A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scansani, Andréa Carla
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187215
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa em Meios e Processos Audiovisuais, São Paulo, 2018.
id UFSC_b60f65ea03995f74feb98e294fdbf9a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/187215
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografiaFotografiaCinemaCinematografiaTese (doutorado) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa em Meios e Processos Audiovisuais, São Paulo, 2018.Este trabalho tem como objetivo pensar a fotografia cinematográfica dentro dos estudos do cinema como um modo de ampliar as perspectivas de abordagem sobre sua imagem. A partir da explicitação de seus aspectos físicos e sua potência em fazer reverberar uma série de questionamentos acerca da dimensão imaterial de seu corpo, traçamos um percurso heterogêneo pelos domínios da filosofia, da teoria da imagem e do cinema para desenvolver um pensamento que tenha como base a conjugação de saberes que constituem o olhar fotográfico. Nossa ênfase está no ato cinematográfico e nas relações recíprocas de seus elementos, isto é, no momento em que os gestos [humanos e técnicos] são acolhidos pela câmera e constroem as camadas do corpo fílmico, sua carne.Abstract : This work aims to approach cinematography within film studies as a way to broaden our perspectives on cinema image. Starting from making explicit some of its physical aspects and their potential to reverberate a series of questions about the immaterial dimension of its body, we trace a heterogeneous path through the domains of philosophy, image and cinema theory in order to develop a thought based on the conjugation of knowledge that constitutes the photographic gaze. Our emphasis is on the cinematographic act and the reciprocal relations of its elements, meaning to say, the moment in which gestures [human and technical] are sheltered by the camera and build the layers of the filmic body, its flesh and blood.Fernandes, Patrícia MoranUniversidade de São PauloScansani, Andréa Carla2018-06-20T04:05:39Z2018-06-20T04:05:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis335 p.| il.application/pdf355597https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187215porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-20T04:05:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187215Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-20T04:05:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia
title A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia
spellingShingle A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia
Scansani, Andréa Carla
Fotografia
Cinema
Cinematografia
title_short A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia
title_full A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia
title_fullStr A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia
title_full_unstemmed A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia
title_sort A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia
author Scansani, Andréa Carla
author_facet Scansani, Andréa Carla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Patrícia Moran
Universidade de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Scansani, Andréa Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Cinema
Cinematografia
topic Fotografia
Cinema
Cinematografia
description Tese (doutorado) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa em Meios e Processos Audiovisuais, São Paulo, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-20T04:05:39Z
2018-06-20T04:05:39Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 355597
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187215
identifier_str_mv 355597
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 335 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652058547453952