Transporte urbano de mercadorias por ferrovia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237537 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária. |
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Transporte urbano de mercadorias por ferroviaTransporte ferroviárioDistribuição urbana de mercadoriasTransporte de cargasTrem urbanoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária.O crescimento populacional acelerado dentro dos grandes centros urbanos em conjunto com o uso do transporte rodoviário para transporte de pessoas e mercadorias, ocasionou vários problemas para a mobilidade urbana tentar resolver. Congestionamentos, aumento do tempo médio de deslocamento da população, necessidade de espaço para estacionamento, emissão de gases poluentes, são os principais problemas gerados. Com o objetivo de mitigar essas adversidades, estudos que tratam ideias inovadoras e tecnologias ganharam força, tendo um dos meios levantados para amenizar o problema da logística urbana de cargas, a utilização da ferrovia para a distribuição em áreas metropolitanas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a implementação do modelo de transporte urbano de mercadorias por ferrovia, utilizando-se do trecho metropolitano de Porto Alegre para simular possíveis cenários. Com essa finalidade, foi utilizada a metodologia Proknow-C a fim de proporcionar um levantamento bibliográfico dos artigos que retratam o tema, por meio de casos existentes ou simulações em centros urbanos do mundo. Após esse passo, foi realizada uma análise bibliométrica do portfólio bibliográfico selecionado. Baseando-se nas informações encontradas foram realizadas as simulações para quatro cenários propostos, que se mostraram viáveis para operação. Sugeriu-se a utilização dos TUE’s (Trens Unidades Elétricas) próprios da empresa para transportar as mercadorias. Nos cenários a disponibilização da frota foi variável e seus resultados permitem analisar este impacto, onde no cenário com maior ganho, foi possível realizar 548 viagens semanais extras para transporte de mercadorias, representando um aumento de 44,62% na operação de TUE’s.Joinville, SCZagheni, EliseteUniversidade Federal de Santa CatarinaFarias, Tesley Rodrigues2022-08-02T11:14:29Z2022-08-02T11:14:29Z2022-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis89application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237537info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-02T11:14:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237537Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-02T11:14:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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