DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Danilo de Melo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Cláudio Heleno Pinto da, Vecchia, Daniela Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131674
Resumo: A UAB tem por objetivo suprir uma demanda educacional do país, por meio da democratização da educação. Contudo, há uma discussão entre a efetividade destes programas, mais especificamente sobre os aspectos quantitativos e qualitativos do programa. Diante deste contexto, o artigo teve como objetivo apresentar uma análise critica sobre a UAB. Em relação ao método, a pesquisa foi classificada como exploratória, com uma abordagem qualitativa, sendo ainda classificada como documental e bibliográfica. Os resultados apontam que a expansão da educação superior a distância no Brasil cumpre um importante papel social, porém é necessário que esta expansão seja feita com qualidade. Além do mais, deve se conceder maior ênfase na avaliação das Tutorias e na equipe multidisciplinar responsável pela condução deste processo.
id UFSC_b5bea187344266e25c135aa7d4c44106
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131674
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)Universidade Aberta do Brasil. UAB. Educação Superior no Brasil. Educação à distância. Expansão da Educação Superior. Políticas públicasA UAB tem por objetivo suprir uma demanda educacional do país, por meio da democratização da educação. Contudo, há uma discussão entre a efetividade destes programas, mais especificamente sobre os aspectos quantitativos e qualitativos do programa. Diante deste contexto, o artigo teve como objetivo apresentar uma análise critica sobre a UAB. Em relação ao método, a pesquisa foi classificada como exploratória, com uma abordagem qualitativa, sendo ainda classificada como documental e bibliográfica. Os resultados apontam que a expansão da educação superior a distância no Brasil cumpre um importante papel social, porém é necessário que esta expansão seja feita com qualidade. Além do mais, deve se conceder maior ênfase na avaliação das Tutorias e na equipe multidisciplinar responsável pela condução deste processo.INPEAU2015-04-06T12:48:57Z2015-04-06T12:48:57Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131674Costa, Danilo de MeloSilva, Cláudio Heleno Pinto daVecchia, Daniela Costaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T12:48:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131674Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T12:48:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)
title DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)
spellingShingle DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)
Costa, Danilo de Melo
Universidade Aberta do Brasil. UAB. Educação Superior no Brasil. Educação à distância. Expansão da Educação Superior. Políticas públicas
title_short DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)
title_full DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)
title_fullStr DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)
title_full_unstemmed DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)
title_sort DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)
author Costa, Danilo de Melo
author_facet Costa, Danilo de Melo
Silva, Cláudio Heleno Pinto da
Vecchia, Daniela Costa
author_role author
author2 Silva, Cláudio Heleno Pinto da
Vecchia, Daniela Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Danilo de Melo
Silva, Cláudio Heleno Pinto da
Vecchia, Daniela Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Aberta do Brasil. UAB. Educação Superior no Brasil. Educação à distância. Expansão da Educação Superior. Políticas públicas
topic Universidade Aberta do Brasil. UAB. Educação Superior no Brasil. Educação à distância. Expansão da Educação Superior. Políticas públicas
description A UAB tem por objetivo suprir uma demanda educacional do país, por meio da democratização da educação. Contudo, há uma discussão entre a efetividade destes programas, mais especificamente sobre os aspectos quantitativos e qualitativos do programa. Diante deste contexto, o artigo teve como objetivo apresentar uma análise critica sobre a UAB. Em relação ao método, a pesquisa foi classificada como exploratória, com uma abordagem qualitativa, sendo ainda classificada como documental e bibliográfica. Os resultados apontam que a expansão da educação superior a distância no Brasil cumpre um importante papel social, porém é necessário que esta expansão seja feita com qualidade. Além do mais, deve se conceder maior ênfase na avaliação das Tutorias e na equipe multidisciplinar responsável pela condução deste processo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-06T12:48:57Z
2015-04-06T12:48:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131674
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652118778707968