Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luana Elen de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243488
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.
id UFSC_b444e55cae89a8042e3e10ca7a004594
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243488
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a EducaçãoDesempenho escolar;Educação;Investimento em educação.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.O presente estudo é uma replicação científica que descreve a relação entre os gastos na educação, produto interno bruto, contextos educacionais e o desempenho escolar mensurado por meio das médias das notas mais recentes da Prova SAEB 2019 das escolas de ensino médio nas regiões geográficas e unidades da federação do Brasil, por meio do método de regressão linear múltipla. O SAEB é o sistema de avaliação da educação básica, o qual permite o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) gerar informações sobre o desenvolvimento da educação básica brasileira e o que pode estar interferindo na educação dos alunos. A amostra foi composta por 27 estados do Brasil e foram analisadas 11 variáveis contextuais, nas quais 2 compuseram o modelo de regressão linear múltiplo: Índice de Regularidade Docente (IRD) e Taxa de Abandono (TAB). Essas variáveis obtiveram uma correlação múltipla de 78,4% com a variável dependente NPS, e um p-valor menor que 0,05 que rejeitou a hipótese nula, indicando que pelo menos uma das variáveis possui uma ligação com a constante. Assim, possuindo um coeficiente de determinação ajustado (R2 ajustado) de 0,58, resultando que 58% das variações na nota da prova SAEB são explicadas pela variação conjuntas de ambas variáveis do modelo 2. O estudo frisa a importância dos contextos escolares, bem como os estímulos do professor, o estado da economia do país e os gastos com a educação das unidades federativas brasileiras como forma de reduzir os efeitos desfavoráveis da atuação do desempenho escolar.Florianópolis, SC.Flach, LeonardoLerner, Arthur FredericoUniversidade Federal de Santa Catarina.Souza, Luana Elen de2022-12-23T16:44:20Z2022-12-23T16:44:20Z2022-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243488Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-23T16:44:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243488Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-23T16:44:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação
title Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação
spellingShingle Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação
Souza, Luana Elen de
Desempenho escolar;
Educação;
Investimento em educação.
title_short Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação
title_full Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação
title_fullStr Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação
title_full_unstemmed Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação
title_sort Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação
author Souza, Luana Elen de
author_facet Souza, Luana Elen de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flach, Leonardo
Lerner, Arthur Frederico
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luana Elen de
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho escolar;
Educação;
Investimento em educação.
topic Desempenho escolar;
Educação;
Investimento em educação.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-23T16:44:20Z
2022-12-23T16:44:20Z
2022-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243488
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652286372610048