GESTÃO DA QUALIDADE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÃO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS E OPERACIONAIS PELOS DISCENTES, DOCENTES E GESTORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Maria Teresa Gomes
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Teixeira, Rivanda Meira, Barbosa, Jenny Dantas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96975
Resumo: A busca da qualidade no ambiente educacional assume grande relevo em função da sua importância como agente de produção e difusão do conhecimento. Neste sentido, o governo federal criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, através da Lei 10.861, que tem como finalidade, entre outras, a busca a melhoria da qualidade da educação superior, a qualificação da gestão universitária, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social (CONAES, 2004). O presente artigo trata da gestão da qualidade em uma instituição de ensino superior, a Universidade Federal de Sergipe – UFS. Estudo de caso de caráter descritivo, objetiva verificar como as ações estratégicas e operacionais voltadas para a qualidade institucional são conduzidas pela UFS e como são percebidas pelo seu público interno: alunos, professores, chefes de departamento/coordenadores dos cursos e dirigentes da instituição. Foram coletadas as percepções dos diversos grupos estudados através de entrevistas pessoais e da aplicação de questionários, com 487 representantes dos alunos, 50 professores, 48 chefes/coordenadores e 07 gestores selecionados através de procedimentos estatísticos probabilísticos e não probabilísticos. Dentre os principais resultados, destacam-se as avaliações positivas tanto dos alunos, como dos docentes e chefes/coordenadores os seguintes aspectos: a) cursos de forma global; b) mercado de trabalho; c) currículos; d) laboratórios de informática; e) salas de aula e f) qualificação dos docentes. As avaliações negativas desses grupos se concentraram: a) na carência de docentes; b) nas deficiências de funcionamento e de acervo da biblioteca; c) nas dificuldades de manutenção dos laboratórios de prática e d) no ambiente físico e climatização das salas de aula. Os gestores da UFS destacaram, entre as principais ações estratégicas implementadas nos últimos cinco anos, a melhoria da infra-estrutura das salas de aulas, laboratórios, instalações departamentais e reforma da biblioteca e também a ampliação do número de vagas dos cursos, da ordem de 71,6%, nos últimos 5 (cinco) anos.
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Estudo de caso de caráter descritivo, objetiva verificar como as ações estratégicas e operacionais voltadas para a qualidade institucional são conduzidas pela UFS e como são percebidas pelo seu público interno: alunos, professores, chefes de departamento/coordenadores dos cursos e dirigentes da instituição. Foram coletadas as percepções dos diversos grupos estudados através de entrevistas pessoais e da aplicação de questionários, com 487 representantes dos alunos, 50 professores, 48 chefes/coordenadores e 07 gestores selecionados através de procedimentos estatísticos probabilísticos e não probabilísticos. Dentre os principais resultados, destacam-se as avaliações positivas tanto dos alunos, como dos docentes e chefes/coordenadores os seguintes aspectos: a) cursos de forma global; b) mercado de trabalho; c) currículos; d) laboratórios de informática; e) salas de aula e f) qualificação dos docentes. 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