A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1971 |
Resumo: | A Pedagogia Moderna considerada neste artigo é aquela que emerge no rol das transformações da escola primária. No bojo das idealizações dessa pedagogia, o método intuitivo ganha destaque. Na reorganização do currículo da escola primária, esse método torna-se núcleo das normatizações. Assim, a questão orientadora deste artigo, enuncia-se nas seguintes palavras: Como o uso do método intuitivo foi normatizado para o ensino dos saberes aritméticos? Como resultado parcial, o estudo revelou que a presença da vaga intuitiva no cenário educacional brasileiro proporcionou um novo realce às formas de se ensinar os saberes da Aritmética do curso primário – com e pelas coisas. |
id |
UNIT-2_4bf82119840f39ce8f7d97511f3ba05a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1971 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisasAritmética. Método intuitivo. Pedagogia ModernaA Pedagogia Moderna considerada neste artigo é aquela que emerge no rol das transformações da escola primária. No bojo das idealizações dessa pedagogia, o método intuitivo ganha destaque. Na reorganização do currículo da escola primária, esse método torna-se núcleo das normatizações. Assim, a questão orientadora deste artigo, enuncia-se nas seguintes palavras: Como o uso do método intuitivo foi normatizado para o ensino dos saberes aritméticos? Como resultado parcial, o estudo revelou que a presença da vaga intuitiva no cenário educacional brasileiro proporcionou um novo realce às formas de se ensinar os saberes da Aritmética do curso primário – com e pelas coisas.Editora Universitária Tiradentes2015-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/197110.17564/2316-3828.2015v3n2p9-21EDUCAÇÃO; v. 3 n. 2 (2015); 9-212316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2015v3n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1971/1117Oliveira, Marcus Aldenissoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:46:56Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1971Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:54.456532Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas |
title |
A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas |
spellingShingle |
A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas Oliveira, Marcus Aldenisson Aritmética. Método intuitivo. Pedagogia Moderna |
title_short |
A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas |
title_full |
A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas |
title_fullStr |
A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas |
title_full_unstemmed |
A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas |
title_sort |
A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas |
author |
Oliveira, Marcus Aldenisson |
author_facet |
Oliveira, Marcus Aldenisson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marcus Aldenisson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aritmética. Método intuitivo. Pedagogia Moderna |
topic |
Aritmética. Método intuitivo. Pedagogia Moderna |
description |
A Pedagogia Moderna considerada neste artigo é aquela que emerge no rol das transformações da escola primária. No bojo das idealizações dessa pedagogia, o método intuitivo ganha destaque. Na reorganização do currículo da escola primária, esse método torna-se núcleo das normatizações. Assim, a questão orientadora deste artigo, enuncia-se nas seguintes palavras: Como o uso do método intuitivo foi normatizado para o ensino dos saberes aritméticos? Como resultado parcial, o estudo revelou que a presença da vaga intuitiva no cenário educacional brasileiro proporcionou um novo realce às formas de se ensinar os saberes da Aritmética do curso primário – com e pelas coisas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1971 10.17564/2316-3828.2015v3n2p9-21 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1971 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2015v3n2p9-21 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1971/1117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 3 n. 2 (2015); 9-21 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2015v3n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613351047168 |