O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174839 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
id |
UFSC_b1268684e8f5bf0fbacbf40d129c7e92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174839 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino MédioLivro didáticoCorpo HumanoPCNEMSaúdeTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Este trabalho discute de que maneiras acontecem os distanciamentos e aproximações do tema Corpo Humano (CH) com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) nos Livros Didáticos (LD) mais utilizados pela rede pública estadual do município de Florianópolis. No contexto educacional brasileiro a organização do trabalho no espaço escolar está muito vinculada ao uso do LD. Os PCNEM, criados em 2000, possuem justamente o intuito de orientar o currículo escolar de todo o país, além de discutir sobre a formação crítica e cidadã dos estudantes. Caracterizamos neste trabalho quais são as orientações dos PCNEM no que diz respeito o tema CH, e a partir disso elaboramos critérios para analisar três coleções didáticas no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Dentre esses critérios discutimos sobre as relações internas do CH e também as relações externas do CH com a saúde e o meio ambiente. Observamos que os LD ainda apresentam um alto grau de fragmentação interna do CH, e a maior parte do tema é destinada aos processos e descrições de sistemas que pouco interagem entre si. Além disso, observamos que quando se aborda a saúde, existe uma visão quase que exclusivamente biomédica, onde se privilegiam os tratamentos e cura do corpo e também uma abordagem comportamental, a qual visa que os alunos mudem de hábitos. Observamos ainda que as relações entre o CH e o meio ambiente são pouco evidentes, não demonstrando de maneira eficiente como o meio influencia nos processos fisiológicos e também que o meio ambiente deve ser preservado somente para a utilização humana. Com isso concluímos que existe ainda um distanciamento grande entre as orientações dos PCNEM no que se trata do tema CH nos LD de Biologia, e que isso pode também acarretar em uma dificuldade no aprendizado em torno do tema e também da própria identificação do aluno com o CH ensinado em sala.Florianópolis, SC.Mohr, AdrianaUniversidade Federal de Santa CatarinaMulinari, Guilherme2017-04-13T18:35:24Z2017-04-13T18:35:24Z2015-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174839porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-13T18:35:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174839Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-13T18:35:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio |
title |
O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio |
spellingShingle |
O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio Mulinari, Guilherme Livro didático Corpo Humano PCNEM Saúde |
title_short |
O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio |
title_full |
O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio |
title_fullStr |
O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio |
title_sort |
O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio |
author |
Mulinari, Guilherme |
author_facet |
Mulinari, Guilherme |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mohr, Adriana Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mulinari, Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Corpo Humano PCNEM Saúde |
topic |
Livro didático Corpo Humano PCNEM Saúde |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12 2017-04-13T18:35:24Z 2017-04-13T18:35:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174839 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
81 p. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652187307343872 |