Possibilidades e Limites na Cooperação Universidade-Empresa-Governo: análise da experiência entre Unijuí-Sedai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitcel, Marlise Sozio
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Teixeira, Enise Barth, Beber, Marlise Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75042
Resumo: No ano 2000 o governo do RS, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai), iniciou uma integração com universidades gaúchas para o desenvolvimento e execução de convênios: Programas Extensão Empresarial, Redes de Cooperação e Capacitação Empresarial. Esta pesquisa toma como referência esses convênios para analisar a parceria entre Unijuí e Sedai no atendimento das micro, pequenas e médias empresas (MPME s) da Região Noroeste Colonial. No que concerne à metodologia, a investigação se caracteriza por uma abordagem qualitativa, quanto aos objetivos a pesquisa é exploratória. O processo metodológico utilizado consiste em pesquisa de campo, bibliográfica e documental. A investigação configura-se num estudo de caso. A discussão acerca da cooperação Universidade-Empresa-Governo é recente, porém é preocupação relevante no meio acadêmico, como forma de disseminação do saber, sobretudo em relação a pesquisas voltadas para o setor produtivo. Também é de interesse das MPME s que precisam de maior apoio devido às incertezas do mercado que tal interação exista e se fortaleça. A esses dois públicos (universidade e empresas) falta o fomento à iniciativa de cooperarem. A realização do fomento e da indução à cooperação é possivelmente a principal função governamental nesta relação. Nestas condições, é possível haver cooperação proveitosa entre Universidade- Empresa-Governo, de maneira que seja socializado o aprendizado da empresa e da universidade, bem como o Estado pode atuar também no desenvolvimento econômico e social financiando serviços prestados para aos micro empreendimento. Todavia é imprescindível que se busque respeitar a essência destas instituições para preservar suas identidades no processo de interação.
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