Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197222 |
Resumo: | Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/heduc/v23/2236-3459-heduc-23-e77747.pdf |
id |
UFSC_b498a70eebba3bd7b476f3255c438797 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197222 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicasFormação de professoresSaber profissionalEpistemologiaSaberes da açãoSaber objetivadoDisponível em: http://www.scielo.br/pdf/heduc/v23/2236-3459-heduc-23-e77747.pdfEste texto busca caracterizar saber objetivado tendo em vista a mobilização dessa noção no debate que trata da constituição dos saberes presentes no ensino e na formação de professores. Para tal, o estudo realiza um inventário sobre os modos diferentes de tratar os saberes presentes no ensino e na formação de professores, levando em consideração mapeamentos brasileiros recentes da pesquisa educacional sobre o tema. Na investigação dos saberes, dois tipos estão presentes: os saberes da ação e os saberes objetivados. Os primeiros constituindo paradigma dominante orientador das pesquisas sobre formação de professores, conforme indicação dos mapeamentos; e os saberes objetivados, sendo tratados por recentes estudos vindos da Universidade de Genebra, na Suíça, de modo a melhor caracterizar como historicamente são configurados os saberes presentes na formação de professores. Como conclusão, o texto argumenta sobre a importância da mobilização de bases teórico-metodológicas que tornem inteligíveis processos e dinâmicas de produção dos saberes profissionais dos professores, colocando no centro das discussões o saber, trazendo para o debate a epistemologia, tratada no campo da formação de professores, problematizando os saberes pedagógicos em termos de processos de objetivação, dando sentido às investigações que visam compreender como se constituem os saberes objetivados em sua articulação com os saberes da ação.História da Educação2019-07-08T21:17:28Z2019-07-08T21:17:28Z2019-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. SABER OBJETIVADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES PEDAGÓGICO-EPISTEMOLÓGICAS. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-22, 2019.2236-3459https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197222Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-08T21:17:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197222Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-08T21:17:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas |
title |
Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas |
spellingShingle |
Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas Valente, Wagner Rodrigues Formação de professores Saber profissional Epistemologia Saberes da ação Saber objetivado |
title_short |
Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas |
title_full |
Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas |
title_fullStr |
Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas |
title_full_unstemmed |
Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas |
title_sort |
Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas |
author |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Saber profissional Epistemologia Saberes da ação Saber objetivado |
topic |
Formação de professores Saber profissional Epistemologia Saberes da ação Saber objetivado |
description |
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/heduc/v23/2236-3459-heduc-23-e77747.pdf |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-08T21:17:28Z 2019-07-08T21:17:28Z 2019-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. SABER OBJETIVADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES PEDAGÓGICO-EPISTEMOLÓGICAS. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-22, 2019. 2236-3459 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197222 |
identifier_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. SABER OBJETIVADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES PEDAGÓGICO-EPISTEMOLÓGICAS. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-22, 2019. 2236-3459 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652415825608704 |