Ensino bilíngue de Matemática para surdos: uma proposta de sequência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235622 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Matemática |
id |
UFSC_b4b55c8caa2664aec14a10401e3d87ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235622 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensino bilíngue de Matemática para surdos: uma proposta de sequência didáticaEducação do surdo. Matemática para surdos. Inclusão.Deaf education. Mathematics for the Deaf. InclusionTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em MatemáticaEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar uma sequência didática de Matemática Financeira contemplando o ensino bilíngue de estudantes surdos de Ensino Fundamental. No cotidiano de sala de aula é possível identificar algumas das dificuldades que os alunos surdos enfrentam em termos de linguagem nas aulas de Matemática, dado que esta disciplina tem uma linguagem própria, e o reduzido leque vocabular dificulta a compreensão dos enunciados dos assuntos abordados e das tarefas requisitadas. Diante das dificuldades dos alunos surdos em relação à compreensão dos conteúdos matemáticos, surgiu a necessidade da elaboração de sequências didáticas que busquem a identificação cultural nos conhecimentos matemáticos como ponto de partida do ensino do surdo. A proposta de sequência didática do tema da Matemática Financeira aqui apresentada foi elaborada com o intuito de ser desenvolvida durante o transcorrer de quatro aulas para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Importante ressaltar que a sequência didática apresentada nesse trabalho tem a intenção de promover interação entre alunos surdos e ouvintes, bem como permitir a aquisição de conceitos matemáticos tanto em Libras quanto em Língua Portuguesa, ou seja, ambas as línguas coexistindo durante as aulas.This Course Completion Work aims to present a didactic sequence of Financial Mathematics contemplating the bilingual education of deaf students in Elementary School. In everyday classroom life, it is possible to identify some of the difficulties that deaf students face in terms of language in Mathematics classes, given that this discipline has its own language, and the reduced range of vocabulary makes it difficult to understand the statements of the subjects covered and the required tasks. Faced with the difficulties of deaf students in relation to the understanding of mathematical content, the need arose to develop didactic sequences that seek cultural identification in mathematical knowledge as a starting point for teaching the deaf. The proposal for a didactic sequence of the theme of Financial Mathematics presented here was elaborated with the intention of being developed during the course of four classes for students of the 6th year of Elementary School. It is important to emphasize that the didactic sequence presented in this work will intend to promote interaction between deaf and hearing students, as well as to allow the acquisition of mathematical concepts in both Libras and Portuguese, that is, both languages coexisting during classes.Blumenau, SCCorrêa, Fabiana SchmittReips, LouiseUniversidade Federal de Santa Catarinade Sá, Déborah Pierre Moraes2022-06-14T13:20:56Z2022-06-14T13:20:56Z2022-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235622info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-06-14T13:20:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235622Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-14T13:20:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino bilíngue de Matemática para surdos: uma proposta de sequência didática |
title |
Ensino bilíngue de Matemática para surdos: uma proposta de sequência didática |
spellingShingle |
Ensino bilíngue de Matemática para surdos: uma proposta de sequência didática de Sá, Déborah Pierre Moraes Educação do surdo. Matemática para surdos. Inclusão. Deaf education. Mathematics for the Deaf. Inclusion |
title_short |
Ensino bilíngue de Matemática para surdos: uma proposta de sequência didática |
title_full |
Ensino bilíngue de Matemática para surdos: uma proposta de sequência didática |
title_fullStr |
Ensino bilíngue de Matemática para surdos: uma proposta de sequência didática |
title_full_unstemmed |
Ensino bilíngue de Matemática para surdos: uma proposta de sequência didática |
title_sort |
Ensino bilíngue de Matemática para surdos: uma proposta de sequência didática |
author |
de Sá, Déborah Pierre Moraes |
author_facet |
de Sá, Déborah Pierre Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Corrêa, Fabiana Schmitt Reips, Louise Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sá, Déborah Pierre Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do surdo. Matemática para surdos. Inclusão. Deaf education. Mathematics for the Deaf. Inclusion |
topic |
Educação do surdo. Matemática para surdos. Inclusão. Deaf education. Mathematics for the Deaf. Inclusion |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Matemática |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-14T13:20:56Z 2022-06-14T13:20:56Z 2022-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235622 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Blumenau, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Blumenau, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652357636980736 |