PRINCÍPIOS DE PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VILELA, ANDRÉ LUIZ NASCIMENTO
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: DUARTE, THAYLOR RODRIGUES, VELOSO, LETICIA HELENA MEDEIROS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136053
Resumo: O ensino superior brasileiro vem experimentando rápida expansão, seja no âmbito público, seja no privado. Para além da expansão, há que se pensar na sustentabilidade, perante a sociedade, dessas instituições de ensino superior públicas e privadas. Diante deste cenário, é fundamental um sistema de gestão que auxilie o administrador educacional em suas funções, objetivando a construção de um padrão de excelência educacional, possibilitando por sua vez um ensino de qualidade. Sendo assim, claramente, consideramos que umas das questões chave para uma boa gestão nas instituições de ensino superior é possuir uma administração profissional capaz de conduzir a organização ao sucesso. Uma vez que não possuímos ainda um modelo específico de gestão para as instituições de ensino superior, este trabalho discute o modelo da Governança Corporativa como alternativa, modelo este que, pautado nos princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, propõe o uso eficiente dos recursos, bem como o uso de mecanismos de transparência e prestação de contas. O objetivo deste artigo, então, é verificar em que medida o modelo da Governança Corporativa, tal como desenvolvido em alguns trabalhos-chave na área, pode ser considerado como um caminho, ou mesmo uma base, para a melhoria da gestão, bem como da qualidade da educação nas Instituições de Ensino Superior. Para tanto, partimos do estudo dos princípios de governança corporativa encontrados no código de melhores práticas de governança corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. A seguir, analisaremos esses princípios, concluindo que (1) são realmente as bases de um modelo de governança corporativa, e que, portanto (2) seria válido aplicar tais princípios às organizações em geral e, particularmente, às IES, principalmente porque o foco principal de tal sistema são justamente os ganhos com a qualidade.
id UFSC_b2d1bf5d1ff172a7de6d7016cb104b04
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136053
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PRINCÍPIOS DE PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIORO ensino superior brasileiro vem experimentando rápida expansão, seja no âmbito público, seja no privado. Para além da expansão, há que se pensar na sustentabilidade, perante a sociedade, dessas instituições de ensino superior públicas e privadas. Diante deste cenário, é fundamental um sistema de gestão que auxilie o administrador educacional em suas funções, objetivando a construção de um padrão de excelência educacional, possibilitando por sua vez um ensino de qualidade. Sendo assim, claramente, consideramos que umas das questões chave para uma boa gestão nas instituições de ensino superior é possuir uma administração profissional capaz de conduzir a organização ao sucesso. Uma vez que não possuímos ainda um modelo específico de gestão para as instituições de ensino superior, este trabalho discute o modelo da Governança Corporativa como alternativa, modelo este que, pautado nos princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, propõe o uso eficiente dos recursos, bem como o uso de mecanismos de transparência e prestação de contas. O objetivo deste artigo, então, é verificar em que medida o modelo da Governança Corporativa, tal como desenvolvido em alguns trabalhos-chave na área, pode ser considerado como um caminho, ou mesmo uma base, para a melhoria da gestão, bem como da qualidade da educação nas Instituições de Ensino Superior. Para tanto, partimos do estudo dos princípios de governança corporativa encontrados no código de melhores práticas de governança corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. A seguir, analisaremos esses princípios, concluindo que (1) são realmente as bases de um modelo de governança corporativa, e que, portanto (2) seria válido aplicar tais princípios às organizações em geral e, particularmente, às IES, principalmente porque o foco principal de tal sistema são justamente os ganhos com a qualidade.INPEAU/UFSC2015-11-03T12:49:17Z2015-11-03T12:49:17Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136053VILELA, ANDRÉ LUIZ NASCIMENTODUARTE, THAYLOR RODRIGUESVELOSO, LETICIA HELENA MEDEIROSporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-03T12:49:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136053Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-03T12:49:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PRINCÍPIOS DE PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title PRINCÍPIOS DE PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle PRINCÍPIOS DE PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
VILELA, ANDRÉ LUIZ NASCIMENTO
title_short PRINCÍPIOS DE PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_full PRINCÍPIOS DE PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr PRINCÍPIOS DE PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed PRINCÍPIOS DE PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_sort PRINCÍPIOS DE PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
author VILELA, ANDRÉ LUIZ NASCIMENTO
author_facet VILELA, ANDRÉ LUIZ NASCIMENTO
DUARTE, THAYLOR RODRIGUES
VELOSO, LETICIA HELENA MEDEIROS
author_role author
author2 DUARTE, THAYLOR RODRIGUES
VELOSO, LETICIA HELENA MEDEIROS
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VILELA, ANDRÉ LUIZ NASCIMENTO
DUARTE, THAYLOR RODRIGUES
VELOSO, LETICIA HELENA MEDEIROS
description O ensino superior brasileiro vem experimentando rápida expansão, seja no âmbito público, seja no privado. Para além da expansão, há que se pensar na sustentabilidade, perante a sociedade, dessas instituições de ensino superior públicas e privadas. Diante deste cenário, é fundamental um sistema de gestão que auxilie o administrador educacional em suas funções, objetivando a construção de um padrão de excelência educacional, possibilitando por sua vez um ensino de qualidade. Sendo assim, claramente, consideramos que umas das questões chave para uma boa gestão nas instituições de ensino superior é possuir uma administração profissional capaz de conduzir a organização ao sucesso. Uma vez que não possuímos ainda um modelo específico de gestão para as instituições de ensino superior, este trabalho discute o modelo da Governança Corporativa como alternativa, modelo este que, pautado nos princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, propõe o uso eficiente dos recursos, bem como o uso de mecanismos de transparência e prestação de contas. O objetivo deste artigo, então, é verificar em que medida o modelo da Governança Corporativa, tal como desenvolvido em alguns trabalhos-chave na área, pode ser considerado como um caminho, ou mesmo uma base, para a melhoria da gestão, bem como da qualidade da educação nas Instituições de Ensino Superior. Para tanto, partimos do estudo dos princípios de governança corporativa encontrados no código de melhores práticas de governança corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. A seguir, analisaremos esses princípios, concluindo que (1) são realmente as bases de um modelo de governança corporativa, e que, portanto (2) seria válido aplicar tais princípios às organizações em geral e, particularmente, às IES, principalmente porque o foco principal de tal sistema são justamente os ganhos com a qualidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03T12:49:17Z
2015-11-03T12:49:17Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136053
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652410535542784