A entrada das tecnologias digitais de comunicação e informação na escola na escola: uma experiência no Centro Educacional Giácomo Zommer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borghesan, Elaine Terezinha Corrente
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168771
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_b13c2195f8249c2132831c621de458bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168771
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A entrada das tecnologias digitais de comunicação e informação na escola na escola: uma experiência no Centro Educacional Giácomo ZommerEscolaTecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoFormação de ProfessoresTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Este trabalho de pesquisa se configurou como um estudo de caso qualitativo de cunho documental e buscou compreender como vem ocorrendo a integração das TDIC no Centro Educacional Giácomo Zommer e qual a relação dessa integração com a formação de professores. Para responder essa questão, em um primeiro momento, foi feita uma retomada da história da introdução das TDIC no contexto educacional brasileiro. Num segundo momento de pesquisa, procurou-se identificar como tem se dado a inserção dessas tecnologias na educação Municipal de Mirim Doce e as políticas públicas voltadas para a ampliação do uso das TDIC no Centro Educacional Giácomo Zommer especificamente. Em um terceiro momento, foi dada prioridade a descrição da relação de integração das TDIC no contexto em foco, por meio de análise do Projeto Político Pedagógico da escola e de reflexão sobre a percepção de duas professoras da escola acerca das TDIC. Os resultados de pesquisa foram: a) que a entrada da tecnologia educacional digital teve início na década de quarenta quando os militares nos EUA a usaram como suporte em recursos audiovisuais durante a segunda guerra mundial. No Brasil, essa entrada iniciou com a tecnologia educacional voltada ao ensino profissional. Em 1980 sentiu-se a necessidade de investimentos e implantação destas no ensino público, desde então, legislações foram surgindo, garantindo e implementando essa prática no cotidiano escolar; b) No Centro Educacional Giácomo Zommer, vimos que existe estrutura adequada para a integração das TDIC, mas que esta é usada, muitas vezes, como complemento na aprendizagem, sem um olhar voltado para a importância de nossos estudantes integrarem as tecnologias nas práticas educativas para produzirem conhecimento. Ainda prevalece a perspectiva do uso instrumental das TDIC, mas reconhecemos que há avanços acontecendo, sobretudo, nas atividades realizadas na sala de informática; c) na fala das professoras entrevistadas no Centro Educacional Giácomo Zommer percebeu-se que se faz o uso das TDIC em sala de aula, mas de maneiras diferentes, conforme o próprio profissional entende, já que nem no currículo e nem no PPP existem formas de garantia para essa implementação. Diante disso, entendemos que é necessária uma formação continuada específica par ao uso pedagógico das TDIC, reformulação de documentos e ousadia por parte dos profissionais da educação para que o processo de ensino e aprendizagem no que se refere à integração das TDIC na educação ocorra de maneira consciente e partilhada pelo coletivo da escola.Florianópolis, SCLoio, Milene PeixerUniversidade Federal de Santa CatarinaBorghesan, Elaine Terezinha Corrente2016-09-28T21:24:58Z2016-09-28T21:24:58Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168771porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-28T21:24:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168771Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-28T21:24:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A entrada das tecnologias digitais de comunicação e informação na escola na escola: uma experiência no Centro Educacional Giácomo Zommer
title A entrada das tecnologias digitais de comunicação e informação na escola na escola: uma experiência no Centro Educacional Giácomo Zommer
spellingShingle A entrada das tecnologias digitais de comunicação e informação na escola na escola: uma experiência no Centro Educacional Giácomo Zommer
Borghesan, Elaine Terezinha Corrente
Escola
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Formação de Professores
title_short A entrada das tecnologias digitais de comunicação e informação na escola na escola: uma experiência no Centro Educacional Giácomo Zommer
title_full A entrada das tecnologias digitais de comunicação e informação na escola na escola: uma experiência no Centro Educacional Giácomo Zommer
title_fullStr A entrada das tecnologias digitais de comunicação e informação na escola na escola: uma experiência no Centro Educacional Giácomo Zommer
title_full_unstemmed A entrada das tecnologias digitais de comunicação e informação na escola na escola: uma experiência no Centro Educacional Giácomo Zommer
title_sort A entrada das tecnologias digitais de comunicação e informação na escola na escola: uma experiência no Centro Educacional Giácomo Zommer
author Borghesan, Elaine Terezinha Corrente
author_facet Borghesan, Elaine Terezinha Corrente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loio, Milene Peixer
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Borghesan, Elaine Terezinha Corrente
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Formação de Professores
topic Escola
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Formação de Professores
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-28T21:24:58Z
2016-09-28T21:24:58Z
2016-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168771
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652345442041856