Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adelcio Machado dos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91703
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
id UFSC_b6483930e972a9f7bd31c8957f57b4d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91703
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, Adelcio Machado dosFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-24T01:40:54Z2012-10-24T01:40:54Z20082008258465http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91703Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoO conhecimento constitui-se, hodiernamente, como um fator de sucesso para as organizações. Na sociedade do conhecimento e da informação, o conhecimento se transforma no fator-chave da economia pós-industrial e o principal determinante da mudança ocupacional. Os trabalhadores necessitam se adaptar as novas exigências em termos de educação e, por serem o capital humano da organização, também adquirem relevância uma vez que são responsáveis por todo o capital intelectual que a empresa possui, além de produzirem, compartilharem e transformarem o conhecimento em ação e resultados. Nesse contexto, a Gestão do Conhecimento se configura importante metodologia à disposição das organizações que contribui para criar, compartilhar e disseminar o conhecimento no intento de auxiliar a organização enfrentar da melhor forma possível às forças que o ambiente exerce sobre a organização. Em virtude da importância do conhecimento, a Gestão do Conhecimento tem adquirido espaço em meio à educação superior enquanto disciplina. A didática voltada para a Gestão do Conhecimento deve focar o ensino interdisciplinar e reflexivo. A didática auxilia o professor no planejamento, na orientação e no acompanhamento da aprendizagem do aluno, disponibilizando ao docente diferentes métodos e técnicas que o ajudam a criar situações de aprendizado. No ensino da Gestão do Conhecimento a relação entre aluno e professor não se deve configurar de forma unidirecional, mas sim permitir a participação do aluno, constituindo-se o professor como um facilitador do processo de aprendizado. Ademais, é essencial que o professor faça uso de atividades por meio das quais os alunos possam verificar o funcionamento dos ensinamentos na práxis.porFlorianópolis, SCEngenharia e gestão do conhecimentoDidaticaGestão do conhecimentoEstudo e ensinoGestão do conhecimentoDidática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL258465.pdfapplication/pdf978473https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91703/1/258465.pdf755dcc1095aa2b14ae551b3264ad8047MD51TEXT258465.pdf.txt258465.pdf.txtExtracted Texttext/plain449894https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91703/2/258465.pdf.txtce3eebce5b805f114ac06fae6282be57MD52THUMBNAIL258465.pdf.jpg258465.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1307https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91703/3/258465.pdf.jpg5ea6f44aae13454e07afe4ed7e0aaa14MD53123456789/917032013-04-30 13:56:38.063oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91703Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T16:56:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise
title Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise
spellingShingle Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise
Santos, Adelcio Machado dos
Engenharia e gestão do conhecimento
Didatica
Gestão do conhecimento
Estudo e ensino
Gestão do conhecimento
title_short Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise
title_full Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise
title_fullStr Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise
title_full_unstemmed Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise
title_sort Didática ideal para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: especificidades e características androgógicas em analise
author Santos, Adelcio Machado dos
author_facet Santos, Adelcio Machado dos
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adelcio Machado dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
contributor_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Didatica
Gestão do conhecimento
Estudo e ensino
Gestão do conhecimento
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Didatica
Gestão do conhecimento
Estudo e ensino
Gestão do conhecimento
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
publishDate 2008
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T01:40:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T01:40:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91703
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 258465
identifier_str_mv 258465
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91703/1/258465.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91703/2/258465.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91703/3/258465.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 755dcc1095aa2b14ae551b3264ad8047
ce3eebce5b805f114ac06fae6282be57
5ea6f44aae13454e07afe4ed7e0aaa14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805183528960000