Gastos com educação e desempenho escolar: uma análise no nível da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Fernando Vizotto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21122016-095018/
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo explorar a relação entre gastos com educação e desempenho escolar, a partir de informações de gastos no nível das escolas. O debate em torno da relação entre gastos e desempenho, em geral, tem se baseado em estimativas que utilizam dados agregados de gastos municipais com educação. Dessa forma, como pouco se sabe a respeito do que é feito, na prática, com os recursos destinados às escolas, as pesquisas se restringem ao apontamento da existência ou não de uma relação entre gastos agregados com educação e desempenho. Neste trabalho, indicamos a relevância da informação de gastos no nível da escola, segundo categorias de agregação dos gastos que apontem para determinadas funções ou atividades escolares, para que se possa avançar no sentido de compreender não somente se gastos com educação estão ou não associados ao desempenho, mas como diferentes tipos de gastos, associados a diferentes atividades escolares, estão relacionados de diferentes formas ao desempenho dos alunos. Assim, com base na revisão da literatura pertinente, elaboramos uma proposta de categorias de gastos com pessoal, para as escolas da rede municipal de São Bernardo do Campo, que esteja alinhada às atividades desenvolvidas pelas escolas, sendo as categorias de maior agregação as que dizem respeito ao que consideramos Gastos diretamente relacionados ao ensino e Gastos indiretamente relacionados ao ensino. A partir das categorias delimitadas, baseadas nas informações de gastos por escola, exploramos a relação entre gasto por aluno e desempenho em matemática na prova Brasil de 2013, por meio de análise de regressão. As estimativas revelaram que a relação entre gastos e desempenho não é homogênea entre as diferentes categorias de gasto e que a especificação dos modelos melhora na medida em que os gastos são desagregados. Dentre os resultados obtidos, destacamos aquele que indica uma relação positiva e significante entre os gastos com Coordenação pedagógica e o desempenho em matemática.
id USP_9c74a1ad4b99e7a0a7f9051f28a604b3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21122016-095018
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Gastos com educação e desempenho escolar: uma análise no nível da escolaExpenditures on education and school performance: an analysis at the school levelDesempenho escolarGastos com educaçãoGastos no nível da escolaRecursos escolaresSchool performanceSchool resourcesSpending at the school levelSpending on educationEsta dissertação tem como objetivo explorar a relação entre gastos com educação e desempenho escolar, a partir de informações de gastos no nível das escolas. O debate em torno da relação entre gastos e desempenho, em geral, tem se baseado em estimativas que utilizam dados agregados de gastos municipais com educação. Dessa forma, como pouco se sabe a respeito do que é feito, na prática, com os recursos destinados às escolas, as pesquisas se restringem ao apontamento da existência ou não de uma relação entre gastos agregados com educação e desempenho. Neste trabalho, indicamos a relevância da informação de gastos no nível da escola, segundo categorias de agregação dos gastos que apontem para determinadas funções ou atividades escolares, para que se possa avançar no sentido de compreender não somente se gastos com educação estão ou não associados ao desempenho, mas como diferentes tipos de gastos, associados a diferentes atividades escolares, estão relacionados de diferentes formas ao desempenho dos alunos. Assim, com base na revisão da literatura pertinente, elaboramos uma proposta de categorias de gastos com pessoal, para as escolas da rede municipal de São Bernardo do Campo, que esteja alinhada às atividades desenvolvidas pelas escolas, sendo as categorias de maior agregação as que dizem respeito ao que consideramos Gastos diretamente relacionados ao ensino e Gastos indiretamente relacionados ao ensino. A partir das categorias delimitadas, baseadas nas informações de gastos por escola, exploramos a relação entre gasto por aluno e desempenho em matemática na prova Brasil de 2013, por meio de análise de regressão. As estimativas revelaram que a relação entre gastos e desempenho não é homogênea entre as diferentes categorias de gasto e que a especificação dos modelos melhora na medida em que os gastos são desagregados. Dentre os resultados obtidos, destacamos aquele que indica uma relação positiva e significante entre os gastos com Coordenação pedagógica e o desempenho em matemática.This dissertation aims to explore the relationship between the money spent on education and school performance, based on the information about spending at the school-level. The debate on the relationship between expense and performance has been mostly based on estimates using the aggregated data of municipal spending on education. Thus, as little is known about what is actually done with the resources allocated to schools, researches on this subject are restricted to indicating the existence or the lack of a relationship between aggregate spending and performance. In this study, we show the relevance of the information on spending at the school level, according to categories of aggregate spending that point to certain functions or school activities. With this, we intend not only to understand if education expenses are or are not associated with performance, but also to observe how different types of costs associated with different school activities are related in different ways to the performance of students. Thus, based on literature review, we have proposed categories of personnel expenses for the municipal schools of São Bernardo do Campo, which are aligned to the activities developed by the schools. Categories of higher aggregation involve what we consider to be Expenses directly related to teaching and Expenses indirectly related to education. From the specific categories, which are based on information on spending per school, we explore the relationship between spending per student and their performance in the Mathematics exam in Prova Brasil 2013, using a regression analysis. The estimates have shown that the relationship between spending and performance is not homogeneous among the different categories of expenditure, and that specification of models improves as costs are disaggregated. Among the obtained results, we highlight the indication of a positive and significant relation between spending on Pedagogical coordination and performance on the mathematics exam.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Romualdo Luiz Portela deGalvão, Fernando Vizotto2016-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21122016-095018/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-21122016-095018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gastos com educação e desempenho escolar: uma análise no nível da escola
Expenditures on education and school performance: an analysis at the school level
title Gastos com educação e desempenho escolar: uma análise no nível da escola
spellingShingle Gastos com educação e desempenho escolar: uma análise no nível da escola
Galvão, Fernando Vizotto
Desempenho escolar
Gastos com educação
Gastos no nível da escola
Recursos escolares
School performance
School resources
Spending at the school level
Spending on education
title_short Gastos com educação e desempenho escolar: uma análise no nível da escola
title_full Gastos com educação e desempenho escolar: uma análise no nível da escola
title_fullStr Gastos com educação e desempenho escolar: uma análise no nível da escola
title_full_unstemmed Gastos com educação e desempenho escolar: uma análise no nível da escola
title_sort Gastos com educação e desempenho escolar: uma análise no nível da escola
author Galvão, Fernando Vizotto
author_facet Galvão, Fernando Vizotto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Romualdo Luiz Portela de
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Fernando Vizotto
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho escolar
Gastos com educação
Gastos no nível da escola
Recursos escolares
School performance
School resources
Spending at the school level
Spending on education
topic Desempenho escolar
Gastos com educação
Gastos no nível da escola
Recursos escolares
School performance
School resources
Spending at the school level
Spending on education
description Esta dissertação tem como objetivo explorar a relação entre gastos com educação e desempenho escolar, a partir de informações de gastos no nível das escolas. O debate em torno da relação entre gastos e desempenho, em geral, tem se baseado em estimativas que utilizam dados agregados de gastos municipais com educação. Dessa forma, como pouco se sabe a respeito do que é feito, na prática, com os recursos destinados às escolas, as pesquisas se restringem ao apontamento da existência ou não de uma relação entre gastos agregados com educação e desempenho. Neste trabalho, indicamos a relevância da informação de gastos no nível da escola, segundo categorias de agregação dos gastos que apontem para determinadas funções ou atividades escolares, para que se possa avançar no sentido de compreender não somente se gastos com educação estão ou não associados ao desempenho, mas como diferentes tipos de gastos, associados a diferentes atividades escolares, estão relacionados de diferentes formas ao desempenho dos alunos. Assim, com base na revisão da literatura pertinente, elaboramos uma proposta de categorias de gastos com pessoal, para as escolas da rede municipal de São Bernardo do Campo, que esteja alinhada às atividades desenvolvidas pelas escolas, sendo as categorias de maior agregação as que dizem respeito ao que consideramos Gastos diretamente relacionados ao ensino e Gastos indiretamente relacionados ao ensino. A partir das categorias delimitadas, baseadas nas informações de gastos por escola, exploramos a relação entre gasto por aluno e desempenho em matemática na prova Brasil de 2013, por meio de análise de regressão. As estimativas revelaram que a relação entre gastos e desempenho não é homogênea entre as diferentes categorias de gasto e que a especificação dos modelos melhora na medida em que os gastos são desagregados. Dentre os resultados obtidos, destacamos aquele que indica uma relação positiva e significante entre os gastos com Coordenação pedagógica e o desempenho em matemática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21122016-095018/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21122016-095018/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090972656599040