Fatores condicionantes ao desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: o que dizem as pesquisas do campo acadêmico da Educação Física brasileira?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Miria de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184763
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_b32c6b3b9098adc2086404269cf8e402
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/184763
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Fatores condicionantes ao desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: o que dizem as pesquisas do campo acadêmico da Educação Física brasileira?Educação FísicaCultura EscolarDesinvestimento PedagógicoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O objetivo deste trabalho é analisar a literatura produzida em torno da temática o desinvestimento pedagógico ou abandono do trabalho docente produzida por uma rede de pesquisa de Educação Física do campo acadêmico brasileiro, buscando identificar elementos em comum. O método de abordagem foi um estudo de revisão sistemática da literatura em torno do tema, produzida por grupos ou redes de pesquisas relacionadas. Os critérios de inclusão do estudo foram o levantamento de documentos existentes sobre o assunto, a partir do ano de 2000, quando o tema começou a ser discutido com maior frequência. Trata-se de um estudo exploratório, bibliográfico e documental, utilizando-se o método de procedimento monográfico e comparativo. Concluí-se que há forte contribuição ao desinvestimento ou abandono do trabalho docente por parte dos agentes escolares, a partir de uma cultura de desvalorização da Educação Física, frente às outras disciplinas, já que grande parte dos professores de Educação Física ainda tem dificuldades de se justificarem como profissionais com um conhecimento a oferecer, tão importante para a formação dos alunos enquanto cidadão críticos e autônomos, quanto os conteúdos das outras disciplinas.The objective of this work is to analyze the literature produced about the theme of the pedagogical disinvestment or abandonment of the teaching work produced by a research network of Physical Education of the Brazilian academic field, seeking to identify common elements. The method of approach was a systematic review of the literature about the theme, produced by groups or networks of related research. The inclusion criteria of the study were the survey of existing documents on the subject, from the year 2000, when the subject began to be discussed more frequently. This is an exploratory, bibliographic and documentary study, using the method of monographic and comparative procedure. It is concluded that there is a strong contribution to the disinvestment or abandonment of teaching work by school agents, based on a culture of devaluation of Physical Education, compared to other disciplines, since many most Physical Education teachers still have difficulties justifying themselves as professionals with a knowledge to offer, as important for the training of students as critical and autonomous citizens, as well as the contents of other disciplines.Florianópolis, SCBassani, Jaison JoséPich, SantiagoUniversidade Federal de Santa CatarinaVasconcellos, Miria de2018-02-27T21:31:38Z2018-02-27T21:31:38Z2017-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184763porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-27T21:31:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/184763Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-27T21:31:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores condicionantes ao desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: o que dizem as pesquisas do campo acadêmico da Educação Física brasileira?
title Fatores condicionantes ao desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: o que dizem as pesquisas do campo acadêmico da Educação Física brasileira?
spellingShingle Fatores condicionantes ao desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: o que dizem as pesquisas do campo acadêmico da Educação Física brasileira?
Vasconcellos, Miria de
Educação Física
Cultura Escolar
Desinvestimento Pedagógico
title_short Fatores condicionantes ao desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: o que dizem as pesquisas do campo acadêmico da Educação Física brasileira?
title_full Fatores condicionantes ao desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: o que dizem as pesquisas do campo acadêmico da Educação Física brasileira?
title_fullStr Fatores condicionantes ao desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: o que dizem as pesquisas do campo acadêmico da Educação Física brasileira?
title_full_unstemmed Fatores condicionantes ao desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: o que dizem as pesquisas do campo acadêmico da Educação Física brasileira?
title_sort Fatores condicionantes ao desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: o que dizem as pesquisas do campo acadêmico da Educação Física brasileira?
author Vasconcellos, Miria de
author_facet Vasconcellos, Miria de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bassani, Jaison José
Pich, Santiago
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Miria de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Cultura Escolar
Desinvestimento Pedagógico
topic Educação Física
Cultura Escolar
Desinvestimento Pedagógico
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-30
2018-02-27T21:31:38Z
2018-02-27T21:31:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184763
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652269958201344