Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barczak, Fernanda Buttini
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243481
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História.
id UFSC_b270f0c121d6da9c5393d8566a6fe4aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243481
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticasHistórias afro-atlânticasmontagemexposiçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História.Objetiva-se neste trabalho investigar as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas, que ocorreu no ano de 2018, fruto de uma parceria entre o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e o Instituto Tomie Ohtake. Parte-se dos pressupostos teóricos de Georges Didi-Huberman acerca do conhecimento pela montagem. Para tanto, em um primeiro momento, busca-se compreender a exposição como uma das estratégias do MASP no ímpeto de descolonizar o museu. Desse modo, debruça-se sobre a trajetória da instituição em seus cruzamentos com a arte africana e afro-brasileira, com destaque à implementação do projeto Histórias, em 2016. Em seguida, analisa-se um conjunto de obras do primeiro núcleo da exposição, intitulado Mapas e margens, são elas: A Place to Call Home (Africa-America) (2009), de Hank Willis Thomas; O navio (2007) de Emanoel Araújo; e A permanência das estruturas (2017), de Rosana Paulino. O estudo da montagem do núcleo é articulado a categoria Atlântico negro de Paul Gilroy, acionada pela curadoria. Por fim, analisa-se um conjunto de obras do sexto núcleo da exposição, nomeado Retratos. O enfoque se dá em dois retratos de mulheres negras que viveram no século XIX: Baiana (sem data), de autoria desconhecida, e Zeferina (2018), de Dalton Paula. Intenciona-se, assim, desdobrar as narrativas afro-atlânticas construídas quando as mulheres retratadas são postas em relação – e suas histórias são entrelaçadas.Florianópolis, SC.Campos, Daniela QueirózUniversidade Federal de Santa Catarina.Barczak, Fernanda Buttini2022-12-23T15:10:27Z2022-12-23T15:10:27Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis116 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243481Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-23T15:10:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243481Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-23T15:10:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas
title Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas
spellingShingle Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas
Barczak, Fernanda Buttini
Histórias afro-atlânticas
montagem
exposição
title_short Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas
title_full Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas
title_fullStr Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas
title_full_unstemmed Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas
title_sort Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas
author Barczak, Fernanda Buttini
author_facet Barczak, Fernanda Buttini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Daniela Queiróz
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Barczak, Fernanda Buttini
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias afro-atlânticas
montagem
exposição
topic Histórias afro-atlânticas
montagem
exposição
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-23T15:10:27Z
2022-12-23T15:10:27Z
2022-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243481
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 116 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652185437732864