Conhecimento de atitudes dos professores da rede municipal de Florianópolis acerca do processo saúde/doença bucal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoto, Valdir Catarino
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80269
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública
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spelling Conhecimento de atitudes dos professores da rede municipal de Florianópolis acerca do processo saúde/doença bucalSaúde públicaPatologia bucalBocaBoca -DoençasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Saúde PúblicaO presente estudo do tipo descritivo exploratório tem como objetivo principal identificar o conhecimento e as atitudes de professores públicos municipais do ensino fundamental de Florianópolis/SC acerca do processo saúde/doença bucal. Em função da pesquisa documental e dos contatos prévios realizados na Secretaria Municipal de Educação definimos como universo da pesquisa os professores municipais da 3ª a 8ª séries, lotados e em atividade na rede municipal de ensino, exceto aqueles que atualmente exercem funções administrativas ou de direção, totalizando assim uma população-alvo de 112 professores. A coleta de dados foi realizada através de questionário com perguntas abertas e fechadas, distribuídos em 22 escolas municipais localizadas nos bairros do município. Outra técnica de coleta de dados utilizada foi o da observação não participativa das condições físicas, ambientais e dos recursos humanos das escolas pesquisadas. Encerrada a pesquisa de campo, partimos para a discussão e os resultados deste estudo tendo como referência os 52 questionários respondidos (46,43%), que configuraram-se enquanto amostra do universo da pesquisa. Alcançar os objetivos desta pesquisa tem por finalidade averiguar as possibilidades concretas e reais de realizar-se a educação em saúde bucal nas escolas na perspectiva da transversalidade curricular proposta pelo Ministério da Educação do governo brasileiro. Os resultados deste estudo apontam a necessidade da capacitação prévia dos professores pesquisados em relação ao conhecimento específico de saúde bucal para que venham futuramente tornar-se agentes promotores e multiplicadores deste conhecimentoFlorianópolis, SCCaetano, João CarlosUniversidade Federal de Santa CatarinaPessoto, Valdir Catarino2012-10-18T12:14:39Z2012-10-18T12:14:39Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisv, 106 f.| tabs., grafs.application/pdf182397http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80269porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T18:15:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80269Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-06-03T18:15:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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