Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79702 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_b5e98e4ba17fbf8baa63c4054c86b7c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79702 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informaçãoEngenharia de produçãoEnsino a distanciaTecnologia da informaçãoQualidade dos serviçosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta proposta visa à apresentação de um modelo de sistema que colete dados pertinentes ao processo de monitoramento da modalidade de Educação a Distância em cursos de nível superior, sugerindo a utilização de algumas ferramentas de tecnologia da Informação para monitoramento e análise desse processo. As tecnologias previstas englobam Data Warehouse ou Data Mart, Data Mining, ferramentas OLAP e paradigmas de Inteligência Artificial. Uma vez coletados os dados pertinentes aos cursos de EAD, analisa-se de acordo com os parâmetros pertinentes ao curso, de maneira a contribuir para a melhoria dos serviços prestados pelas instituições credenciadas. Nenhum sistema educacional competente e de qualidade é desenvolvido sem um sistema de avaliação competente, ou seja, avaliação é uma questão essencial. São poucos os sistemas de EAD existentes, cujo modelo de avaliação fornecem meios para avaliação formal e informal integradas, predominando os sistemas de avaliação formal, onde o principal objetivo desses modelos é fornecer dados classificatórios dos alunos, através de avaliações somativas. O modelo aqui proposto pretende integrar a avaliação formal e informal, procurando identificar os possíveis problemas de aprendizagem ocorridos durante a interação dos alunos com o ambiente de EAD, caracterizando um enfoque quase que essencialmente informal ao processo, utilizando para isto a coleta de dados de avaliações formativas e somativas, com o intuito de fornecer resultados que possibilitem um acompanhamento contínuo da infra-estrutura utilizada no ambiente de EAD. A análise dos dados coletados é de fundamental importância no processo, pois por meio desta pode-se monitorar o aprendizado do aluno e a qualidade do serviço prestado pela instituição credenciada. O sistema poderá emitir relatórios freqüentes das análises efetuadas e, se encontrada alguma anormalidade nas análises, deverá ainda emitir relatórios de advertência endereçados aos órgãos controladores do processo. Isso disponibiliza informações consistentes para a tomada de decisão, seja a correção de rumos do processo em andamento ou outra atitude administrativa condizente com a realidade monitorada. Este projeto propõe uma metodologia de monitoramento de avaliações dos alunos e professores/tutores, com a intenção de garantir a qualidade mínima necessária ao processo de ensino-aprendizagem executado através da modalidade de EAD. A avaliação é considerada uma das principais etapas do processo de ensino e aprendizagem, e não pode ser desvinculada de todas as demais etapas. O diferencial deste processo é que a avaliação deve ser feita durante todo o desenrolar do processo de ensino e aprendizagem.Florianópolis, SCTodesco, Jose LeomarUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Marcos Vinícius Gonçalves2012-10-18T06:42:59Z2012-10-18T06:42:59Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 102 f.| il., tabs.application/pdf187434http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79702porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T00:37:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79702Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T00:37:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação |
title |
Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação |
spellingShingle |
Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação Vieira, Marcos Vinícius Gonçalves Engenharia de produção Ensino a distancia Tecnologia da informação Qualidade dos serviços |
title_short |
Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação |
title_full |
Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação |
title_fullStr |
Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação |
title_full_unstemmed |
Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação |
title_sort |
Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação |
author |
Vieira, Marcos Vinícius Gonçalves |
author_facet |
Vieira, Marcos Vinícius Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Todesco, Jose Leomar Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Marcos Vinícius Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Tecnologia da informação Qualidade dos serviços |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Tecnologia da informação Qualidade dos serviços |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T06:42:59Z 2012-10-18T06:42:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
187434 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79702 |
identifier_str_mv |
187434 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ii, 102 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651989237628928 |