Ginástica rítmica: estudo do processo de ensino-aprendizagem-treinamento com suporte na teoria ecológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botti, Marise
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91907
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
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spelling Ginástica rítmica: estudo do processo de ensino-aprendizagem-treinamento com suporte na teoria ecológicaEducação físicaGinastica para criançasGinastica ritmicaAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.Este estudo teve como objetivo geral analisar a estruturação do processo de ensino-aprendizagem-treinamento da categoria infantil na Ginástica Rítmica e verificar o impacto deste processo no desenvolvimento das capacidades físicomotoras (coordenação motora, flexibilidade e habilidades motoras) das atletas. Participaram do estudo 17 crianças do sexo feminino da categoria infantil (idade entre 10 e 12 anos), integrantes das turmas de iniciação de Ginástica Rítmica em centros de formação de atletas das cidades de Florianópolis-SC (n=11) e de Maringá-PR (n=6). A escolha das equipes foi intencional, devido a oferta desta categoria e a tradição das instituições na formação de atletas nesta modalidade. Os métodos utilizados foram a observação sistemática de semanas típicas de treinamento de Ginástica Rítmica, bem como a aplicação de testes de coordenação motora (KTK), flexibilidade (Flexímetro) e habilidades motoras específicas. O programa Microsoft® Excel 2007 e o pacote estatístico SPSSTM versão 13.0 foram empregados na análise estatística dos dados. Além dos procedimentos descritivos, o teste de Student para amostras dependentes foi utilizado na comparação interna do pré e pós-teste de cada equipe, e para amostras independentes na comparação entre as equipes. Na análise das sessões de treinamento foi empregado o Teste Qui-quadrado e, quando a suposição desse teste foi violada, utilizou-se o Teste Exato de Fisher. Os resultados demonstraram similaridade na estruturação deste processo nos microssistemas esportivos, assim como as treinadoras apresentaram tendências metodológicas diferentes, utilizando os métodos global e parcial. As atletas da equipe B (método global) obtiveram maiores ganhos do que as atletas da equipe A (método parcial) na avaliação da coordenação motora, o que ocorreu de forma inversa na avaliação das habilidades motoras e da flexibilidade. Embora as atletas consideradas pouco experientes tenham apresentado melhores resultados no nível de coordenação motora do que as atletas experientes, não foi possível constatar diferenças significativas em relação ao nível de experiência esportiva. Assim, conclui-se que a estruturação do processo de ensino-aprendizagem-treinamento da categoria infantil se apresenta consolidada nas equipes de GR, bem como este processo teve um impacto positivo no desenvolvimento das variáveis investigadas, exceto no nível da flexibilidade que apresentou índices menores do que o esperado, justificando a continuação das pesquisas para aprofundar esta temática.Florianópolis, SCNascimento, Juarez Vieira doShigunov, ViktorUniversidade Federal de Santa CatarinaBotti, Marise2012-10-24T03:45:44Z2012-10-24T03:45:44Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f.| il., tabs.application/pdf252109http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91907porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T01:05:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91907Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T01:05:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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