O modelo de colaboração BIM3C e a gamificação do processo de ensino-aprendizagem de projeto colaborativo em BIM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Roberto Cavalleiro de Macedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234769
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2022.
id UFSC_b63931c25a7032e89a26e526a783afd3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234769
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O modelo de colaboração BIM3C e a gamificação do processo de ensino-aprendizagem de projeto colaborativo em BIMArquiteturaModelagem de informação da construçãoGamificaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2022.O uso do BIM vem sendo cada vez mais exigido pelo mercado, porém um dos maiores obstáculos para a sua efetiva implementação está na adaptação ao uso de um modelo de construção compartilhado pautado em um processo de trabalho colaborativo. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um modelo de colaboração para o processo de projeto em BIM que possibilite sua aplicação em objetos de ensino-aprendizagem que utilizem os conceitos de serious games e gamificação visando promover engajamento e motivação para projeto colaborativo em BIM entre acadêmicos dos cursos da área de arquitetura, engenharia e construção (AEC). Para tal, foi utilizado como metodologia a Pesquisa Baseada em Design. Foi realizada entrevista com profissionais do setor da AEC que utilizam o BIM como processo de projeto. A análise dessas entrevistas juntamente com a correlação entre os referenciais teóricos do modelo de colaboração 3C (comunicação, coordenação e Cooperação) e do BIM deu origem ao Modelo de Colaboração BIM3C. Este modelo foi utilizado como base para o desenvolvimento de objetos de ensino-aprendizagem. Foram desenvolvidos 4 objetos: (1) Jogo de tabuleiro Projeto Colaborativo BIM3C, que tem o objetivo de apresentar o fluxo de trabalho de projeto em BIM; (2) Tutorial de Configuração do Backup and Sync From Google, que espelha o conteúdo da nuvem no Google Drive para o computador e tem por objetivo garantir um espaço para a cooperação entre os projetistas; (3) Quebra-cabeça Virtual, jogo que tem como missão encontrar os arquivos IFC que compõem uma série de modelo federados, contribuindo para o domínio dos comandos de um software de coordenação de projetos em BIM; (4) Dinâmica de Comunicação, onde através da criação e gestão de arquivos BCF os participantes realizam a comunicação para a compatibilização de um projeto. Esses objetos foram utilizados em conjunto pautados nos conceitos de gamificação em um processo que foi denominado de Play BIM. Baseado no framework de maturidade para implantação de BIM que aponta a colaboração como o segundo estágio, antecedido pelo domínio da modelagem, o Play BIM foi aplicado em duas fases. A primeira denominada de Passaporte Play BIM, constou de uma série de desafios de modelagem e a segunda denominada de Projeto Colaborativo BIM3C fez uso dos objetos relatados anteriormente e finalizou com um desafio de projeto colaborativo. Após a aplicação, o Play BIM foi recomendado por 100 % dos participantes e sua aceitação está presente não somente em relatos dos participantes, mas também no sucesso dos resultados oriundos das atividades propostas.Abstract: The use of BIM has been increasingly demanded by the market, but one of the biggest obstacles to its effective implementation is the adaptation to the use of a shared construction model based on a collaborative work process. The objective of this research is to develop a collaboration model for the BIM design process that allows its application in teaching-learning objects that use the concepts of serious games and gamification in order to promote engagement and motivation for a collaborative project in BIM among academics of the courses. in the field of architecture, engineering and construction (AEC). To this end, Design-Based Research was used as a methodology. An interview was conducted with professionals from the AEC sector who use BIM as a design process. The analysis of these interviews together with the correlation between the theoretical frameworks of the 3C collaboration model (communication, coordination and cooperation) and BIM gave rise to the BIM3C Collaboration Model. This model was used as a basis for the development of teaching-learning objects. Four objects were developed: (1) BIM3C Collaborative Project board game, which aims to present the BIM project workflow; (2) Backup and Sync From Google Configuration Tutorial, which mirrors the content from the cloud in Google Drive to the computer and aims to guarantee a space for cooperation between designers; (3) Virtual Puzzle, a game whose mission is to find the IFC files that make up a series of federated models, contributing to mastering the commands of a BIM project coordination software; (4) Communication Dynamics, where, through the creation and management of BCF files, the participants communicate for the compatibility of a project. These objects were used together based on the concepts of gamification in a process that was called Play BIM. Based on the maturity framework for implementing BIM, which points to collaboration as the second stage, preceded by the domain of modeling, Play BIM was applied in two phases. The first called the Play BIM Passport, consisted of a series of modeling challenges and the second called the BIM3C Collaborative Project made use of the objects previously reported and ended with a collaborative design challenge. After application, Play BIM was recommended by 100% of the participants and its acceptance is present not only in the participants' reports, but also in the success of the results arising from the proposed activities.Pereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Roberto Cavalleiro de Macedo2022-05-19T14:48:17Z2022-05-19T14:48:17Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis243 P.| il., gráfs.application/pdf374402https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234769porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:48:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234769Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:48:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O modelo de colaboração BIM3C e a gamificação do processo de ensino-aprendizagem de projeto colaborativo em BIM
title O modelo de colaboração BIM3C e a gamificação do processo de ensino-aprendizagem de projeto colaborativo em BIM
spellingShingle O modelo de colaboração BIM3C e a gamificação do processo de ensino-aprendizagem de projeto colaborativo em BIM
Alves, Roberto Cavalleiro de Macedo
Arquitetura
Modelagem de informação da construção
Gamificação
title_short O modelo de colaboração BIM3C e a gamificação do processo de ensino-aprendizagem de projeto colaborativo em BIM
title_full O modelo de colaboração BIM3C e a gamificação do processo de ensino-aprendizagem de projeto colaborativo em BIM
title_fullStr O modelo de colaboração BIM3C e a gamificação do processo de ensino-aprendizagem de projeto colaborativo em BIM
title_full_unstemmed O modelo de colaboração BIM3C e a gamificação do processo de ensino-aprendizagem de projeto colaborativo em BIM
title_sort O modelo de colaboração BIM3C e a gamificação do processo de ensino-aprendizagem de projeto colaborativo em BIM
author Alves, Roberto Cavalleiro de Macedo
author_facet Alves, Roberto Cavalleiro de Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Roberto Cavalleiro de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Modelagem de informação da construção
Gamificação
topic Arquitetura
Modelagem de informação da construção
Gamificação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-19T14:48:17Z
2022-05-19T14:48:17Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 374402
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234769
identifier_str_mv 374402
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 243 P.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651952890839040