O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Pedro da Cruz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Matos, José Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235747
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/29
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spelling O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário portuguêsHistória da Educação MatemáticaConhecimento profissional docenteLivros de textoEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/29Este artigo analisa como a profissionalização docente para o ensino primário afeta conteúdos de matemática escolar, em especial o conceito de número. Para tal selecionámos dois livros utilizados na formação inicial de professores do ensino primário. O primeiro é um texto destinado, não só a escolas normais primárias, mas também escolas secundárias e técnicas, publicado pouco antes (1887) da entrada em vigor em 1901 da obrigatoriedade de um diploma docente para ingressar nas escolas primárias. O segundo, publicado em 1903, é destinado exclusivamente às escolas normais e é uma resposta a essa obrigatoriedade determinada em 1901. Centrámos a nossa análise no conceito de número. Assim, mais especificamente, procurámos saber como se manifestou a noção de número e a distinção entre espécies de números, que hoje designamos por conjuntos numéricos, antes e depois de 1901, quando se instituiu a obrigatoriedade de um diploma para o acesso à profissão de professor do ensino primário.ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP2022-06-23T20:35:48Z2022-06-23T20:35:48Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDA CRUZ ALMEIDA, P.; MATOS, J. M. O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário português. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-14, 12 jun. 2021.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235747Almeida, Pedro da CruzMatos, José Manuelporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-23T20:35:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235747Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-23T20:35:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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