Ecos da macumba: crenças afro-brasileiras e o deutschtum em Joinville (décadas de 1960-1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Elaine Cristina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214695
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2019
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMachado, Elaine CristinaIsaia, Artur César2020-10-21T21:08:47Z2020-10-21T21:08:47Z2019362985https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214695Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2019Miramos nossa lupa para uma cidade de colonização europeia, localizada no Sul do Brasil. Trata-se de Joinville/SC e seu campo religioso, que manifestou uma pluralidade que denuncia a fragilidade dos discursos envolvendo a sólida influência Católica e Luterana. A partir da leitura de periódicos locais passamos a identificar vestígios que denunciavam não só a presença de práticas religiosas afro-brasileiras, mesmo que essas se mostrassem distante de uma forma institucionalizada, mas também as disputa assentadas em um campo religioso mais diverso. As análises que resultam de nossa pesquisa tiveram como foco as décadas de 1960 e 1970, porém transitamos em outras fronteiras temporais para aferir as não raras pautas envolvendo esse universo religioso. Esses indícios apontaram para a aceitação de temas afro-religiosos e o interesse do público por esses assuntos. A partir de notas, anúncios, textos e ofertas de serviços religiosos publicados nos jornais de circulação local problematizamos a presença e as dizibilidades das religiões afro-brasileiras em Joinville. Também colocamos em perspectiva uma série de textos que circularam na Alemanha, intitulados ?Macumba?. A referida série sublinhou as disputas discursivas operadas a favor da memória dos imigrantes teuto-colonizadores e dos alertas que denunciavam supostos perigos do espraiamento das religiões afro-brasileiras nessa cidade de colonização germânica. Na direção contrária dessas desconfianças estavam os movimentos provocados pela membresia umbandista que de maneira organizada buscava ganhar espaço no disputado terreno das religiões em Joinville. Os investimentos em tornar pública não só a existência da Umbanda em Joinville, mas, também, demonstrar que essa membresia era crescente fizeram com que os eventos e ações arquitetadas por suas lideranças cumprissem duplo papel: o de aproximar as diferentes casas e adeptos dessa religião e conquistar a simpatia daqueles que tinham certa reserva em relação a essa comunidade.Abstract: We direct our magnifying glass to a town of European colonization set in the south of Brazil. Joinville and its religious field which showed a diversity that betrays the discussions about the solid Catholic and Lutheran influence. From the reading of local journals, we started to identify evidence of not only Afro-Brazilian practices, even when they were distant from an institutionalized tradition, but also the conflicts based on a more diverse religious field. The analyzes which resulted from our research focused on 1960 and 1970 decades. Nevertheless, we moved on other boundaries of time to assess a rather frequent agenda involving this religious universe. These manifestations led to the acceptance of Afro-religious matters and the interest of the public in these subjects. From notes, advertisements, texts and offers of religious services published on local newspapers we raised questions about the presence and sayability of Afro-Brazilian religions in Joinville. We also put into perspective texts published in Germany titled ?Macumba?. Such texts highlighted the discursive disputes in favor of the memory of Teutonic settler immigrants, and the warnings about the alleged dangers concerning the spread of Afro-Brazilian religions in a town of German colonization. There were movements provoked by umbandista memberships opposing these suspicions, and in an organized way they sought to gain space in the disputed terrain of religions in Joinville. The investments to unveil not only the existence of Umbanda in Joinville but also to show that the membership was increasing made the events and actions designed by its leadership pla a double role: that of bringing the different houses and followers of this religion together and winning the sympathy of those who had some skepticism about its community.224 p.| il.porHistóriaUmbandaCandombléCultos afro-brasileirosEcos da macumba: crenças afro-brasileiras e o deutschtum em Joinville (décadas de 1960-1970)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPHST0658-T.pdfPHST0658-T.pdfapplication/pdf4735809https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/214695/-1/PHST0658-T.pdf49cab0ee9221788355c143c9f8e150bdMD5-1123456789/2146952020-10-21 18:08:47.574oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214695Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:08:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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