Cinema de Sertão contemporâneo (2010-2020) : contribuições poéticas da direção de fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Ronald Souza de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46442
Resumo: Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2022.
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spelling Cinema de Sertão contemporâneo (2010-2020) : contribuições poéticas da direção de fotografiaCinematografiaCinema e poesiaCineastasDireção de fotografiaTese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2022.Nessa tese, testamos a hipótese de que existe uma direção de fotografia poética no Cinema de Sertão contemporâneo, criando e transformando seus personagens, espaços e paisagens, contribuindo para sua consolidação enquanto gênero cinematográfico específico. Essa poesia pode se expressar de modo dominante como um conceito visual que envolve toda a narrativa ou, de modos pontuais, como instantes poéticos que marcam a memória do espectador. Analisando um corpus composto por 30 filmes de ficção lançados entre 2010 e 2020, utilizamos como método a análise de cenas, a crítica de processo e a análise fílmica. Também utilizamos a realização e coleta de entrevistas a diretores de fotografia, guiadas pela sugestão de abordagem da Teoria de Cineastas em sua forma mais atual, que contempla todo profissional criativo envolvido na realização de um filme. Dividimos o texto em seis grandes partes: uma introdução, contextualizando o objeto de pesquisa, a estrutura da tese e principal marco teórico utilizado; o capítulo 1 – Origens do Cinema de Sertão, onde fazemos um levantamento histórico das abordagens desses cenários na cinematografia desde os anos 50; o capítulo 2 – A poesia e a consolidação do gênero, identificando elementos poéticos importantes nesse conjunto de obras e adentrando conceitos como o Sertão-mar, de Ismail Xavier; a intertextualidade, a partir de Robert Stam, Gérard Genette, Tiphaine Samoyault e Mikhail Bakhtin; e o discurso indireto livre, via Pier Paolo Pasolini. No capítulo 3 – Imagens poéticas no Cinema de Sertão contemporâneo, elegemos sete categorias de análise, típicas da direção de fotografia para a observação dos filmes mais recentes: iluminação; movimento; cor; enquadramento – que traz o subitem da contiguidade; ponto de vista; efeitos e intertextualidade, colocando lado a lado obras que façam uso desses recursos e contextualizando-as dentro da história do Cinema de Sertão, além de estabelecer contato com perspectivas teóricas a respeito da poesia, da imaginação e da linguagem cinematográfica. No capítulo 4 – Atuações da Paisagem, via Anne Cauquelin e Gaston Bachelard, relatamos a atuação do cenário como articulador poética mesmo nos filmes de cinematografia mais literal. Na conclusão, por fim, enfatizamos a confirmação do Cinema de Sertão como gênero emancipado e da direção de fotografia como elemento fundamental em sua consolidação, além de fazermos uma síntese das perspectivas e reflexões abordadas ao longo de todo o texto.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).In this PhD thesis, we aim to test the hypothesis about a possible poetic cinematography in the contemporary Cinema of Sertão, creating and transforming its characters, spaces and landscapes, contributing to its consolidation as a specific cinematographic genre. Such cinematographic poetry can express itself in a dominant way as a visual concept which involves the whole narrative or, in punctual ways, as poetic instants that mark the viewer's memory. Based on a corpus composed of 30 fiction films released between 2010 and 2020, we have used as a method the analysis of scenes, process criticism and film analysis. We also have used interviews with cinematographers guided by the suggestion of the Theory of Filmmakers approach in its most current form, which contemplates every creative professional involved in the making of a film. We have divided the text into six parts: an introduction, contextualizing the research objective, the structure of the thesis and the main theoretical framework used; chapter 1 – Origins of The Cinema of Sertão, where we have made a historical survey of the approaches of this setting, the Sertão, in cinematography since the 1950s; chapter 2 – Poetry and the consolidation of the genre, identifying important poetic elements in this set of films and entering concepts such as Sertão-sea by Ismail Xavier; intertextuality, by Robert Stam, Gérard Genette, Tiphaine Samoyault, and Mikhail Bakhtin; and free indirect discourse by Pier Paolo Pasolini. In chapter 3 – Poetic images in the contemporary Cinema of Sertão, we have elected seven categories of analysis typical of cinematography in order to observe the most recent films: lighting; movement; color; framing - which brings the sub-item of contiguity; point of view; effects and intertextuality, placing side by side films that make use of these resources and contextualizing them within the history of the Cinema of Sertão, besides relating them to theoretical perspectives regarding poetry, imagination and cinematographic language. In chapter 4 – Performances of the Landscape, with Anne Cauquelin and Gaston Bachelard, we also have reported the performance of the Sertão setting as a poetic articulator even in the most literal films. In conclusion, we have finally emphasized the Cinema of Sertão confirmation as an emancipated genre and the cinematography as a fundamental element in its consolidation, besides making a synthesis of the perspectives and reflections addressed throughout the text.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoDobal, SusanaJesus, Ronald Souza de2023-09-06T02:46:21Z2023-09-06T02:46:21Z2023-09-052022-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfJESUS, Ronald Souza de. Cinema de Sertão contemporâneo (2010-2020): contribuições poéticas da direção de fotografia. 2022. 304 f., il. 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