Análise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/2396 |
Resumo: | A maioria das rodovias rurais de pistas simples foram projetadas e construídas há mais de quarenta anos. Desta maneira, podem não estar as circunstâncias de projeto aceitáveis para o tráfego de veículos atual. O presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar a geometria e sinalização de um trecho da rodovia vicinal VRS-811 por meio do software SAEPRO, para verificar se a via está atendendo as normas técnicas, onde foi dado enfoque ao local com maior incidência de curvas, com início no ponto de km 5 + 200 e final em km 8+560. Segundo o VDM da rodovia disponibilizado pelo DAER/RS, esta se enquadra como uma rodovia vicinal de Classe B. Esta classe deve fornecer aos condutores uma velocidade de projeto de 60km/h, raio mínimo de 125 metros e mínimo de 6 metros de pista e 1 metro de acostamento. Para a análise da geometria da rodovia foi utilizado o software SAEPRO, no qual foi inserido o eixo da via existente com auxílio de imagens de satélite de alta resolução, obtendo-se, assim, os dados de raio da curva, ângulo central e desenvolvimento em espiral. Após isto foi elaborado o projeto de sinalização de acordo com a legislação, utilizando-se a ferramenta de projeto de sinalização no programa SAEPRO. Foi possível com as análises, verificar que a rodovia não possui a largura mínima desejável em cerca de 2 km, além de não fornecer acostamentos durante todo o percurso. A geometria da rodovia possui 71,43% de curvas com raio e comprimento de transição abaixo do mínimo estipulado, e grande variabilidade no valor dos raios de curva. A sinalização vertical se encontra deficitária, possuindo um total de seis placas em todo o trecho, as quais se encontraram muito próximas à pista. Já a sinalização horizontal está aceitável em projeto, porém, a sua retrorrefletância está abaixo do desejável, tornando a sua visualização precária. A proposta para melhoria é de redução da classe da rodovia para Classe C de rodovias vicinais, fazendo assim com que 87,5% dos raios se enquadrem na norma técnica, e para a sinalização, que sejam colocadas placas de regulamentação de velocidade e de proibição de ultrapassagem e placas corretas de advertência de curva, avisando os condutores sobre as manobras que devem ser realizadas. Porém, salienta-se que estes ajustes só serão válidos com a conscientização dos condutores da rodovia, pois o fator humano é o mais importante para a ocorrência de acidentes de trânsito. |
id |
UVAT_da7cce835fa34070711409332ff0a935 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:univates.br:10737/2396 |
network_acronym_str |
UVAT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
repository_id_str |
1 |
spelling |
Fransozi, Carolina Becker Pôrtohttp://lattes.cnpq.br/8194889145913451Rosenbach, Felipe2019-03-09T13:56:53Z2019-03-09T13:56:53Z2019-01-162018-12-10A maioria das rodovias rurais de pistas simples foram projetadas e construídas há mais de quarenta anos. Desta maneira, podem não estar as circunstâncias de projeto aceitáveis para o tráfego de veículos atual. O presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar a geometria e sinalização de um trecho da rodovia vicinal VRS-811 por meio do software SAEPRO, para verificar se a via está atendendo as normas técnicas, onde foi dado enfoque ao local com maior incidência de curvas, com início no ponto de km 5 + 200 e final em km 8+560. Segundo o VDM da rodovia disponibilizado pelo DAER/RS, esta se enquadra como uma rodovia vicinal de Classe B. Esta classe deve fornecer aos condutores uma velocidade de projeto de 60km/h, raio mínimo de 125 metros e mínimo de 6 metros de pista e 1 metro de acostamento. Para a análise da geometria da rodovia foi utilizado o software SAEPRO, no qual foi inserido o eixo da via existente com auxílio de imagens de satélite de alta resolução, obtendo-se, assim, os dados de raio da curva, ângulo central e desenvolvimento em espiral. Após isto foi elaborado o projeto de sinalização de acordo com a legislação, utilizando-se a ferramenta de projeto de sinalização no programa SAEPRO. Foi possível com as análises, verificar que a rodovia não possui a largura mínima desejável em cerca de 2 km, além de não fornecer acostamentos durante todo o percurso. A geometria da rodovia possui 71,43% de curvas com raio e comprimento de transição abaixo do mínimo estipulado, e grande variabilidade no valor dos raios de curva. A sinalização vertical se encontra deficitária, possuindo um total de seis placas em todo o trecho, as quais se encontraram muito próximas à pista. Já a sinalização horizontal está aceitável em projeto, porém, a sua retrorrefletância está abaixo do desejável, tornando a sua visualização precária. A proposta para melhoria é de redução da classe da rodovia para Classe C de rodovias vicinais, fazendo assim com que 87,5% dos raios se enquadrem na norma técnica, e para a sinalização, que sejam colocadas placas de regulamentação de velocidade e de proibição de ultrapassagem e placas corretas de advertência de curva, avisando os condutores sobre as manobras que devem ser realizadas. Porém, salienta-se que estes ajustes só serão válidos com a conscientização dos condutores da rodovia, pois o fator humano é o mais importante para a ocorrência de acidentes de trânsito.-1ROSENBACH, Felipe. Análise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RS. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2396. http://hdl.handle.net/10737/2396http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessENGGeometria rodoviáriaSinalização viáriaSAEPROSegurança ViáriaAnálise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2018FelipeRosenbach.pdf2018FelipeRosenbach.pdfapplication/pdf5156575https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cc99fbd7-9a0c-4b88-afe6-bf36a132f7d9/downloaddee82b859f815ed332ede92cda4c996dMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b464d587-1e87-40c8-9709-67a32da3942d/download321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/26b6dc79-67d0-4d65-a3c9-c68502e7e249/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d23d89ae-0afa-4a6d-b0c7-d6503327867c/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4615https://www.univates.br/bdu/bitstreams/590474df-7acf-408f-b959-67abd7262a77/downloade8e47cccdb36e4917dd186c383176861MD55TEXT2018FelipeRosenbach.pdf.txt2018FelipeRosenbach.pdf.txtExtracted texttext/plain102807https://www.univates.br/bdu/bitstreams/3343aeb3-440d-4a43-a92d-a27f29e92c85/download5e144f850d0e8a333031c93f859b91edMD58THUMBNAIL2018FelipeRosenbach.pdf.jpg2018FelipeRosenbach.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4441https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b74378e9-ebb5-4044-8eac-3fb93f473566/downloadb17666d05faaf03e3639130f9bbf947fMD5910737/23962023-06-26 12:41:44.848http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/2396https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T12:41:44Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RS |
title |
Análise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RS |
spellingShingle |
Análise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RS Rosenbach, Felipe ENG Geometria rodoviária Sinalização viária SAEPRO Segurança Viária |
title_short |
Análise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RS |
title_full |
Análise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RS |
title_fullStr |
Análise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RS |
title_full_unstemmed |
Análise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RS |
title_sort |
Análise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RS |
author |
Rosenbach, Felipe |
author_facet |
Rosenbach, Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fransozi, Carolina Becker Pôrto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8194889145913451 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosenbach, Felipe |
contributor_str_mv |
Fransozi, Carolina Becker Pôrto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENG |
topic |
ENG Geometria rodoviária Sinalização viária SAEPRO Segurança Viária |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria rodoviária Sinalização viária SAEPRO Segurança Viária |
description |
A maioria das rodovias rurais de pistas simples foram projetadas e construídas há mais de quarenta anos. Desta maneira, podem não estar as circunstâncias de projeto aceitáveis para o tráfego de veículos atual. O presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar a geometria e sinalização de um trecho da rodovia vicinal VRS-811 por meio do software SAEPRO, para verificar se a via está atendendo as normas técnicas, onde foi dado enfoque ao local com maior incidência de curvas, com início no ponto de km 5 + 200 e final em km 8+560. Segundo o VDM da rodovia disponibilizado pelo DAER/RS, esta se enquadra como uma rodovia vicinal de Classe B. Esta classe deve fornecer aos condutores uma velocidade de projeto de 60km/h, raio mínimo de 125 metros e mínimo de 6 metros de pista e 1 metro de acostamento. Para a análise da geometria da rodovia foi utilizado o software SAEPRO, no qual foi inserido o eixo da via existente com auxílio de imagens de satélite de alta resolução, obtendo-se, assim, os dados de raio da curva, ângulo central e desenvolvimento em espiral. Após isto foi elaborado o projeto de sinalização de acordo com a legislação, utilizando-se a ferramenta de projeto de sinalização no programa SAEPRO. Foi possível com as análises, verificar que a rodovia não possui a largura mínima desejável em cerca de 2 km, além de não fornecer acostamentos durante todo o percurso. A geometria da rodovia possui 71,43% de curvas com raio e comprimento de transição abaixo do mínimo estipulado, e grande variabilidade no valor dos raios de curva. A sinalização vertical se encontra deficitária, possuindo um total de seis placas em todo o trecho, as quais se encontraram muito próximas à pista. Já a sinalização horizontal está aceitável em projeto, porém, a sua retrorrefletância está abaixo do desejável, tornando a sua visualização precária. A proposta para melhoria é de redução da classe da rodovia para Classe C de rodovias vicinais, fazendo assim com que 87,5% dos raios se enquadrem na norma técnica, e para a sinalização, que sejam colocadas placas de regulamentação de velocidade e de proibição de ultrapassagem e placas corretas de advertência de curva, avisando os condutores sobre as manobras que devem ser realizadas. Porém, salienta-se que estes ajustes só serão válidos com a conscientização dos condutores da rodovia, pois o fator humano é o mais importante para a ocorrência de acidentes de trânsito. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-09T13:56:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-09T13:56:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-01-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROSENBACH, Felipe. Análise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RS. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2396. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10737/2396 |
identifier_str_mv |
ROSENBACH, Felipe. Análise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RS. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2396. |
url |
http://hdl.handle.net/10737/2396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
collection |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cc99fbd7-9a0c-4b88-afe6-bf36a132f7d9/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b464d587-1e87-40c8-9709-67a32da3942d/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/26b6dc79-67d0-4d65-a3c9-c68502e7e249/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d23d89ae-0afa-4a6d-b0c7-d6503327867c/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/590474df-7acf-408f-b959-67abd7262a77/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/3343aeb3-440d-4a43-a92d-a27f29e92c85/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b74378e9-ebb5-4044-8eac-3fb93f473566/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dee82b859f815ed332ede92cda4c996d 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e e8e47cccdb36e4917dd186c383176861 5e144f850d0e8a333031c93f859b91ed b17666d05faaf03e3639130f9bbf947f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813262399977816064 |