Estratégias Mercadológicas aplicadas por cachaçarias vinculadas à Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Gabriela Porto; Bernardes, Taiane de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232448
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
id UFSC_b69c12cacb9bc2a8bf8247c18e3447c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/232448
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estratégias Mercadológicas aplicadas por cachaçarias vinculadas à Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ)CachaçariaEstratégia de MarketingMix de MarketingTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.As empresas produtoras de cachaça do Estado de Santa Catarina que fazem parte da Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ) são destaque nacional e internacional devido às premiações recebidas pela qualidade da sua produção. Partindo-se do princípio de que as ferramentas de estratégia de marketing podem ser uma forma de ajudar estas empresas a se destacarem ainda mais no comércio de bebidas alcoólicas catarinense, este estudo tem como objetivo conhecer e analisar as estratégias mercadológicas adotadas pelas cachaçarias vinculadas à ACAPACQ. Para chegar às conclusões pretendidas, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória, por meio da aplicação de entrevistas em profundidade, com roteiro semiestruturado, embasado pelo Mix de Marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção). A análise de conteúdo foi a ferramenta metodológica utilizada para interpretar os dados coletados. Como resultados, obteve-se que as principais estratégias dos Quatro Ps utilizadas pelas cachaçarias são: variedade do Mix de Produtos; precificação com base nos custos de produção ou com base nos preços praticados pela concorrência; foco nas lojas físicas, parceria com revendedores; investimento em panfletos, placas e outdoors, divulgação em rádios e jornais locais. Sugeriu-se, portanto, o planejamento: para inovação de embalagens e/ou rótulos; do mix de produtos para adicionar nova linha e/ou aumentar a extensão de linhas de produtos; para utilização de abordagens alternativas ao aumento do preço; para implantação de e-commerce e introdução de venda de produtos por meio de marketplace.Florianópolis, SCBernardes, Taiane de SouzaPetroll, Martin de La MartinièreUniversidade Federal de Santa Catarina.Machado, Gabriela Porto; Bernardes, Taiane de Souza2022-03-21T14:48:38Z2022-03-21T14:48:38Z2022-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232448info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-03-22T23:01:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/232448Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-22T23:01:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias Mercadológicas aplicadas por cachaçarias vinculadas à Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ)
title Estratégias Mercadológicas aplicadas por cachaçarias vinculadas à Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ)
spellingShingle Estratégias Mercadológicas aplicadas por cachaçarias vinculadas à Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ)
Machado, Gabriela Porto; Bernardes, Taiane de Souza
Cachaçaria
Estratégia de Marketing
Mix de Marketing
title_short Estratégias Mercadológicas aplicadas por cachaçarias vinculadas à Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ)
title_full Estratégias Mercadológicas aplicadas por cachaçarias vinculadas à Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ)
title_fullStr Estratégias Mercadológicas aplicadas por cachaçarias vinculadas à Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ)
title_full_unstemmed Estratégias Mercadológicas aplicadas por cachaçarias vinculadas à Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ)
title_sort Estratégias Mercadológicas aplicadas por cachaçarias vinculadas à Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade (ACAPACQ)
author Machado, Gabriela Porto; Bernardes, Taiane de Souza
author_facet Machado, Gabriela Porto; Bernardes, Taiane de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardes, Taiane de Souza
Petroll, Martin de La Martinière
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Gabriela Porto; Bernardes, Taiane de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cachaçaria
Estratégia de Marketing
Mix de Marketing
topic Cachaçaria
Estratégia de Marketing
Mix de Marketing
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-21T14:48:38Z
2022-03-21T14:48:38Z
2022-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232448
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652312897388544