Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243488 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis. |
id |
UFSC_b444e55cae89a8042e3e10ca7a004594 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243488 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a EducaçãoDesempenho escolar;Educação;Investimento em educação.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.O presente estudo é uma replicação científica que descreve a relação entre os gastos na educação, produto interno bruto, contextos educacionais e o desempenho escolar mensurado por meio das médias das notas mais recentes da Prova SAEB 2019 das escolas de ensino médio nas regiões geográficas e unidades da federação do Brasil, por meio do método de regressão linear múltipla. O SAEB é o sistema de avaliação da educação básica, o qual permite o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) gerar informações sobre o desenvolvimento da educação básica brasileira e o que pode estar interferindo na educação dos alunos. A amostra foi composta por 27 estados do Brasil e foram analisadas 11 variáveis contextuais, nas quais 2 compuseram o modelo de regressão linear múltiplo: Índice de Regularidade Docente (IRD) e Taxa de Abandono (TAB). Essas variáveis obtiveram uma correlação múltipla de 78,4% com a variável dependente NPS, e um p-valor menor que 0,05 que rejeitou a hipótese nula, indicando que pelo menos uma das variáveis possui uma ligação com a constante. Assim, possuindo um coeficiente de determinação ajustado (R2 ajustado) de 0,58, resultando que 58% das variações na nota da prova SAEB são explicadas pela variação conjuntas de ambas variáveis do modelo 2. O estudo frisa a importância dos contextos escolares, bem como os estímulos do professor, o estado da economia do país e os gastos com a educação das unidades federativas brasileiras como forma de reduzir os efeitos desfavoráveis da atuação do desempenho escolar.Florianópolis, SC.Flach, LeonardoLerner, Arthur FredericoUniversidade Federal de Santa Catarina.Souza, Luana Elen de2022-12-23T16:44:20Z2022-12-23T16:44:20Z2022-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243488Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-23T16:44:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243488Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-23T16:44:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação |
title |
Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação |
spellingShingle |
Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação Souza, Luana Elen de Desempenho escolar; Educação; Investimento em educação. |
title_short |
Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação |
title_full |
Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação |
title_fullStr |
Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação |
title_full_unstemmed |
Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação |
title_sort |
Desempenho Escolar no Brasil: análise dos resultados do SAEB e dos gastos públicos com a Educação |
author |
Souza, Luana Elen de |
author_facet |
Souza, Luana Elen de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flach, Leonardo Lerner, Arthur Frederico Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Luana Elen de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho escolar; Educação; Investimento em educação. |
topic |
Desempenho escolar; Educação; Investimento em educação. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-23T16:44:20Z 2022-12-23T16:44:20Z 2022-09-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243488 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652286372610048 |