O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235747 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/29 |
id |
UFSC_b3a89af2b6bce4a0f2de0aefb622ded7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235747 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário portuguêsHistória da Educação MatemáticaConhecimento profissional docenteLivros de textoEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/29Este artigo analisa como a profissionalização docente para o ensino primário afeta conteúdos de matemática escolar, em especial o conceito de número. Para tal selecionámos dois livros utilizados na formação inicial de professores do ensino primário. O primeiro é um texto destinado, não só a escolas normais primárias, mas também escolas secundárias e técnicas, publicado pouco antes (1887) da entrada em vigor em 1901 da obrigatoriedade de um diploma docente para ingressar nas escolas primárias. O segundo, publicado em 1903, é destinado exclusivamente às escolas normais e é uma resposta a essa obrigatoriedade determinada em 1901. Centrámos a nossa análise no conceito de número. Assim, mais especificamente, procurámos saber como se manifestou a noção de número e a distinção entre espécies de números, que hoje designamos por conjuntos numéricos, antes e depois de 1901, quando se instituiu a obrigatoriedade de um diploma para o acesso à profissão de professor do ensino primário.ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP2022-06-23T20:35:48Z2022-06-23T20:35:48Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDA CRUZ ALMEIDA, P.; MATOS, J. M. O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário português. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-14, 12 jun. 2021.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235747Almeida, Pedro da CruzMatos, José Manuelporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-23T20:35:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235747Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-23T20:35:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário português |
title |
O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário português |
spellingShingle |
O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário português Almeida, Pedro da Cruz História da Educação Matemática Conhecimento profissional docente Livros de texto |
title_short |
O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário português |
title_full |
O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário português |
title_fullStr |
O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário português |
title_full_unstemmed |
O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário português |
title_sort |
O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário português |
author |
Almeida, Pedro da Cruz |
author_facet |
Almeida, Pedro da Cruz Matos, José Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Matos, José Manuel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Pedro da Cruz Matos, José Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Conhecimento profissional docente Livros de texto |
topic |
História da Educação Matemática Conhecimento profissional docente Livros de texto |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/29 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06 2022-06-23T20:35:48Z 2022-06-23T20:35:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DA CRUZ ALMEIDA, P.; MATOS, J. M. O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário português. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-14, 12 jun. 2021. 2675-2646 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235747 |
identifier_str_mv |
DA CRUZ ALMEIDA, P.; MATOS, J. M. O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário português. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-14, 12 jun. 2021. 2675-2646 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP |
publisher.none.fl_str_mv |
ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652069218811904 |