Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marcos Vinícius Gonçalves
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79702
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_b5e98e4ba17fbf8baa63c4054c86b7c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79702
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informaçãoEngenharia de produçãoEnsino a distanciaTecnologia da informaçãoQualidade dos serviçosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta proposta visa à apresentação de um modelo de sistema que colete dados pertinentes ao processo de monitoramento da modalidade de Educação a Distância em cursos de nível superior, sugerindo a utilização de algumas ferramentas de tecnologia da Informação para monitoramento e análise desse processo. As tecnologias previstas englobam Data Warehouse ou Data Mart, Data Mining, ferramentas OLAP e paradigmas de Inteligência Artificial. Uma vez coletados os dados pertinentes aos cursos de EAD, analisa-se de acordo com os parâmetros pertinentes ao curso, de maneira a contribuir para a melhoria dos serviços prestados pelas instituições credenciadas. Nenhum sistema educacional competente e de qualidade é desenvolvido sem um sistema de avaliação competente, ou seja, avaliação é uma questão essencial. São poucos os sistemas de EAD existentes, cujo modelo de avaliação fornecem meios para avaliação formal e informal integradas, predominando os sistemas de avaliação formal, onde o principal objetivo desses modelos é fornecer dados classificatórios dos alunos, através de avaliações somativas. O modelo aqui proposto pretende integrar a avaliação formal e informal, procurando identificar os possíveis problemas de aprendizagem ocorridos durante a interação dos alunos com o ambiente de EAD, caracterizando um enfoque quase que essencialmente informal ao processo, utilizando para isto a coleta de dados de avaliações formativas e somativas, com o intuito de fornecer resultados que possibilitem um acompanhamento contínuo da infra-estrutura utilizada no ambiente de EAD. A análise dos dados coletados é de fundamental importância no processo, pois por meio desta pode-se monitorar o aprendizado do aluno e a qualidade do serviço prestado pela instituição credenciada. O sistema poderá emitir relatórios freqüentes das análises efetuadas e, se encontrada alguma anormalidade nas análises, deverá ainda emitir relatórios de advertência endereçados aos órgãos controladores do processo. Isso disponibiliza informações consistentes para a tomada de decisão, seja a correção de rumos do processo em andamento ou outra atitude administrativa condizente com a realidade monitorada. Este projeto propõe uma metodologia de monitoramento de avaliações dos alunos e professores/tutores, com a intenção de garantir a qualidade mínima necessária ao processo de ensino-aprendizagem executado através da modalidade de EAD. A avaliação é considerada uma das principais etapas do processo de ensino e aprendizagem, e não pode ser desvinculada de todas as demais etapas. O diferencial deste processo é que a avaliação deve ser feita durante todo o desenrolar do processo de ensino e aprendizagem.Florianópolis, SCTodesco, Jose LeomarUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Marcos Vinícius Gonçalves2012-10-18T06:42:59Z2012-10-18T06:42:59Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 102 f.| il., tabs.application/pdf187434http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79702porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T00:37:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79702Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T00:37:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação
title Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação
spellingShingle Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação
Vieira, Marcos Vinícius Gonçalves
Engenharia de produção
Ensino a distancia
Tecnologia da informação
Qualidade dos serviços
title_short Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação
title_full Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação
title_fullStr Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação
title_full_unstemmed Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação
title_sort Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação
author Vieira, Marcos Vinícius Gonçalves
author_facet Vieira, Marcos Vinícius Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Todesco, Jose Leomar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Marcos Vinícius Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino a distancia
Tecnologia da informação
Qualidade dos serviços
topic Engenharia de produção
Ensino a distancia
Tecnologia da informação
Qualidade dos serviços
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T06:42:59Z
2012-10-18T06:42:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 187434
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79702
identifier_str_mv 187434
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ii, 102 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651989237628928