Tecnologias de comunicação em nutrição como ferramentas para segurança do paciente em cirurgia bariátrica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175882 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2016. |
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Tecnologias de comunicação em nutrição como ferramentas para segurança do paciente em cirurgia bariátricaEnfermagemCirurgia BariátricaHábitos alimentaresNutriçãoTecnologia biomédicaSegurança do pacienteObesidadeEducação alimentar e nutricionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2016.Esse estudo teve como objetivo conhecer como as tecnologias de comunicação oferecidas pelo serviço de nutrição de um hospital universitário do Sul do Brasil contribuem para a segurança do paciente no pós-operatório de cirurgia bariátrica sob a ótica dele. As tecnologias de comunicação oferecidas por este serviço são: atendimento individual em consulta ambulatorial, acompanhamento em grupo presencial, grupo em rede social, resolução de dúvidas via ligação telefônica e contato via e-mail e mensagem simultânea por meio de aplicativo em smartphone, o Whatsapp. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. O estudo foi realizado no referido hospital, localizado em Florianópolis, Santa Catarina. Um total de 22 pacientes participaram do estudo e a coleta de dados deu-se por meio de Grupo focal realizado no Grupo Interdisciplinar de Acompanhamento a Pacientes com Redução de Estômago, que atenderam aos critérios estabelecidos. Os encontros tiveram frequência mensal, com duração de uma hora e meia, realizado nos meses de março a julho de 2016, totalizando cinco encontros. Em fevereiro do mesmo ano, foi realizado um grupo-piloto, para adequação do roteiro de perguntas, dos tempos previstos e das instruções dadas aos participantes. Para análise dos dados, foi escolhida a metodologia de Flick, a partir da transcrição das falas para a forma textual, e separação das mesmas em unidades semelhantes que foram renomeadas de acordo com sua relevância e foram discutidas em consonância com literatura pertinente e atualizada. A pergunta de pesquisa e os temas pré-estabelecidos foram essenciais para a definição destas unidades, as quais foram estabelecidas e reestabelecidas conforme os grupos foram acontecendo. O presente estudo passou pela aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, por meio do sistema de submissão da Plataforma Brasil, conforme Parecer Consubstanciado de número 1.450.029. Os resultados mostram que os participantes valorizam as tecnologias de comunicação disponíveis pelo serviço de Nutrição, utilizando-as de acordo com suas possibilidades. Na visão deles, estas são essenciais para fortalecer o vínculo com a nutricionista do serviço e com os demais pacientes, bem como para se sentirem seguros já que existem variados recursos para se comunicarem com a mesma e tirarem suas dúvidas em relação a sua alimentação, contribuindo para evitar o reganho de peso, deficiências nutricionais e avançar na segurança do cuidado nutricional no pós-operatório de cirurgia bariátrica. Além disso, estas tecnologias, quando feitas em grupo mostram ser um bom veículo de troca de experiências possibilitando maior incentivo ao autocuidado e assim contribuindo para sua segurança.<br>Abstract : This study had as its objective to find out how communication Technologies offered by a Southern Brazilian university hospital s Nutrition service may contribute to the patient s postoperative safety after bariatric surgery through his point of view. The communication Technologies offered through said service are: personal care in outpatient care, assistance in face-to-face group, social network groups, clarification of doubts through phone calls and e-mail contact, as well as simultaneous message through the Whatsapp smartphone app. It is a descriptive and exploratory study, with quantitative approach. Such study was conducted in the aforementioned hospital, in Florianópolis, Santa Catarina. A total of 22 patients took part of the study, and the data gathering happened through contact group conducted in the Interdisciplinary Assistance to Stomach Reduction Patients Group, with patients which fulfilled the established criteria The meetings were monthly in frequency, lasting for one hour and a half and conducted from March to July, 2016, with a total of five meetings. In February of the same year, a test group was created, in order to adequate the scripting of questions, estimated timing and instructions given to participants. For data analysis, Flick s methodology was chosen, speech-to-text form, and the separation of them in similar units that were renamed according to their relevance, then discussed in consonance with the concerning updated literature. The research s question and the pre-arranged themes were essential to the definition of the aforementioned units, which were arranged and rearranged according to the forming of groups. The present study was approved by the Human Being Research Ethics Committee, through the Plataforma Brasil submission system, in accordance to the Consolidated Report number 1.450.029. The results show that the participants value the communication technologies available through the Nutrition service, using them according to the possibilities. In their point of view, they are essential to strengthen the link with the service s nutritionist and the other patients, as well as to feel safer, since there already are many resources for communication with her, and in order to clarify doubts according to their diet, contributing to avoid the regaining of weight, nutritional deficit and to improve security of the nutritional care in bariatric surgery s post-op. Also, those technologies, when worked in group, are a good ground for sharing experiences, allowing for more incentive and self-care, thus contributing to safety.Radünz, VeraSebold, Luciara FabianeUniversidade Federal de Santa CatarinaMiranda, Rafaella Cristina Dimbarre de2017-05-23T04:20:17Z2017-05-23T04:20:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis151 p.| il.application/pdf345612https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175882porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-23T04:20:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175882Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:20:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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