O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA OS DOCENTES DE UMA IFES: UM CONTRIBUTO À ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOVO, LUCIANA FLORENTINO
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: ALMEIDA, ROGÉRIO DA SILVA, PINTO, RODRIGO SERPA, SILVA, JULIANA DOS SANTOS DA, CANTOS, LUCIARA DA CRUZ, MORAES, MARTA GABRIELA DE FARIAS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96995
Resumo: Conhecer os significados do trabalho para os diferentes grupos funcionais, constitui-se, ainda na atualidade, em verdadeiro desafio aos gestores, principalmente em momentos que ocorrem mudanças no contexto do trabalho. Esta é a situação vivenciada pelos docentes de instituições públicas federais, mediante as políticas que vem sendo implementadas no sentido de promoção do acesso ao ensino superior. Diante deste cenário, este estudo inicial busca analisar o significado que os docentes de uma IFES atribuem aos seus trabalhos, já que tais modificações apresentam potencial de impactar significativamente em suas atividades. Tratase de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, caracterizada como um estudo de caso. Para coleta de dados utilizou-se entrevistas semi-estruturadas aplicadas a docentes que atuam junto à instituição pesquisada. Pode-se verificar que o trabalho apresenta forte relação com a identidade dos mesmos, sendo fonte geradora de orgulho e status. Percebeu-se, também, a forte associação atribuída entre trabalho e vida. Espera-se, assim, subsidiar o desenvolvimento de novas políticas voltadas à gestão de pessoas, já que o sentido atribuído ao trabalho é capaz de afetar as crenças sobre o que é legítimo e o que se pode tolerar do trabalho (MOW, 1987).
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