Avaliação do Programa BR-LEGAL e a Elevação da Segurança Viária nas Rodovias Federais Brasileiras (Estudo de Caso: BR-020/DF)
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177979 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Especialização em Operações Rodoviárias. |
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Avaliação do Programa BR-LEGAL e a Elevação da Segurança Viária nas Rodovias Federais Brasileiras (Estudo de Caso: BR-020/DF)Engenharia CivilPrograma BR-LEGALSinalização ViáriaDispositivos de SegurançaSegurança ViáriaTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Especialização em Operações Rodoviárias.RESUMO Este trabalho visa analisar o impacto do Programa Nacional de Sinalização e Segurança Viária (BR-LEGAL) no número de acidentes de trânsito na rodovia BR-020/DF. O tema segurança viária vem sendo discutido no mundo. Em função dos elevados índices de acidentes, as instituições privadas e públicas buscam reduzir o número e a severidade dos acidentes por meio de programas como o BR-LEGAL. Este, por sua vez, foi avaliado quanto à elevação do grau de segurança viária na rodovia federal BR-020/DF com foco na redução do número e da gravidade dos acidentes. Para tanto, o método empregado resumiu-se ao levantamento e tratamento de dados oriundos do próprio programa BR-LEGAL, bem como os dados de acidentes provenientes da Polícia Rodoviária Federal - PRF. O resultado esperado para o estudo foi uma avaliação do programa em função do número de acidentes ocorridos pós-implementação do mesmo, bem como o incremento percentual das melhorias na rodovia pesquisada. A análise foi dividida em análise estatística e análise gráfica. A análise estatística foi realizada através do método ANOVA. Estatisticamente, não foi possível comprovar se houve redução no número de acidentes e se essa redução se deu em função do programa BR-LEGAL. A análise gráfica subdividiu-se em: análise dos acidentes (em UPS) para o grupo de causas relacionadas às melhorias na via quanto à sinalização e análise dos acidentes (em UPS) para o grupo de causas não-relacionadas às melhorias na via quanto à sinalização, onde, concluiu-se que os acidentes relacionados ao grupo onde ocorreram melhorias na via quanto à sinalização, reduziram a partir da implantação do programa BR-LEGAL, em 2014.ABSTRACT This study aims to analyze the impact of the National Highway Signaling and Road Safety Program (BR-LEGAL) on the number of traffic accidents on the BR-020 / DF highway. The issue of road safety has been discussed in the world. Due to high accident rates, private and public institutions seek to reduce the number and severity of accidents through programs such as BR-LEGAL. This, in turn, was evaluated in terms of the increase in the degree of road safety in federal highway BR-020 / DF, with a focus on reducing the number and severity of accidents. To that end, the method employed was summarized in the survey and treatment of data from the BR-LEGAL program itself, as well as the accident data from the Federal Highway Police (PRF). The expected result for the study was an evaluation of the program in function of the number of accidents occurred after its implementation, as well as the percentage increment of the improvements in the highway surveyed. The analysis was divided into statistical analysis and graphical analysis. Statistical analysis was performed using the ANOVA method. Statistically, it was not possible to verify if there was a reduction in the number of accidents and whether this reduction was due to the BR-LEGAL program. The graphical analysis was subdivided into: accident analysis (in UPS) for the group of causes related to road improvements in the signaling and analysis of accidents (in UPS) for the group of causes unrelated to road improvements in Signaling, where it was concluded that the accidents related to the group where there were improvements in the way in the signaling, reduced since the implementation of the BR-LEGAL program in 2014.DNIT-BrasíliaGarcía, Daniel Sergio PrestaUniversidade Federal de Santa CatarinaFilippo, Jaqueline Santos da Cunha2017-08-02T16:13:57Z2017-08-02T16:13:57Z2017-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177979porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-02T16:13:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177979Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-02T16:13:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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