Um estudo dos significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Isabel Cristina dos Santos Rossini Chales [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90174
Resumo: Este trabalho buscou determinar os significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM) para verificar sua importância no campo educacional, porque o conceito está no título de cada área e se repete constantemente. Constatou-se que o conceito tem um sentido que o aproxima de produto e outro, que o aproxima das reflexões sobre esse produto na sociedade. Esta análise foi feita a partir de um estudo bibliográfico e amparada, principalmente, por Latour e outros autores ligados à Sociologia de Conhecimento. Os PCNEM foram tomados como corpus documental nos quais os estudos se processaram e, dentro deles, duas áreas dos Parâmetros foram escolhidas para compreensão do conceito de tecnologia: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Nas leituras do Parâmetro de Ciências Humanas e suas Tecnologias foi possível verificar um sentido para tecnologia que estava posto numa comparação com o Parâmetro de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. A questão foi fundamental para investigar o referido conceito. Para entender os significados de tecnologia, o campo CTS foi estudado porque nele se encontra o T de tecnologia e foi como parte de CTS que tecnologia se tornou evidente nos PCNEM. Para embasar a teoria recorreu-se aos estudos dos conceitos de campo e de comunidade científica. No final da pesquisa foi possível compreender que os conceitos de tecnologia são convergentes entre as áreas dos PCNEM, mas, ao mesmo tempo, são polissêmicos. Entretanto, houve uma grande tentativa para afastá-lo do conceito de técnica, questão importante para os envolvidos na área educacional, que precisam compreender a tecnologia também na sua porção reflexiva
id UNSP_33841508703c57adaec453ba7d8f6225
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90174
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um estudo dos significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEMEducaçãoEnsino médioPCNEMParâmetros curricularesEducationEste trabalho buscou determinar os significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM) para verificar sua importância no campo educacional, porque o conceito está no título de cada área e se repete constantemente. Constatou-se que o conceito tem um sentido que o aproxima de produto e outro, que o aproxima das reflexões sobre esse produto na sociedade. Esta análise foi feita a partir de um estudo bibliográfico e amparada, principalmente, por Latour e outros autores ligados à Sociologia de Conhecimento. Os PCNEM foram tomados como corpus documental nos quais os estudos se processaram e, dentro deles, duas áreas dos Parâmetros foram escolhidas para compreensão do conceito de tecnologia: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Nas leituras do Parâmetro de Ciências Humanas e suas Tecnologias foi possível verificar um sentido para tecnologia que estava posto numa comparação com o Parâmetro de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. A questão foi fundamental para investigar o referido conceito. Para entender os significados de tecnologia, o campo CTS foi estudado porque nele se encontra o T de tecnologia e foi como parte de CTS que tecnologia se tornou evidente nos PCNEM. Para embasar a teoria recorreu-se aos estudos dos conceitos de campo e de comunidade científica. No final da pesquisa foi possível compreender que os conceitos de tecnologia são convergentes entre as áreas dos PCNEM, mas, ao mesmo tempo, são polissêmicos. Entretanto, houve uma grande tentativa para afastá-lo do conceito de técnica, questão importante para os envolvidos na área educacional, que precisam compreender a tecnologia também na sua porção reflexivaThis paper aimed to find the meanings of the term technology in the National Curriculum Parameters for Secondary Education (PCNEM) to check its importance in the educational field, why this concept is a responsible of each area and is constantly repeated and it was found that this concept has a sense that approaches it to product and another that approaches it to the ideas about this product in society. This analysis was made from a bibliographical study and was supported mainly by Latour and other writers of the Sociology of Knowledge. PCNEM were taken as document corpus in which these studies were processed and in it were chosen two areas of the National Curriculum Parameters to understand the concept of technology: Human Sciences and their Technologies and Natural Sciences, Mathematics and their technologies. Reading the National Curriculum Parameter of Human Sciences and their Technologies it was possible to verify a sense for technology that was put into comparison with the National Curriculum Parameter of Natural Sciences, Mathematics and their Technologies and this issue was essential to investigate the concept of technology. The field of Science, Technology and Society (CTS) was studied to understand these meanings of technology because it is in it that the T of technology was found and was as part of CTS that technology became evident in PCNEM. Some studies of the concepts of field and scientific community were used to support this theory. At the end of this work it is possible to understand that these concepts of technology are areas of convergence between PCNEM, but, at the same time, they are polysemic, however, there was a major attempt to remove it from the concept of technique, an important issue for those involved in education who need to comprehend the technology also in the reflective partUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pechula, Marcia Reami [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Isabel Cristina dos Santos Rossini Chales [UNESP]2014-06-11T19:24:20Z2014-06-11T19:24:20Z2011-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis205 f. : il.application/pdfPEREIRA, Isabel Cristina dos Santos Rossini Chales. Um estudo dos significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM. 2011. 205 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/90174000672692pereira_icsrc_me_rcla.pdf33004137064P28580879466225015Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-16T06:03:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90174Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:04:32.703576Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo dos significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM
title Um estudo dos significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM
spellingShingle Um estudo dos significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM
Pereira, Isabel Cristina dos Santos Rossini Chales [UNESP]
Educação
Ensino médio
PCNEM
Parâmetros curriculares
Education
title_short Um estudo dos significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM
title_full Um estudo dos significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM
title_fullStr Um estudo dos significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM
title_full_unstemmed Um estudo dos significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM
title_sort Um estudo dos significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM
author Pereira, Isabel Cristina dos Santos Rossini Chales [UNESP]
author_facet Pereira, Isabel Cristina dos Santos Rossini Chales [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pechula, Marcia Reami [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Isabel Cristina dos Santos Rossini Chales [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino médio
PCNEM
Parâmetros curriculares
Education
topic Educação
Ensino médio
PCNEM
Parâmetros curriculares
Education
description Este trabalho buscou determinar os significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM) para verificar sua importância no campo educacional, porque o conceito está no título de cada área e se repete constantemente. Constatou-se que o conceito tem um sentido que o aproxima de produto e outro, que o aproxima das reflexões sobre esse produto na sociedade. Esta análise foi feita a partir de um estudo bibliográfico e amparada, principalmente, por Latour e outros autores ligados à Sociologia de Conhecimento. Os PCNEM foram tomados como corpus documental nos quais os estudos se processaram e, dentro deles, duas áreas dos Parâmetros foram escolhidas para compreensão do conceito de tecnologia: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Nas leituras do Parâmetro de Ciências Humanas e suas Tecnologias foi possível verificar um sentido para tecnologia que estava posto numa comparação com o Parâmetro de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. A questão foi fundamental para investigar o referido conceito. Para entender os significados de tecnologia, o campo CTS foi estudado porque nele se encontra o T de tecnologia e foi como parte de CTS que tecnologia se tornou evidente nos PCNEM. Para embasar a teoria recorreu-se aos estudos dos conceitos de campo e de comunidade científica. No final da pesquisa foi possível compreender que os conceitos de tecnologia são convergentes entre as áreas dos PCNEM, mas, ao mesmo tempo, são polissêmicos. Entretanto, houve uma grande tentativa para afastá-lo do conceito de técnica, questão importante para os envolvidos na área educacional, que precisam compreender a tecnologia também na sua porção reflexiva
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-02
2014-06-11T19:24:20Z
2014-06-11T19:24:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Isabel Cristina dos Santos Rossini Chales. Um estudo dos significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM. 2011. 205 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/90174
000672692
pereira_icsrc_me_rcla.pdf
33004137064P2
8580879466225015
identifier_str_mv PEREIRA, Isabel Cristina dos Santos Rossini Chales. Um estudo dos significados do conceito de tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM. 2011. 205 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
000672692
pereira_icsrc_me_rcla.pdf
33004137064P2
8580879466225015
url http://hdl.handle.net/11449/90174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 205 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128453882413056