A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FEDERAL E OS MODELOS CURRICULARES INOVADORES A PARTIR DO REUNI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA FILHO, PENILDON
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135892
Resumo: O presente artigo analisa o processo de expansão da Educação Superior das universidades federais a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), criado pelo Decreto nº 6.096/2007 e confronta os seus resultados com a necessidade de investimentos nesse nível de ensino tendo em vista a meta 12 do novo Plano Nacional de Educação(PNE), a meta de crescimento do investimento em relação ao PIB e a contribuição que novas arquiteturas curriculares, a exemplo dos Bacharelados Interdisciplinares e novas estratégias de aprendizagem podem dar para a expansão projetada na lei, para essa meta 12 do PNE. O atual nível de investimentos nas universidades federais é muito superior ao de 14 anos atrás, e o investimento per capta por aluno cresceu bastante, entretanto não será possível cumprir a meta 12, especialmente no tocante ao crescimento das universidades públicas com o mesmo modelo de universidade que temos hoje. Novas estratégias serão necessárias para atingir essa meta, caso contrário o crescimento se dará mais pelo setor privado, diminuindo ainda mais a proporção de vagas na Educação Superior públicas no país.
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