A educação a distância no extremo sul catarinense: Perspectiva de gestores, professores e alunos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159840 |
Resumo: | TCC ( Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araragua. Tecnologia da informação e comunicação. |
id |
UFSC_b1c23410a12f99649bfc968d46a551b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/159840 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A educação a distância no extremo sul catarinense: Perspectiva de gestores, professores e alunos.Educação a DistanciaEADHistória Educação a Distancia.TCC ( Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araragua. Tecnologia da informação e comunicação.Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, bem como pesquisa de campo, visando compreender a percepção de gestores, professores e alunos sobre a Educação a Distância. Sabe-se que essa modalidade educacional vem crescendo grandemente ao longo dos últimos anos, principalmente em função do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, que permitem os estudos fora do ambiente acadêmico, de acordo com a disponibilidade de tempo de cada aluno. Com a EaD os custos da educação superior se tornam menores e, com isso, cada vez mais indivíduos podem acessar a educação e obter uma formação superior. Além disso, a flexibilidade de tempo permite que mesmo pessoas com horários de trabalho pouco convencionais possam estudar. Identificou-se que para o bom andamento da EaD, o comprometimento dos alunos, bem como sua interação com professores e gestores é essencial, caso contrário, suas chances de obter uma formação qualificada tornam-se menores. Para a condução da pesquisa de campo fora entrevistados 9 gestores, 19 professores e 43 alunos envolvidos na modalidade a distância, distribuídos em 4 instituições de ensino, sendo que todos receberam um questionário para responder, tendo sido informados sobre os objetivos do estudo, bem como assegurados de que seus dados não seria revelados. Os estudos permitiram identificar que a qualidade e o alcance da EaD vêm crescendo ao longo dos anos, porém, mudanças e melhorias ainda precisam ser conduzidas para deixar a EaD mais dinâmica, com mais ações práticas, integrando os conhecimentos teóricos com a realidade profissional de cada curso de formação oferecido. Identificou-se que para os gestores, a EaD trouxe maior facilidade de acesso à educação de forma geral, para os professores o cenário educacional do país foi fortemente impactado desde o desenvolvimento da educação à distância e os alunos afirmam que a EaD lhes permitiu acessar uma graduação.Fiuza, Patricia JantschUniversidade Federal de Santa CatarinaCesconeto, Henrique BorgesCesconeto, Evair Araujo2016-03-13T17:29:40Z2016-03-13T17:29:40Z2016-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159840porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-13T17:29:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/159840Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-13T17:29:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação a distância no extremo sul catarinense: Perspectiva de gestores, professores e alunos. |
title |
A educação a distância no extremo sul catarinense: Perspectiva de gestores, professores e alunos. |
spellingShingle |
A educação a distância no extremo sul catarinense: Perspectiva de gestores, professores e alunos. Cesconeto, Henrique Borges Educação a Distancia EAD História Educação a Distancia. |
title_short |
A educação a distância no extremo sul catarinense: Perspectiva de gestores, professores e alunos. |
title_full |
A educação a distância no extremo sul catarinense: Perspectiva de gestores, professores e alunos. |
title_fullStr |
A educação a distância no extremo sul catarinense: Perspectiva de gestores, professores e alunos. |
title_full_unstemmed |
A educação a distância no extremo sul catarinense: Perspectiva de gestores, professores e alunos. |
title_sort |
A educação a distância no extremo sul catarinense: Perspectiva de gestores, professores e alunos. |
author |
Cesconeto, Henrique Borges |
author_facet |
Cesconeto, Henrique Borges Cesconeto, Evair Araujo |
author_role |
author |
author2 |
Cesconeto, Evair Araujo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiuza, Patricia Jantsch Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cesconeto, Henrique Borges Cesconeto, Evair Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distancia EAD História Educação a Distancia. |
topic |
Educação a Distancia EAD História Educação a Distancia. |
description |
TCC ( Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araragua. Tecnologia da informação e comunicação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-13T17:29:40Z 2016-03-13T17:29:40Z 2016-03-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159840 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652169246670848 |