Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197222
Resumo: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/heduc/v23/2236-3459-heduc-23-e77747.pdf
id UFSC_b498a70eebba3bd7b476f3255c438797
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197222
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicasFormação de professoresSaber profissionalEpistemologiaSaberes da açãoSaber objetivadoDisponível em: http://www.scielo.br/pdf/heduc/v23/2236-3459-heduc-23-e77747.pdfEste texto busca caracterizar saber objetivado tendo em vista a mobilização dessa noção no debate que trata da constituição dos saberes presentes no ensino e na formação de professores. Para tal, o estudo realiza um inventário sobre os modos diferentes de tratar os saberes presentes no ensino e na formação de professores, levando em consideração mapeamentos brasileiros recentes da pesquisa educacional sobre o tema. Na investigação dos saberes, dois tipos estão presentes: os saberes da ação e os saberes objetivados. Os primeiros constituindo paradigma dominante orientador das pesquisas sobre formação de professores, conforme indicação dos mapeamentos; e os saberes objetivados, sendo tratados por recentes estudos vindos da Universidade de Genebra, na Suíça, de modo a melhor caracterizar como historicamente são configurados os saberes presentes na formação de professores. Como conclusão, o texto argumenta sobre a importância da mobilização de bases teórico-metodológicas que tornem inteligíveis processos e dinâmicas de produção dos saberes profissionais dos professores, colocando no centro das discussões o saber, trazendo para o debate a epistemologia, tratada no campo da formação de professores, problematizando os saberes pedagógicos em termos de processos de objetivação, dando sentido às investigações que visam compreender como se constituem os saberes objetivados em sua articulação com os saberes da ação.História da Educação2019-07-08T21:17:28Z2019-07-08T21:17:28Z2019-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. SABER OBJETIVADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES PEDAGÓGICO-EPISTEMOLÓGICAS. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-22, 2019.2236-3459https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197222Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-08T21:17:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197222Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-08T21:17:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas
title Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas
spellingShingle Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas
Valente, Wagner Rodrigues
Formação de professores
Saber profissional
Epistemologia
Saberes da ação
Saber objetivado
title_short Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas
title_full Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas
title_fullStr Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas
title_full_unstemmed Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas
title_sort Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Saber profissional
Epistemologia
Saberes da ação
Saber objetivado
topic Formação de professores
Saber profissional
Epistemologia
Saberes da ação
Saber objetivado
description Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/heduc/v23/2236-3459-heduc-23-e77747.pdf
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08T21:17:28Z
2019-07-08T21:17:28Z
2019-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. SABER OBJETIVADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES PEDAGÓGICO-EPISTEMOLÓGICAS. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-22, 2019.
2236-3459
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197222
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. SABER OBJETIVADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES PEDAGÓGICO-EPISTEMOLÓGICAS. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-22, 2019.
2236-3459
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv História da Educação
publisher.none.fl_str_mv História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652415825608704