A nova educação profissional de nível técnico: estudo para a concepção de um modelo para o CEFET-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarelli, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82309
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_b58cf7940da1ed50b6a971dee1bb76c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82309
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A nova educação profissional de nível técnico: estudo para a concepção de um modelo para o CEFET-PREngenharia de produçãoEnsino tecnicoMercado de trabalhoFormação profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O ensino profissionalizante no país passou por fases que permitiram consolidá-lo na Educação Brasileira, fortalecendo as instituições especializadas que o tinham como base para a sua atuação. Durante muitos anos, estas escolas, em quase todo o país, experimentaram um alto índice de procura e sucesso. A credibilidade depositada pela sociedade vinha de um currículo integrado e que garantia boa formação para o ensino médio, conjugado com uma preparação profissionalizante para o mercado de trabalho. O que parecia ser um modelo ideal não se consolidou na prática, visto que a grande parte dos alunos só buscavam este ensino pela gratuidade e preparação ao vestibular, descaracterizando assim a proposta do ensino profissionalizante, que era de formar o indivíduo não só para a vida, mas principalmente para a sua preparação e inserção no mercado de trabalho. Nesta dissertação foi desenvolvido um estudo que analisa esta condição, comparada com a proposta educacional estabelecida pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE), de 1996, para a educação profissional. Definidas estas considerações, o objetivo é desenvolver uma proposta que permita à instituição, respeitadas as suas condições estruturais enquanto sistema, adotar um novo modelo curricular, único em todas as suas unidades para a atuação na Educação Profissional de nível técnico, instituído dentro das novas premissas legais estabelecidas para este nível de ensino. The professional educational system in the country went by phases that allowed consolidating it in the Brazilian Education system, strengthening the specialised schools that had it as centrepiece for its performance. For many years these schools, in almost the whole country, have proved a high search and success indexes. The system's credibility granted by the society came from an integrated curriculum that guaranty good middle level education together with a professional development for the job market. The professional education model that seemed to be ideal, did not consolidate in practice, because great part of the students only looked for its free middle level education and for their preparation to the University access's exam, modifying the original proposal of the vocational teaching. This proposal was based on preparing the person not only for the life, but mainly for your insertion in the job market. In this thesis it is developed an analyses of this old education condition, compared with the educational proposal established by new LDB 1996, for the professional education. Defined these considerations, the objective is to develop a study that allows the schools, respected its structural conditions while system, to adopt a new curricular model in all its units for a better performance in the professional education system of technical level, instituted in the new legal premises established for this educational level.Florianópolis, SCLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaCatarelli, Carlos Eduardo2012-10-19T13:52:36Z2012-10-19T13:52:36Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisi, 142 f.| il., tabs., grafs.application/pdf187909http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82309porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:29:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82309Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:29:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A nova educação profissional de nível técnico: estudo para a concepção de um modelo para o CEFET-PR
title A nova educação profissional de nível técnico: estudo para a concepção de um modelo para o CEFET-PR
spellingShingle A nova educação profissional de nível técnico: estudo para a concepção de um modelo para o CEFET-PR
Catarelli, Carlos Eduardo
Engenharia de produção
Ensino tecnico
Mercado de trabalho
Formação profissional
title_short A nova educação profissional de nível técnico: estudo para a concepção de um modelo para o CEFET-PR
title_full A nova educação profissional de nível técnico: estudo para a concepção de um modelo para o CEFET-PR
title_fullStr A nova educação profissional de nível técnico: estudo para a concepção de um modelo para o CEFET-PR
title_full_unstemmed A nova educação profissional de nível técnico: estudo para a concepção de um modelo para o CEFET-PR
title_sort A nova educação profissional de nível técnico: estudo para a concepção de um modelo para o CEFET-PR
author Catarelli, Carlos Eduardo
author_facet Catarelli, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lapolli, Edis Mafra
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Catarelli, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino tecnico
Mercado de trabalho
Formação profissional
topic Engenharia de produção
Ensino tecnico
Mercado de trabalho
Formação profissional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T13:52:36Z
2012-10-19T13:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 187909
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82309
identifier_str_mv 187909
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv i, 142 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651981666910208