A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcus Aldenisson
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1971
Resumo: A Pedagogia Moderna considerada neste artigo é aquela que emerge no rol das transformações da escola primária. No bojo das idealizações dessa pedagogia, o método intuitivo ganha destaque. Na reorganização do currículo da escola primária, esse método torna-se núcleo das normatizações. Assim, a questão orientadora deste artigo, enuncia-se nas seguintes palavras: Como o uso do método intuitivo foi normatizado para o ensino dos saberes aritméticos? Como resultado parcial, o estudo revelou que a presença da vaga intuitiva no cenário educacional brasileiro proporcionou um novo realce às formas de se ensinar os saberes da Aritmética do curso primário – com e pelas coisas.
id UNIT-2_4bf82119840f39ce8f7d97511f3ba05a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1971
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisasAritmética. Método intuitivo. Pedagogia ModernaA Pedagogia Moderna considerada neste artigo é aquela que emerge no rol das transformações da escola primária. No bojo das idealizações dessa pedagogia, o método intuitivo ganha destaque. Na reorganização do currículo da escola primária, esse método torna-se núcleo das normatizações. Assim, a questão orientadora deste artigo, enuncia-se nas seguintes palavras: Como o uso do método intuitivo foi normatizado para o ensino dos saberes aritméticos? Como resultado parcial, o estudo revelou que a presença da vaga intuitiva no cenário educacional brasileiro proporcionou um novo realce às formas de se ensinar os saberes da Aritmética do curso primário – com e pelas coisas.Editora Universitária Tiradentes2015-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/197110.17564/2316-3828.2015v3n2p9-21EDUCAÇÃO; v. 3 n. 2 (2015); 9-212316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2015v3n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1971/1117Oliveira, Marcus Aldenissoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:46:56Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1971Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:54.456532Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas
title A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas
spellingShingle A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas
Oliveira, Marcus Aldenisson
Aritmética. Método intuitivo. Pedagogia Moderna
title_short A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas
title_full A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas
title_fullStr A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas
title_full_unstemmed A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas
title_sort A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas
author Oliveira, Marcus Aldenisson
author_facet Oliveira, Marcus Aldenisson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marcus Aldenisson
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética. Método intuitivo. Pedagogia Moderna
topic Aritmética. Método intuitivo. Pedagogia Moderna
description A Pedagogia Moderna considerada neste artigo é aquela que emerge no rol das transformações da escola primária. No bojo das idealizações dessa pedagogia, o método intuitivo ganha destaque. Na reorganização do currículo da escola primária, esse método torna-se núcleo das normatizações. Assim, a questão orientadora deste artigo, enuncia-se nas seguintes palavras: Como o uso do método intuitivo foi normatizado para o ensino dos saberes aritméticos? Como resultado parcial, o estudo revelou que a presença da vaga intuitiva no cenário educacional brasileiro proporcionou um novo realce às formas de se ensinar os saberes da Aritmética do curso primário – com e pelas coisas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1971
10.17564/2316-3828.2015v3n2p9-21
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1971
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2015v3n2p9-21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1971/1117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 3 n. 2 (2015); 9-21
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2015v3n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613351047168