Educação popular em saúde no programa hiperdia - um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Suelen Trindade
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172123
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis
id UFSC_b3c8fef67a8d05e7ad0c8b4787036f09
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/172123
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação popular em saúde no programa hiperdia - um relato de experiênciaeducação em saúdeeducação de pós graduaçãoenfermagemTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não TransmissíveisA educação popular em saúde contribui em novas práticas de saúde , onde focaliza não apenas as doe nças , mas principalmente, o conhecimento popular, social e cultural de cada pessoa, incentivando o diálogo, vínculo, empoderamento e autonomia do indivíduo. O objetivo geral desse trabalho foi descrever a experiência de formar um grupo de educação popular em saúde a fim de estimular a adesão dos usuários ao HIPERDIA . O presente trabalho é fruto do pro jeto de intervenção , desenvolvido a partir de atividades no curso de especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem, para formação do grupo de educação popular em saúde do programa HIPERDIA como tecnologia de educação. A primeira etapa , já implementada, foi uma oficina com todos os A gentes C omunitários de S aúde da unidade , onde houve debates sobre educação tradicional e libertadora, educação popular em saúde e papel da equipe multiprofissional no HIPERDIA , p romovendo diálogo, reflexões e sensibilização d esses profissionais sobre a importância da educação popular na sua prática profissional . A oficina dará alicerce à segunda etapa do projeto de intervenção , ainda em processo de implementação. Sugerimos que o projeto de intervenção criado e implantado na E s tratégia S aúde da F amília Treme, seja divulgado pela s ecretari a m unicipal de s aúde às outras unidades de saúde, a fim de promover a educação popular em saúde e esperamos que este trabalho pudesse servir como exemplo de tecnologia de educação para estimular a adesão dos usuários de outras unidades ao programa HIPERDIAFlorianópolis, SCDrago, LiviaUniversidade Federal de Santa CatarinaCorrea, Suelen Trindade2016-12-29T19:12:58Z2016-12-29T19:12:58Z2016-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis33application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172123porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-29T19:12:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/172123Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-29T19:12:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação popular em saúde no programa hiperdia - um relato de experiência
title Educação popular em saúde no programa hiperdia - um relato de experiência
spellingShingle Educação popular em saúde no programa hiperdia - um relato de experiência
Correa, Suelen Trindade
educação em saúde
educação de pós graduação
enfermagem
title_short Educação popular em saúde no programa hiperdia - um relato de experiência
title_full Educação popular em saúde no programa hiperdia - um relato de experiência
title_fullStr Educação popular em saúde no programa hiperdia - um relato de experiência
title_full_unstemmed Educação popular em saúde no programa hiperdia - um relato de experiência
title_sort Educação popular em saúde no programa hiperdia - um relato de experiência
author Correa, Suelen Trindade
author_facet Correa, Suelen Trindade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Drago, Livia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Suelen Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv educação em saúde
educação de pós graduação
enfermagem
topic educação em saúde
educação de pós graduação
enfermagem
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29T19:12:58Z
2016-12-29T19:12:58Z
2016-12-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172123
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652189309075456