A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187215 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa em Meios e Processos Audiovisuais, São Paulo, 2018. |
id |
UFSC_b60f65ea03995f74feb98e294fdbf9a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/187215 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografiaFotografiaCinemaCinematografiaTese (doutorado) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa em Meios e Processos Audiovisuais, São Paulo, 2018.Este trabalho tem como objetivo pensar a fotografia cinematográfica dentro dos estudos do cinema como um modo de ampliar as perspectivas de abordagem sobre sua imagem. A partir da explicitação de seus aspectos físicos e sua potência em fazer reverberar uma série de questionamentos acerca da dimensão imaterial de seu corpo, traçamos um percurso heterogêneo pelos domínios da filosofia, da teoria da imagem e do cinema para desenvolver um pensamento que tenha como base a conjugação de saberes que constituem o olhar fotográfico. Nossa ênfase está no ato cinematográfico e nas relações recíprocas de seus elementos, isto é, no momento em que os gestos [humanos e técnicos] são acolhidos pela câmera e constroem as camadas do corpo fílmico, sua carne.Abstract : This work aims to approach cinematography within film studies as a way to broaden our perspectives on cinema image. Starting from making explicit some of its physical aspects and their potential to reverberate a series of questions about the immaterial dimension of its body, we trace a heterogeneous path through the domains of philosophy, image and cinema theory in order to develop a thought based on the conjugation of knowledge that constitutes the photographic gaze. Our emphasis is on the cinematographic act and the reciprocal relations of its elements, meaning to say, the moment in which gestures [human and technical] are sheltered by the camera and build the layers of the filmic body, its flesh and blood.Fernandes, Patrícia MoranUniversidade de São PauloScansani, Andréa Carla2018-06-20T04:05:39Z2018-06-20T04:05:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis335 p.| il.application/pdf355597https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187215porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-20T04:05:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187215Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-20T04:05:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia |
title |
A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia |
spellingShingle |
A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia Scansani, Andréa Carla Fotografia Cinema Cinematografia |
title_short |
A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia |
title_full |
A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia |
title_fullStr |
A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia |
title_full_unstemmed |
A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia |
title_sort |
A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia |
author |
Scansani, Andréa Carla |
author_facet |
Scansani, Andréa Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Patrícia Moran Universidade de São Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scansani, Andréa Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Cinema Cinematografia |
topic |
Fotografia Cinema Cinematografia |
description |
Tese (doutorado) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa em Meios e Processos Audiovisuais, São Paulo, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-20T04:05:39Z 2018-06-20T04:05:39Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
355597 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187215 |
identifier_str_mv |
355597 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
335 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652058547453952 |