Motivações de professores ao uso de um ambiente temático virtual para simulações de rotas de síntese em química verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rüntzel, Patrícia Link
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240904
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.
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spelling Motivações de professores ao uso de um ambiente temático virtual para simulações de rotas de síntese em química verdeEducaçãoEducação científica e tecnológicaQuímica verdeMotivação na educaçãoAmbiente virtual de aprendizagemLaboratórios químicosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.O atual cenário envolvendo os graves problemas ambientais traz à tona um dos maiores desafios humano, que é repensar nosso modo de vida e a relação que estabelecemos com a natureza. Mudanças dessa magnitude exigem, entre outros, estudos abrangentes e multidisciplinares, grande envolvimento social em diferentes níveis, decisões políticas e muita discussão e problematização das causas e soluções ainda possíveis. Levando em consideração o papel da educação e da ciência, em particular da Química, este trabalho tem como característica basilar o estudo sobre formas de problematizar as questões ambientais, com ênfase nas contribuições da chamada Química Verde (QV), especialmente por meio de seu ensino. Para tanto, como primeira etapa da pesquisa, desenvolvemos um Ambiente Temático Virtual de Química Verde (ATV-QV), o qual contém um instrumento para simulações de reações de sínteses químicas e posterior análise por métricas de verdura química, que possibilitam a problematização de aspectos referentes à segurança física, ambiental e química. A partir dele, o visitante pode proceder à construção da Estrela Verde (um instrumento gráfico que permite avaliar o grau de verdura de uma reação química). O ATV-QV encontra-se acessível no site do Laboratório de Divulgação Científica em Química - Quimidex/UFSC e constitui-se como uma ferramenta didática auxiliar para o ensino da Química a professores e estudantes do Ensino Médio, dentro de uma perspectiva de cuidados com o ambiente. Essa primeira etapa, de desenvolvimento do ATV-QV, permitiu realização de posterior investigação de natureza qualitativa, envolvendo as motivações que seu uso pode promover em professores, especialmente no tocante às questões ambientais no âmbito da Química. Os sujeitos da pesquisa foram sete professores de escolas do município de Florianópolis (SC) com habilitação em Licenciatura em Química, atuantes no Ensino Fundamental, na disciplina laboratório de Ciências e no Ensino Médio, na disciplina de Química e laboratório de Ciências. A pesquisa com os professores foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas utilizando a Análise Textual Discursiva. Nas falas dos professores ficaram evidentes a motivação por regulação identificada e a motivação intrínseca. Os elementos contidos na interface do ambiente virtual, tais como a organização e apresentação de ícones para acesso aos diferentes conteúdos de suas páginas, fomentaram a imprevisibilidade, variável importante atrelada à motivação intrínseca. No que tange a Estrela Verde e a relação com os doze princípios da QV, essa emergiu como forma de reflexão sobre a produção e destino dos resíduos químicos e uma visão holística das sínteses químicas. Os fragmentos das falas revelam que o ATV-QV pode contribuir muito para o desenvolvimento e fortalecimento de uma visão crítica dos problemas ambientais. Além disso, as experiências de aprendizagem envolvendo a QV se relacionaram com manifestações sobre a satisfação do contato com um novo conhecimento. Almejamos que a presente pesquisa possa também contribuir tanto na produção e disponibilização de material de apoio aos professores para a abordagem da QV, quanto com a difusão de práticas científicas/químicas de salvaguarda do ambiente, por meio de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem, nesse caso específico com um Laboratório Virtual de Ensino da QV.Abstract: The current scenario involves serious environmental problems, and one of the greatest human challenges is to rethink our way of life and the relationship we establish with nature. Doing this is a major change that requires extensive multidisciplinary studies, greater social involvement at different levels, political decisions, and much discussion and problematization of the causes and solutions that are still possible. Considering the role of education and science, in particular chemistry, the basic feature of this study is to problematize environmental issues, with emphasis on the contributions of Green Chemistry (GC), through its teaching. For this, we first developed a Virtual Thematic Environment of Green Chemistry. This environment presents a tool for simulating chemical synthesis reactions. Subsequently, by GC metrics, it analyzes aspects related to physical, environmental and chemical safety. Using the virtual environment, the user builds the Green Star. The Green Star is a graphic instrument that evaluates the chemical greenness of the reaction. The virtual environment is on the site of the Laboratory for Scientific Dissemination in Chemistry - Quimidex/UFSC. It is a didactic tool for teaching Chemistry, to be used by high school teachers and students, from an environmental care perspective. The development of the Virtual Thematic Environment of Green Chemistry allowed for a qualitative research on the motivations promoted in teachers, especially regarding environmental issues in the context of chemistry. Seven basic education teachers participated in the research. All schools are located in Florianópolis (SC). The teachers have a degree in chemistry. The teachers work in the classroom or in chemistry and science laboratories. Data collection occurred through semi- structured interviews. The tool for data analysis was Textual Discourse Analysis. In the teachers speeches we observed identified regulation motivation and intrinsic motivation. The elements of the virtual environment interface, for example, the organization and presentation of icons to access the contents of the pages, potentiated the unpredictability, an important variable of intrinsic motivation. The Green Star and the twelve principles of GC promoted reflection on the production and destination of chemical waste and a holistic view of chemical synthesis. The teachers statements indicate that the virtual environment can contribute to the development and strengthening of a critical view of environmental problems. Moreover, the learning experiences involving GC were related to expressions of satisfaction with the contact with new knowledge. We hope that this research can contribute to the production of support material for teachers to approach GC. Also to the dissemination of scientific/chemical practices of environmental care, through a Virtual Thematic Environment of Green Chemistry.Marques, Carlos AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaRüntzel, Patrícia Link2022-10-21T16:51:52Z2022-10-21T16:51:52Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis174 p.| il.application/pdf378329https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240904porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T16:51:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240904Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T16:51:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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