O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Janice Aparecida Gonçalves dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169028
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_b62a70525ebb4ace0e9537ed5aa7c566
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169028
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamentalTecnologias Digitais da Informação e Comunicação; jogos digitais, Letroca- game, processo ensino-aprendizagem.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O presente estudo busca analisar os resultados da aplicação de um jogo educativo digital em uma turma de anos iniciais do Ensino Fundamental, com intuito de identificar suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem. A opção pelo tema da pesquisa e pelo jogo Letroca-game se deu em virtude da abordagem deste assunto em uma das disciplinas oferecidas durante a Especialização em Educação na Cultura Digital. Inicialmente são apresentadas algumas reflexões sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na escola, a inserção do Computador na Educação, a implementação de laboratórios de informática nas escolas e o uso dos jogos digitais como recurso pedagógico. Em seguida relata-se a aplicação do jogo Letroca-game em uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental, destacando-se aspectos referentes às interações estabelecidas e ao aprendizado dos alunos durante as atividades. Após a aplicação do jogo, os alunos foram orientados a responder a um questionário manifestando sua percepção sobre a importância dos jogos digitais como atividade pedagógica. Diante das observações realizadas pela professora titular da turma (responsável por este estudo) e da análise das respostas dos alunos ao questionário, observou-se que o uso de jogos digitais como o Letroca-game pode contribuir para desenvolver habilidades e estimular a participação ativa dos alunos na construção de conhecimentos, tornando este processo mais significativo e prazeroso.Florianópolis, SCVieira, Kátia Regina Cunha FlôrUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Janice Aparecida Gonçalves dos2016-10-07T04:05:30Z2016-10-07T04:05:30Z2016-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169028porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-07T04:05:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169028Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-07T04:05:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental
title O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental
spellingShingle O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental
Santos, Janice Aparecida Gonçalves dos
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; jogos digitais, Letroca- game, processo ensino-aprendizagem.
title_short O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental
title_full O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental
title_fullStr O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental
title_sort O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental
author Santos, Janice Aparecida Gonçalves dos
author_facet Santos, Janice Aparecida Gonçalves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Kátia Regina Cunha Flôr
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Janice Aparecida Gonçalves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; jogos digitais, Letroca- game, processo ensino-aprendizagem.
topic Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; jogos digitais, Letroca- game, processo ensino-aprendizagem.
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-07T04:05:30Z
2016-10-07T04:05:30Z
2016-10-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169028
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652199376453632