Análise cfd de um hélice da série b com diferentes ângulos de caimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165288 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval. |
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Análise cfd de um hélice da série b com diferentes ângulos de caimentoSérie B de WageningenCurvas de DesempenhoÂngulo de CaimentoFluidodinâmica ComputacionalEmissão de RuídoWageningen B-seriesPerformance CurvesRakeComputational Fluid DynamicsNoise EmissionTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.O principal poder de dissuasão de um submarino reside em sua capacidade de permanecer oculto e para tal ele tem que emitir o menor nível de ruído possível. Existem diversas fontes de ruído em um submarino, contudo o maior responsável pela emissão de ruído externo é o propulsor devido a cavitação. Sendo assim, este trabalho teve o objetivo de estudar o ângulo de caimento que é um parâmetro geométrico do hélice com o intuito de reduzir a emissão de ruídos gerado pelo mesmo sem prejudicar significativamente sua eficiência propulsiva, para esse fim utilizou-se simulações computacionais. Quatro hélices da série B com ângulo de caimento de 15°, 10°, 0° e -10° foram simulados no STAR-CCM+ e o resultado obtido apontou que um hélice com caimento positivo possui uma menor emissão de ruídos se comparados aos outros, porém possui uma eficiência em águas abertas (ƞO), menor que o hélice sem caimento.The main power of dissuasion of a submarine consists in her ability to remain hidden and for emitting the lowest possible level of noise. There are many sources of noise in a submarine, however the biggest responsible for it is the propeller, due to cavitation. Thus this work aimed to study the rake angle, which is a geometric parameter of the propeller, to reduce noise emissions generated by the propeller without significant losses in its propulsion efficiency, using computational simulations for this. Four B series propellers with rake angles of 15, 10, 0 and -10 degrees were simulated on STAR-CCM+ and the result showed that a propeller with a positive rake angle provided a lower level of noise emission compared to the others, but it has a lower open-water efficiency compared to a propeller with no rake angle.Tancredi, Thiago PontinUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Victor Gonçalves da2016-07-25T18:39:01Z2016-07-25T18:39:01Z2016-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165288porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-25T18:39:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/165288Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-07-25T18:39:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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