A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FEDERAL E OS MODELOS CURRICULARES INOVADORES A PARTIR DO REUNI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135892 |
Resumo: | O presente artigo analisa o processo de expansão da Educação Superior das universidades federais a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), criado pelo Decreto nº 6.096/2007 e confronta os seus resultados com a necessidade de investimentos nesse nível de ensino tendo em vista a meta 12 do novo Plano Nacional de Educação(PNE), a meta de crescimento do investimento em relação ao PIB e a contribuição que novas arquiteturas curriculares, a exemplo dos Bacharelados Interdisciplinares e novas estratégias de aprendizagem podem dar para a expansão projetada na lei, para essa meta 12 do PNE. O atual nível de investimentos nas universidades federais é muito superior ao de 14 anos atrás, e o investimento per capta por aluno cresceu bastante, entretanto não será possível cumprir a meta 12, especialmente no tocante ao crescimento das universidades públicas com o mesmo modelo de universidade que temos hoje. Novas estratégias serão necessárias para atingir essa meta, caso contrário o crescimento se dará mais pelo setor privado, diminuindo ainda mais a proporção de vagas na Educação Superior públicas no país. |
id |
UFSC_b1bfd3d5b0c892b3b59d3771a5a94d20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135892 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FEDERAL E OS MODELOS CURRICULARES INOVADORES A PARTIR DO REUNIO presente artigo analisa o processo de expansão da Educação Superior das universidades federais a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), criado pelo Decreto nº 6.096/2007 e confronta os seus resultados com a necessidade de investimentos nesse nível de ensino tendo em vista a meta 12 do novo Plano Nacional de Educação(PNE), a meta de crescimento do investimento em relação ao PIB e a contribuição que novas arquiteturas curriculares, a exemplo dos Bacharelados Interdisciplinares e novas estratégias de aprendizagem podem dar para a expansão projetada na lei, para essa meta 12 do PNE. O atual nível de investimentos nas universidades federais é muito superior ao de 14 anos atrás, e o investimento per capta por aluno cresceu bastante, entretanto não será possível cumprir a meta 12, especialmente no tocante ao crescimento das universidades públicas com o mesmo modelo de universidade que temos hoje. Novas estratégias serão necessárias para atingir essa meta, caso contrário o crescimento se dará mais pelo setor privado, diminuindo ainda mais a proporção de vagas na Educação Superior públicas no país.INPEAU/UFSC2015-10-29T12:45:08Z2015-10-29T12:45:08Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135892SILVA FILHO, PENILDONporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-29T12:45:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135892Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-10-29T12:45:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FEDERAL E OS MODELOS CURRICULARES INOVADORES A PARTIR DO REUNI |
title |
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FEDERAL E OS MODELOS CURRICULARES INOVADORES A PARTIR DO REUNI |
spellingShingle |
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FEDERAL E OS MODELOS CURRICULARES INOVADORES A PARTIR DO REUNI SILVA FILHO, PENILDON |
title_short |
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FEDERAL E OS MODELOS CURRICULARES INOVADORES A PARTIR DO REUNI |
title_full |
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FEDERAL E OS MODELOS CURRICULARES INOVADORES A PARTIR DO REUNI |
title_fullStr |
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FEDERAL E OS MODELOS CURRICULARES INOVADORES A PARTIR DO REUNI |
title_full_unstemmed |
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FEDERAL E OS MODELOS CURRICULARES INOVADORES A PARTIR DO REUNI |
title_sort |
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FEDERAL E OS MODELOS CURRICULARES INOVADORES A PARTIR DO REUNI |
author |
SILVA FILHO, PENILDON |
author_facet |
SILVA FILHO, PENILDON |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA FILHO, PENILDON |
description |
O presente artigo analisa o processo de expansão da Educação Superior das universidades federais a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), criado pelo Decreto nº 6.096/2007 e confronta os seus resultados com a necessidade de investimentos nesse nível de ensino tendo em vista a meta 12 do novo Plano Nacional de Educação(PNE), a meta de crescimento do investimento em relação ao PIB e a contribuição que novas arquiteturas curriculares, a exemplo dos Bacharelados Interdisciplinares e novas estratégias de aprendizagem podem dar para a expansão projetada na lei, para essa meta 12 do PNE. O atual nível de investimentos nas universidades federais é muito superior ao de 14 anos atrás, e o investimento per capta por aluno cresceu bastante, entretanto não será possível cumprir a meta 12, especialmente no tocante ao crescimento das universidades públicas com o mesmo modelo de universidade que temos hoje. Novas estratégias serão necessárias para atingir essa meta, caso contrário o crescimento se dará mais pelo setor privado, diminuindo ainda mais a proporção de vagas na Educação Superior públicas no país. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-29T12:45:08Z 2015-10-29T12:45:08Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135892 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652185404178432 |