Implantação do Método Canguru: desafios de uma unidade neonatal do Sul do Brasil
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197143 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
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Implantação do Método Canguru: desafios de uma unidade neonatal do Sul do BrasilEnfermagem NeonatalRecém-nascidoMétodo CanguruUnidade de Terapia Intensiva NeonatalPolítica de SaúdeTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.Em todo o mundo, nascem por ano em média 20 milhões de bebês pré-termo e de baixo peso. Esse elevado número constitui um importante problema de saúde, e está associado a uma elevada taxa de morbimortalidade neonatal. Neste contexto, o Método Canguru desponta como uma alternativa para a melhoria dos cuidados prestados ao recém-nascido. Entre o período de 2005 a 2007, o Ministério da Saúde financiou pesquisas a fim de avaliar o impacto das capacitações dos profissionais para o Método, onde foi observado que os cursos sensibilizavam os profissionais, mas não garantiam a implantação das Unidades Canguru. Dentro desta perspectiva, pretendemos investigar a realidade de uma unidade neonatal do sul do Brasil. Assim, este estudo tem o objetivo de identificar as dificuldades encontradas pelos profissionais de saúde para a implantação do Método Canguru na Unidade Neonatal. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa. Foram convidados a participar do estudo profissionais de saúde que atuavam na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do respectivo hospital e que realizaram o curso de Tutores para o Método Canguru pelo Ministério da Saúde, também se utilizou a técnica de snowball para incluir outros profissionais. A coleta de dados ocorreu no período de março a abril de 2019, através de entrevista semiestruturada, com o auxilio da matriz SWOT. Os dados foram analisados a partir da proposta de análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa seguiu a Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. A execução do estudo deu inicio após a autorização da direção do Hospital e da aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados foram apresentados a partir de três categorias: Implementação de princípios do Método Canguru na prática; Dificuldades na efetivação das três etapas do Método Canguru e Necessidade de educação permanente. Estas categorias mostram a necessidade de apoio dos gestores para o sucesso da implementação desta política de saúde. O estudo revela a importância dos gestores serem capacitados a respeito do Método, conhecendo os benefícios desta implantação, e principalmente do retorno a longo prazo que o Método Canguru pode trazer tanto para o hospital, como para a comunidade que utiliza deste serviço. Ao sensibilizar os gestores, será mais fácil obter seu apoio para a contratação de novos funcionários e a autorização para as reformas necessárias para a implantação das três etapas. Por fim, a ampliação das capacitações para os profissionais foram pontos levantados também como cruciais para a construção de uma política de saúde boa e duradoura.Florianópolis, SCCosta, RobertaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Flávia Aguiar2019-07-04T18:19:54Z2019-07-04T18:19:54Z2019-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197143info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-04T18:19:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197143Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-04T18:19:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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