Educação popular em saúde no programa hiperdia - um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172123 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis |
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Educação popular em saúde no programa hiperdia - um relato de experiênciaeducação em saúdeeducação de pós graduaçãoenfermagemTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não TransmissíveisA educação popular em saúde contribui em novas práticas de saúde , onde focaliza não apenas as doe nças , mas principalmente, o conhecimento popular, social e cultural de cada pessoa, incentivando o diálogo, vínculo, empoderamento e autonomia do indivíduo. O objetivo geral desse trabalho foi descrever a experiência de formar um grupo de educação popular em saúde a fim de estimular a adesão dos usuários ao HIPERDIA . O presente trabalho é fruto do pro jeto de intervenção , desenvolvido a partir de atividades no curso de especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem, para formação do grupo de educação popular em saúde do programa HIPERDIA como tecnologia de educação. A primeira etapa , já implementada, foi uma oficina com todos os A gentes C omunitários de S aúde da unidade , onde houve debates sobre educação tradicional e libertadora, educação popular em saúde e papel da equipe multiprofissional no HIPERDIA , p romovendo diálogo, reflexões e sensibilização d esses profissionais sobre a importância da educação popular na sua prática profissional . A oficina dará alicerce à segunda etapa do projeto de intervenção , ainda em processo de implementação. Sugerimos que o projeto de intervenção criado e implantado na E s tratégia S aúde da F amília Treme, seja divulgado pela s ecretari a m unicipal de s aúde às outras unidades de saúde, a fim de promover a educação popular em saúde e esperamos que este trabalho pudesse servir como exemplo de tecnologia de educação para estimular a adesão dos usuários de outras unidades ao programa HIPERDIAFlorianópolis, SCDrago, LiviaUniversidade Federal de Santa CatarinaCorrea, Suelen Trindade2016-12-29T19:12:58Z2016-12-29T19:12:58Z2016-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis33application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172123porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-29T19:12:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/172123Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-29T19:12:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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