Será a tecnologia uma luz para os noturnos?: avaliação de uma proposta de apoio ao ensino-aprendizagem de finanças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Roberto Felipe Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176743
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.
id UFSC_b2e7a1413bf50962894f87a667f37d22
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/176743
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Será a tecnologia uma luz para os noturnos?: avaliação de uma proposta de apoio ao ensino-aprendizagem de finançasAdministraçãoEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalAdministração financeiraEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.Este estudo implementou um ambiente virtual web 2.0 para apoio ao ensino-aprendizagem de finanças na disciplina Administração Financeira II (período noturno), lecionada no curso de administração da Universidade Federal de Santa Catarina. As atividades do ambiente virtual objetivaram aumentar o feedback professor-aluno, e a interação entre os estudantes. Para verificar se o ambiente virtual contribuiu para aumentar a dedicação e o desempenho dos alunos, comparou-se dois grupos. O primeiro não utilizou o ambiente de ensino-aprendizagem, o que foi feito pelo segundo grupo. Também foram verificadas as atividades do ambiente de aprendizagem que mais contribuíram para o desempenho do segundo grupo. Por fim, verificou-se a aceitação da tecnologia, e, descreveu-se a avaliação dos alunos que utilizaram o ambiente de ensino. Os resultados mostraram evidências de que a proposta foi capaz de aumentar o tempo de estudo e as notas na disciplina. Assistir vídeos e escrever diários (relatórios de aprendizagem) foram as atividades que explicaram o desempenho do segundo grupo de alunos. O fator que mais explicou as intenções de uso do ambiente virtual, e, consequentemente, o uso efetivo, foi a utilidade percebida. Além disso, os alunos ficaram satisfeitos com a proposta, e os vídeos foram o material pedagógico mais apreciado.<br>Abstract : This study implemented a virtual web 2.0 environment to support teaching and learning of finance in the Financial Administration II course (night time), taught in the administration course of the Federal University of Santa Catarina. The activities of the virtual environment aimed at increasing teacher-student feedback, and interaction among students. In order to verify if the virtual environment contributed to increase the dedication and the performance of the students, two groups were compared. The first did not use the teaching-learning environment, which was done by the second group. It was also verified the activities of the learning environment that contributed most to the performance of the second group. Finally, the acceptance of the technology was verified, and the evaluation of the students who used the teaching environment was described. The results showed evidence that the proposal was able to increase the study time and the grades. Watching videos and writing diaries (learning reports) were the activities that explained the performance of the second group of students. The factor that most explained the intentions of using the virtual environment, and, consequently, the effective use, was perceived usefulness. In addition, the students were satisfied with the proposal, and the videos were the most appreciated teaching material.Lima, Marcus Venicius Andrade deUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Roberto Felipe Rodrigues2017-06-27T04:17:36Z2017-06-27T04:17:36Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis192 p.| il., tabs.application/pdf346003https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176743porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T04:17:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176743Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-06-27T04:17:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Será a tecnologia uma luz para os noturnos?: avaliação de uma proposta de apoio ao ensino-aprendizagem de finanças
title Será a tecnologia uma luz para os noturnos?: avaliação de uma proposta de apoio ao ensino-aprendizagem de finanças
spellingShingle Será a tecnologia uma luz para os noturnos?: avaliação de uma proposta de apoio ao ensino-aprendizagem de finanças
Alves, Roberto Felipe Rodrigues
Administração
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Administração financeira
Estudo e ensino
title_short Será a tecnologia uma luz para os noturnos?: avaliação de uma proposta de apoio ao ensino-aprendizagem de finanças
title_full Será a tecnologia uma luz para os noturnos?: avaliação de uma proposta de apoio ao ensino-aprendizagem de finanças
title_fullStr Será a tecnologia uma luz para os noturnos?: avaliação de uma proposta de apoio ao ensino-aprendizagem de finanças
title_full_unstemmed Será a tecnologia uma luz para os noturnos?: avaliação de uma proposta de apoio ao ensino-aprendizagem de finanças
title_sort Será a tecnologia uma luz para os noturnos?: avaliação de uma proposta de apoio ao ensino-aprendizagem de finanças
author Alves, Roberto Felipe Rodrigues
author_facet Alves, Roberto Felipe Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Marcus Venicius Andrade de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Roberto Felipe Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Administração financeira
Estudo e ensino
topic Administração
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Administração financeira
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27T04:17:36Z
2017-06-27T04:17:36Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 346003
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176743
identifier_str_mv 346003
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652115517636608