Experimentações de educação e saúde: mapeando a produção de sentidos na pós-graduação em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Amanda Nathale
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gazzinelli,Maria Flávia, Souza,Vânia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100223
Resumo: Trata-se de uma pesquisa-interferência cartográfica realizada com o objetivo de cartografar as possibilidades de experimentações desenvolvidas por estudantes de pós-graduação stricto sensu em Enfermagem produzirem novos sentidos no campo de interseções entre educação e saúde. As experimentações foram desenvolvidas durante a disciplina “Teorias do Conhecimento e da Educação nas Práticas Educativas em Saúde”, ofertada na Universidade Federal de Minas Gerais. Neste artigo são apresentadas duas experimentações: uma inspirada nos conceitos de Dewey, com o tema internação psiquiátrica, e outra nos princípios de Paulo Freire, com a temática processo saúde-doença. As experimentações contribuíram para aproximar teoria e prática, ampliar as possibilidades de intervenção e problematizar a prática profissional. As contribuições produzidas pelas experimentações requerem um investimento diário para fazerem rachar os estratos que insistem em hierarquizar a circulação da vida e o modo de a subjetividade estar no mundo.
id UNESP-8_92803269a29bf1808ac93ee8317e1d81
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832020000100223
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Experimentações de educação e saúde: mapeando a produção de sentidos na pós-graduação em EnfermagemEnfermagemEducação de pós-graduação em EnfermagemEducação em saúdeTrata-se de uma pesquisa-interferência cartográfica realizada com o objetivo de cartografar as possibilidades de experimentações desenvolvidas por estudantes de pós-graduação stricto sensu em Enfermagem produzirem novos sentidos no campo de interseções entre educação e saúde. As experimentações foram desenvolvidas durante a disciplina “Teorias do Conhecimento e da Educação nas Práticas Educativas em Saúde”, ofertada na Universidade Federal de Minas Gerais. Neste artigo são apresentadas duas experimentações: uma inspirada nos conceitos de Dewey, com o tema internação psiquiátrica, e outra nos princípios de Paulo Freire, com a temática processo saúde-doença. As experimentações contribuíram para aproximar teoria e prática, ampliar as possibilidades de intervenção e problematizar a prática profissional. As contribuições produzidas pelas experimentações requerem um investimento diário para fazerem rachar os estratos que insistem em hierarquizar a circulação da vida e o modo de a subjetividade estar no mundo.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100223Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190675info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Amanda NathaleGazzinelli,Maria FláviaSouza,Vânia depor2020-03-18T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100223Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-03-18T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentações de educação e saúde: mapeando a produção de sentidos na pós-graduação em Enfermagem
title Experimentações de educação e saúde: mapeando a produção de sentidos na pós-graduação em Enfermagem
spellingShingle Experimentações de educação e saúde: mapeando a produção de sentidos na pós-graduação em Enfermagem
Soares,Amanda Nathale
Enfermagem
Educação de pós-graduação em Enfermagem
Educação em saúde
title_short Experimentações de educação e saúde: mapeando a produção de sentidos na pós-graduação em Enfermagem
title_full Experimentações de educação e saúde: mapeando a produção de sentidos na pós-graduação em Enfermagem
title_fullStr Experimentações de educação e saúde: mapeando a produção de sentidos na pós-graduação em Enfermagem
title_full_unstemmed Experimentações de educação e saúde: mapeando a produção de sentidos na pós-graduação em Enfermagem
title_sort Experimentações de educação e saúde: mapeando a produção de sentidos na pós-graduação em Enfermagem
author Soares,Amanda Nathale
author_facet Soares,Amanda Nathale
Gazzinelli,Maria Flávia
Souza,Vânia de
author_role author
author2 Gazzinelli,Maria Flávia
Souza,Vânia de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,Amanda Nathale
Gazzinelli,Maria Flávia
Souza,Vânia de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação de pós-graduação em Enfermagem
Educação em saúde
topic Enfermagem
Educação de pós-graduação em Enfermagem
Educação em saúde
description Trata-se de uma pesquisa-interferência cartográfica realizada com o objetivo de cartografar as possibilidades de experimentações desenvolvidas por estudantes de pós-graduação stricto sensu em Enfermagem produzirem novos sentidos no campo de interseções entre educação e saúde. As experimentações foram desenvolvidas durante a disciplina “Teorias do Conhecimento e da Educação nas Práticas Educativas em Saúde”, ofertada na Universidade Federal de Minas Gerais. Neste artigo são apresentadas duas experimentações: uma inspirada nos conceitos de Dewey, com o tema internação psiquiátrica, e outra nos princípios de Paulo Freire, com a temática processo saúde-doença. As experimentações contribuíram para aproximar teoria e prática, ampliar as possibilidades de intervenção e problematizar a prática profissional. As contribuições produzidas pelas experimentações requerem um investimento diário para fazerem rachar os estratos que insistem em hierarquizar a circulação da vida e o modo de a subjetividade estar no mundo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100223
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.190675
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524182888448