Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91703 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento |
id |
UFSC_b6483930e972a9f7bd31c8957f57b4d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91703 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, Adelcio Machado dosFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-24T01:40:54Z2012-10-24T01:40:54Z20082008258465http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91703Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoO conhecimento constitui-se, hodiernamente, como um fator de sucesso para as organizações. Na sociedade do conhecimento e da informação, o conhecimento se transforma no fator-chave da economia pós-industrial e o principal determinante da mudança ocupacional. Os trabalhadores necessitam se adaptar as novas exigências em termos de educação e, por serem o capital humano da organização, também adquirem relevância uma vez que são responsáveis por todo o capital intelectual que a empresa possui, além de produzirem, compartilharem e transformarem o conhecimento em ação e resultados. Nesse contexto, a Gestão do Conhecimento se configura importante metodologia à disposição das organizações que contribui para criar, compartilhar e disseminar o conhecimento no intento de auxiliar a organização enfrentar da melhor forma possível às forças que o ambiente exerce sobre a organização. Em virtude da importância do conhecimento, a Gestão do Conhecimento tem adquirido espaço em meio à educação superior enquanto disciplina. A didática voltada para a Gestão do Conhecimento deve focar o ensino interdisciplinar e reflexivo. A didática auxilia o professor no planejamento, na orientação e no acompanhamento da aprendizagem do aluno, disponibilizando ao docente diferentes métodos e técnicas que o ajudam a criar situações de aprendizado. No ensino da Gestão do Conhecimento a relação entre aluno e professor não se deve configurar de forma unidirecional, mas sim permitir a participação do aluno, constituindo-se o professor como um facilitador do processo de aprendizado. Ademais, é essencial que o professor faça uso de atividades por meio das quais os alunos possam verificar o funcionamento dos ensinamentos na práxis.porFlorianópolis, SCEngenharia e gestão do conhecimentoDidaticaGestão do conhecimentoEstudo e ensinoGestão do conhecimentoDidática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL258465.pdfapplication/pdf978473https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91703/1/258465.pdf755dcc1095aa2b14ae551b3264ad8047MD51TEXT258465.pdf.txt258465.pdf.txtExtracted Texttext/plain449894https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91703/2/258465.pdf.txtce3eebce5b805f114ac06fae6282be57MD52THUMBNAIL258465.pdf.jpg258465.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1307https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91703/3/258465.pdf.jpg5ea6f44aae13454e07afe4ed7e0aaa14MD53123456789/917032013-04-30 13:56:38.063oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91703Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T16:56:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise |
title |
Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise |
spellingShingle |
Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise Santos, Adelcio Machado dos Engenharia e gestão do conhecimento Didatica Gestão do conhecimento Estudo e ensino Gestão do conhecimento |
title_short |
Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise |
title_full |
Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise |
title_fullStr |
Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise |
title_full_unstemmed |
Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise |
title_sort |
Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise |
author |
Santos, Adelcio Machado dos |
author_facet |
Santos, Adelcio Machado dos |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Adelcio Machado dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
contributor_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia e gestão do conhecimento Didatica Gestão do conhecimento Estudo e ensino Gestão do conhecimento |
topic |
Engenharia e gestão do conhecimento Didatica Gestão do conhecimento Estudo e ensino Gestão do conhecimento |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento |
publishDate |
2008 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-24T01:40:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-24T01:40:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91703 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
258465 |
identifier_str_mv |
258465 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91703/1/258465.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91703/2/258465.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91703/3/258465.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
755dcc1095aa2b14ae551b3264ad8047 ce3eebce5b805f114ac06fae6282be57 5ea6f44aae13454e07afe4ed7e0aaa14 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805183528960000 |