Um modelo para a utilização da metodologia ativa aprendizagem baseada em casos no sistema tutor inteligente Mazk

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Viviane Izabel da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215593
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019
id UFSC_f85c796650a97fe6baf5e92b79856ee8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215593
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um modelo para a utilização da metodologia ativa aprendizagem baseada em casos no sistema tutor inteligente MazkTecnologias da informação e comunicaçãoSistemas tutoriais inteligentesAprendizagem ativaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019As pessoas estão cada vez mais imersas no mundo tecnológico, de forma que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC?s) vêm ganhando bastante visibilidade. Há diversas tecnologias que vêm sendo desenvolvidas como ferramentas para uso educacional, as quais tornam o processo de ensino e aprendizagem mais agradável e atrativo aos alunos. O Sistema Tutor Inteligente MAZK é uma dessas ferramentas, e com o intuito de criar novas estratégias pedagógicas para uso nesse STI, nesta pesquisa, foi desenvolvido um modelo para a utilização de metodologias ativas no MAZK. A metodologia Aprendizagem Baseada em Casos pode ser usada em todas as áreas da educação e, por isso, ela foi a metodologia escolhida. Então, o objetivo geral deste estudo foi definido da seguinte maneira: Desenvolver um modelo para utilização da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Casos (Case Based Learning) no Sistema Tutor Inteligente MAZK. A partir de pesquisa bibliográfica realizada a respeito de STI?s e da metodologia em questão, foi desenvolvido o modelo, o qual foi testado/aplicado em dois estudos de caso, que ocorreram em duas instituições de ensino superior, sendo uma federal e outra particular. Para a coleta de dados referentes aos estudos de caso, optou-se por usar o questionário como recurso, sendo ele composto por questões fechadas e abertas. Os dois estudos de caso foram realizados com sucesso e foi possível determinar que o modelo proposto é adequado para uso da metodologia no STI MAZK. O dado mais importante referente aos resultados é a constatação de que usar os elementos que compõem o modelo em ordem diversa da proposta não interfere na qualidade do conteúdo, mas é necessário que o material produzido contenha todos esses elementos.Abstract: People are increasingly immersed in the technological world, so New Information and Communication Technologies (NICT's) are gaining a lot of visibility. There are several technologies that have been developed as tools for educational use, which make the teaching and learning process more pleasant and attractive to students. The MAZK Intelligent Tutoring System is one of these tools, and in order to create new pedagogical strategies for use in this ITS, in this research, a model was developed for the use of active methodologies in MAZK. The Case Based Learning methodology can be used in all areas of education and, for this reason, it was the methodology chosen. Therefore, the general objective of this study was defined as follows: Develop a model for using the active methodology Case Based Learning in the Intelligent Tutoring System MAZK. Based on a bibliographic research about ITS?s and the methodology in question, the model was developed, which was tested/applied in two case studies, which occurred in two higher education institutions, one federal and one private. In order to collect data related to the case studies, we chose to use the questionnaire as a resource, which consists of closed and open questions. The two case studies were successfully performed and it was possible to determine that the proposed model is appropriate for use of the methodology in the ITS MAZK. The most important data related to the results is the fact that using the elements that compose the model in order different from the proposal does not interfere in the quality of the content, but it is necessary that the material produced contains all these elements.Pozzebon, ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Viviane Izabel da2020-10-21T21:18:18Z2020-10-21T21:18:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 p.| ils., gráfs., tabs.application/pdf364671https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215593porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:18:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215593Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:18:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo para a utilização da metodologia ativa aprendizagem baseada em casos no sistema tutor inteligente Mazk
title Um modelo para a utilização da metodologia ativa aprendizagem baseada em casos no sistema tutor inteligente Mazk
spellingShingle Um modelo para a utilização da metodologia ativa aprendizagem baseada em casos no sistema tutor inteligente Mazk
Silva, Viviane Izabel da
Tecnologias da informação e comunicação
Sistemas tutoriais inteligentes
Aprendizagem ativa
title_short Um modelo para a utilização da metodologia ativa aprendizagem baseada em casos no sistema tutor inteligente Mazk
title_full Um modelo para a utilização da metodologia ativa aprendizagem baseada em casos no sistema tutor inteligente Mazk
title_fullStr Um modelo para a utilização da metodologia ativa aprendizagem baseada em casos no sistema tutor inteligente Mazk
title_full_unstemmed Um modelo para a utilização da metodologia ativa aprendizagem baseada em casos no sistema tutor inteligente Mazk
title_sort Um modelo para a utilização da metodologia ativa aprendizagem baseada em casos no sistema tutor inteligente Mazk
author Silva, Viviane Izabel da
author_facet Silva, Viviane Izabel da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pozzebon, Eliane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Viviane Izabel da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Sistemas tutoriais inteligentes
Aprendizagem ativa
topic Tecnologias da informação e comunicação
Sistemas tutoriais inteligentes
Aprendizagem ativa
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:18:18Z
2020-10-21T21:18:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 364671
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215593
identifier_str_mv 364671
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 134 p.| ils., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652297635364864