O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA GROUNDED THEORY NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201732 |
Resumo: | No contexto da Administração Universitária, as pesquisas qualitativas têm se apresentado como uma alternativa de investigação importante, mas que ainda requerem uma reflexão sobre a complexidade de sua operacionalização. Este artigo apresenta aspectos de uma vivência que resultou em uma teoria substantiva, considerada uma explicação integrada de conceitos que se constituem a partir dos dados e que se organizam para além de uma descrição conceitual. A pesquisa proporcionou o esclarecimento de elementos que permitem compreender os desdobramentos da adesão de uma Universidade Comunitária Catarinense a um programa denominado de PROIES, conhecido como uma política pública de fortalecimento das atividades de expansão de instituições dessa natureza. O estudo permitiu esclarecer esse movimento a partir de uma realidade investigada. A partir da utilização da corrente Straussiana do método Grounded Theory, buscou-se elucidar um problema por meio de um exercício de codificação, a partir de dados coletados por meio de um conjunto de procedimentos operacionais. A contribuição deste artigo é buscar estimular a discussão de técnicas e abordagens metodológicas alternativas, além de disseminar o método Grounded Theory, junto à comunidade acadêmica, especialmente, para os pesquisadores na área da Administração Universitária. |
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