Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243481 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. |
id |
UFSC_b270f0c121d6da9c5393d8566a6fe4aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243481 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticasHistórias afro-atlânticasmontagemexposiçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História.Objetiva-se neste trabalho investigar as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas, que ocorreu no ano de 2018, fruto de uma parceria entre o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e o Instituto Tomie Ohtake. Parte-se dos pressupostos teóricos de Georges Didi-Huberman acerca do conhecimento pela montagem. Para tanto, em um primeiro momento, busca-se compreender a exposição como uma das estratégias do MASP no ímpeto de descolonizar o museu. Desse modo, debruça-se sobre a trajetória da instituição em seus cruzamentos com a arte africana e afro-brasileira, com destaque à implementação do projeto Histórias, em 2016. Em seguida, analisa-se um conjunto de obras do primeiro núcleo da exposição, intitulado Mapas e margens, são elas: A Place to Call Home (Africa-America) (2009), de Hank Willis Thomas; O navio (2007) de Emanoel Araújo; e A permanência das estruturas (2017), de Rosana Paulino. O estudo da montagem do núcleo é articulado a categoria Atlântico negro de Paul Gilroy, acionada pela curadoria. Por fim, analisa-se um conjunto de obras do sexto núcleo da exposição, nomeado Retratos. O enfoque se dá em dois retratos de mulheres negras que viveram no século XIX: Baiana (sem data), de autoria desconhecida, e Zeferina (2018), de Dalton Paula. Intenciona-se, assim, desdobrar as narrativas afro-atlânticas construídas quando as mulheres retratadas são postas em relação – e suas histórias são entrelaçadas.Florianópolis, SC.Campos, Daniela QueirózUniversidade Federal de Santa Catarina.Barczak, Fernanda Buttini2022-12-23T15:10:27Z2022-12-23T15:10:27Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis116 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243481Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-23T15:10:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243481Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-23T15:10:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas |
title |
Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas |
spellingShingle |
Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas Barczak, Fernanda Buttini Histórias afro-atlânticas montagem exposição |
title_short |
Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas |
title_full |
Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas |
title_fullStr |
Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas |
title_full_unstemmed |
Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas |
title_sort |
Montar imagens, montar histórias: as narrativas construídas na exposição Histórias afro-atlânticas |
author |
Barczak, Fernanda Buttini |
author_facet |
Barczak, Fernanda Buttini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Daniela Queiróz Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barczak, Fernanda Buttini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias afro-atlânticas montagem exposição |
topic |
Histórias afro-atlânticas montagem exposição |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-23T15:10:27Z 2022-12-23T15:10:27Z 2022-12-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243481 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
116 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652185437732864 |