Iluminando e obscurecendo a escolarização: reflexões sobre a educação a partir de a invenção da cultura de Roy Wagner

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Yuri Rosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159795
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_b2ce3cfb9ac5aafd31b41207aec2149a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/159795
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Iluminando e obscurecendo a escolarização: reflexões sobre a educação a partir de a invenção da cultura de Roy WagnerAntropologia.Educação.Escolarização.Roy Wagner.Cultura.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este trabalho busca fazer uma interpretação antropológica dos processos educacionais na escola de uma modo amplo. As ideias de Roy Wagner, principalmente em A Invenção da Cultura (2009), servem de referencial teórico a partir do qual se desdobram reflexões sobre a contribuição de outros autores que tratam direta e indiretamente aspectos educacionais, como Michael Foucault, Pierre Bourdieu, Dermeval Saviani, Jean Piaget e etc. As relações entre estes autores com Roy Wagner se constrói na medida em que tento pensar aspectos que representam metaforizações das ideias de natureza e cultura – algo central em A Invenção da Cultura (2009) – no discurso sobre o papel e função da escola. Além do debate mais teorico sobre a relação entre antropologia e educação escolar, articulei o trabalho com relatos de uma etnografia que produzi com alunos do segundo ano do ensino médio noturno, visando materializar em situação vividas naquele cotidiano com aspectos levantados pela discussão teórica.Rial, CarmenBrunetta, Antônio AlbertoVailati, AlexUniversidade Federal de Santa CatarinaNeves, Yuri Rosa2016-03-09T11:22:32Z2016-03-09T11:22:32Z2016-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis107 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159795porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T20:36:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/159795Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-01T20:36:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Iluminando e obscurecendo a escolarização: reflexões sobre a educação a partir de a invenção da cultura de Roy Wagner
title Iluminando e obscurecendo a escolarização: reflexões sobre a educação a partir de a invenção da cultura de Roy Wagner
spellingShingle Iluminando e obscurecendo a escolarização: reflexões sobre a educação a partir de a invenção da cultura de Roy Wagner
Neves, Yuri Rosa
Antropologia.
Educação.
Escolarização.
Roy Wagner.
Cultura.
title_short Iluminando e obscurecendo a escolarização: reflexões sobre a educação a partir de a invenção da cultura de Roy Wagner
title_full Iluminando e obscurecendo a escolarização: reflexões sobre a educação a partir de a invenção da cultura de Roy Wagner
title_fullStr Iluminando e obscurecendo a escolarização: reflexões sobre a educação a partir de a invenção da cultura de Roy Wagner
title_full_unstemmed Iluminando e obscurecendo a escolarização: reflexões sobre a educação a partir de a invenção da cultura de Roy Wagner
title_sort Iluminando e obscurecendo a escolarização: reflexões sobre a educação a partir de a invenção da cultura de Roy Wagner
author Neves, Yuri Rosa
author_facet Neves, Yuri Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rial, Carmen
Brunetta, Antônio Alberto
Vailati, Alex
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Yuri Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia.
Educação.
Escolarização.
Roy Wagner.
Cultura.
topic Antropologia.
Educação.
Escolarização.
Roy Wagner.
Cultura.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-09T11:22:32Z
2016-03-09T11:22:32Z
2016-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159795
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652075682234368