A utilização do tutor inteligente MAZK no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, William Nunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193343
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.
id UFSC_b3fb29a034c23203b14868caf201b8e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/193343
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A utilização do tutor inteligente MAZK no processo de ensino-aprendizagemTecnologias da informação e comunicaçãoInteligência artificialSistemas tutoriais inteligentesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.A inteligência artificial está cada vez mais presente na educação catalisando o desenvolvimento de sistemas tutores inteligentes que colaboram com a metodologia de ensino dos professores. Considerando esse contexto, o trabalho tem como objetivo, identificar a partir do posicionamento dos docentes que utilizam o sistema de tutor inteligente MAZK, qual é a aderência que a ferramenta possui para apoiar o processo de ensino em diferentes níveis da educação. Como metodologia, o trabalho enquadra-se como uma pesquisa exploratória, aplicada, qualitativa, bibliográfica e por consequência como um estudo de caso. O mesmo está fundamentado no cenário educacional vigente, considerando os seus atores envolvidos, a popularização das novas tecnologias em diferentes áreas, a inserção da inteligência artificial na educação e a acessibilidade de sistemas tutores inteligentes como apoiadores da metodologia de ensino. A ferramenta é detalhada através da sua abordagem técnica e educacional para elucidar o objeto de estudo. No contexto prático, através da tabulação dos relatos de experiência e dos questionários aplicados, percebe-se que o MAZK tem se demonstrado como alternativa viável para alicerçar metodologia do professor. Entende-se que a principal contribuição deste documento de pesquisa, é a validação por meio de feedbacks reais de usuários sobre a aderência de um sistema tutor inteligente para apoiar o professor em suas estratégias. Mais inserções como esta, contribuem para uma novamodelagem educacional, extremamente necessária neste momento.Abstract : Artificial intelligence is increasingly present in education, catalyzing the development of intelligent tutors systems that collaborate with teachers' teaching methodology. Considering this context, the objective of this work is to identify, based on the position of the teachers using the MAZK intelligent mentor system, what is the tool's adherence to support the teaching process at different levels of education. As a methodology, the work fits as an exploratory, applied, qualitative, bibliographic research and, consequently, as a case study. The same is based on the current educational scenario, considering the actors involved, the popularization of new technologies in different areas, the insertion of artificial intelligence in education and the accessibility of intelligent tutors systems as supporters of teaching methodology. The tool is detailed through its technical and educational approach to elucidate the object of study. In the practical context, through the tabulation of the reports of experience and the questionnaires applied, it is noticed that the MAZK has been demonstrated as a viable alternative to support the methodology of the teacher. It is understood that the main contribution of this research document is the validation through feedback from actual users on the adherence of a smart tutor system to support the teacher in their strategies. More insertions like this, contribute to a new educational modeling, extremely necessary at this moment.Pozzebon, ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaBittencourt, William Nunes2019-02-15T03:01:12Z2019-02-15T03:01:12Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 p.| il., gráfs.application/pdf357115https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193343porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-15T03:01:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193343Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-02-15T03:01:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do tutor inteligente MAZK no processo de ensino-aprendizagem
title A utilização do tutor inteligente MAZK no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle A utilização do tutor inteligente MAZK no processo de ensino-aprendizagem
Bittencourt, William Nunes
Tecnologias da informação e comunicação
Inteligência artificial
Sistemas tutoriais inteligentes
title_short A utilização do tutor inteligente MAZK no processo de ensino-aprendizagem
title_full A utilização do tutor inteligente MAZK no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr A utilização do tutor inteligente MAZK no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed A utilização do tutor inteligente MAZK no processo de ensino-aprendizagem
title_sort A utilização do tutor inteligente MAZK no processo de ensino-aprendizagem
author Bittencourt, William Nunes
author_facet Bittencourt, William Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pozzebon, Eliane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, William Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Inteligência artificial
Sistemas tutoriais inteligentes
topic Tecnologias da informação e comunicação
Inteligência artificial
Sistemas tutoriais inteligentes
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-02-15T03:01:12Z
2019-02-15T03:01:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 357115
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193343
identifier_str_mv 357115
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652110984642560