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174839Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-13T18:35:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
title O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
spellingShingle O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
Mulinari, Guilherme
Livro didático
Corpo Humano
PCNEM
Saúde
title_short O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
title_full O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
title_fullStr O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
title_full_unstemmed O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
title_sort O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
author Mulinari, Guilherme
author_facet Mulinari, Guilherme
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mohr, Adriana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mulinari, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Corpo Humano
PCNEM
Saúde
topic Livro didático
Corpo Humano
PCNEM
Saúde
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2017-04-13T18:35:24Z
2017-04-13T18:35:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174839
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652187307343872