O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169028 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_b62a70525ebb4ace0e9537ed5aa7c566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169028 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamentalTecnologias Digitais da Informação e Comunicação; jogos digitais, Letroca- game, processo ensino-aprendizagem.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O presente estudo busca analisar os resultados da aplicação de um jogo educativo digital em uma turma de anos iniciais do Ensino Fundamental, com intuito de identificar suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem. A opção pelo tema da pesquisa e pelo jogo Letroca-game se deu em virtude da abordagem deste assunto em uma das disciplinas oferecidas durante a Especialização em Educação na Cultura Digital. Inicialmente são apresentadas algumas reflexões sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na escola, a inserção do Computador na Educação, a implementação de laboratórios de informática nas escolas e o uso dos jogos digitais como recurso pedagógico. Em seguida relata-se a aplicação do jogo Letroca-game em uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental, destacando-se aspectos referentes às interações estabelecidas e ao aprendizado dos alunos durante as atividades. Após a aplicação do jogo, os alunos foram orientados a responder a um questionário manifestando sua percepção sobre a importância dos jogos digitais como atividade pedagógica. Diante das observações realizadas pela professora titular da turma (responsável por este estudo) e da análise das respostas dos alunos ao questionário, observou-se que o uso de jogos digitais como o Letroca-game pode contribuir para desenvolver habilidades e estimular a participação ativa dos alunos na construção de conhecimentos, tornando este processo mais significativo e prazeroso.Florianópolis, SCVieira, Kátia Regina Cunha FlôrUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Janice Aparecida Gonçalves dos2016-10-07T04:05:30Z2016-10-07T04:05:30Z2016-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169028porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-07T04:05:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169028Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-07T04:05:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental |
title |
O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental |
spellingShingle |
O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental Santos, Janice Aparecida Gonçalves dos Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; jogos digitais, Letroca- game, processo ensino-aprendizagem. |
title_short |
O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental |
title_full |
O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental |
title_fullStr |
O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental |
title_sort |
O uso dos jogos digitais como recurso auxiliar no processo auxilio-aprendizagem: uma experiência como o Letroca-game em uma turma da 5º do ensino fundamental |
author |
Santos, Janice Aparecida Gonçalves dos |
author_facet |
Santos, Janice Aparecida Gonçalves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Kátia Regina Cunha Flôr Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Janice Aparecida Gonçalves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; jogos digitais, Letroca- game, processo ensino-aprendizagem. |
topic |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; jogos digitais, Letroca- game, processo ensino-aprendizagem. |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-07T04:05:30Z 2016-10-07T04:05:30Z 2016-10-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169028 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
55 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652199376453632 |