Alterações na distribuição da luz natural causados pelos agrupamentos de estudantes em salas de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedoya Jaramillo, Carolina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128648
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2014
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spelling Alterações na distribuição da luz natural causados pelos agrupamentos de estudantes em salas de aulaArquiteturaIluminação naturalSalas de aulaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2014É reconhecido que o aproveitamento da luz natural em escolas é uma das estratégias mais importantes no correto agenciamento dos recursos naturais disponíveis. Por sua vez, a distribuição da luz natural nos espaços internos está sujeita à forma como os usuários ocupam estes espaços. As Normativas locais e internacionais estabelecem iluminâncias médias de 300 lux para salas de aula, mas não especificam se este valor considera a ocupação dos estudantes e como eles interferem na distribuição da iluminação dentro da sala de aula. Não considerar a distribuição luminosa nestes espaços, nos quais os estudantes permanecem a maior parte do tempo, fazem diferentes atividades, que envolvem diferentes agrupamentos, pode gerar avaliações imprecisas. Este estudo tem como objetivo avaliar a influência de diferentes tipos de agrupamentos de estudantes em salas de aula iluminadas naturalmente, e comparar com uma sala de aula vazia. Foram realizadas as simulações computacionais estáticas e dinâmicas de uma sala de aula hipotética para avaliar a distribuição da luz no dia. O Plug-in DIVA do Rhinos foi usado para calcular a irradiação solar no espaço, em dois períodos do ano, durante o horário escolar. O software APOLUX permitiu avaliar a iluminação natural sobre diferentes condições de céu, em diferentes períodos do ano. Este trabalho mostra que, apesar da presença de estudantes nos diferentes tipos de agrupamentos, os níveis da iluminação e irradiação solar no plano de trabalho quando o espaço está ocupado é levemente inferior, quando comparada com a sala vazia. Também evidencia que independente do número de estudantes que se encontram em uma sala de aula, a maior influência está no tipo de agrupamento, postura e posição dos estudantes em relação às fontes de luz - as aberturas. Este estudo pode servir como método de análise para outros espaços que possuam qualidades de permanência significativas e que necessitam atingir exigências luminosas básicas.<br>Abstract: It is acknowledged that the use of daylight in schools is one of themost important strategies in the correct employment of the available natural resources. Meanwhile, the distribution of natural light in interior spaces is subject to how its users occupy this space. Local and international regulations establish average illuminance of 300 lux for classrooms, but do not specify whether this value considers the occupation of the students and how they interfere with the distribution of the daylight inside the classroom. To not consider the light distribution in these spaces, where students spend most of their time, doing different activities and interacting in different ways of grouping, can lead to imprecise evaluations. This study aims to evaluate the influence of different groups of students in naturally lighted classrooms, and compare their light distribution with the distribution in an empty classroom. Static and Dynamic computer simulations of a hypothetical classroom were performed to evaluate the interior light distribution during the day. Rhino´s plug-in, DIVA, was used to calculate the solar incursion in the space, in two periods of the year, during school hours. The software APOLUX evaluated the natural lighting under different sky conditions, in different periods of the year. This paper shows that, despite the presence of students in different types of groupings, lighting levels and solar irradiance on the working plane, when the space is occupied, is slightly compared with an empty classroom. Also shows that regardless of the number of students in the classroom, the greatest influence is the type of grouping, posture and position of students in relation to the light source - the openings. This study can serve as a method of analysis for other spaces that have significant periods of permanence and that need to achieve basic light requirements.Pereira, Fernando Oscar RuttkayUniversidade Federal de Santa CatarinaBedoya Jaramillo, Carolina2015-02-05T20:12:24Z2015-02-05T20:12:24Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis145 p.| il., grafs., tabs.application/pdf330201https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128648porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:12:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128648Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:12:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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