Proposta de método para identificação e caracterização de criação de valor em cenários Big Data

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Leonel Paes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185522
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017.
id UFSC_b6b8d65ab65d77d4fc4bf12088bd7219
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185522
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Proposta de método para identificação e caracterização de criação de valor em cenários Big DataCiência da informaçãoBig dataDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017.Este trabalho apresenta um método para identificação e caracterização de criação de valor, por meio da percepção de valor em análises de implementações em cenários Big Data. Para isso, fez-se uma comparação entre o cenário tradicional de criação de valor, fixada na era industrial, e do conceito contemporâneo de cenário de criação de valor em empresas que implementam soluções em cenários Big Data. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para caracterizar o cenário tradicional de valor, outra para caracterizar o cenário Big Data de criação de valor e assim foi possível compará-las e discuti-las. Por fim, aplicou-se o método proposto em um estudo de caso, sobre um problema apresentado pela Prefeitura Municipal de Vitória-ES, para análise de dados de agendamentos de consultas médicas, onde objetivou-se caracterizar o perfil dos pacientes que faltam às consultas. Segundo à Prefeitura de Vitória-ES, em torno de 30% do total de consultas não acontece, por motivo de ausência dos pacientes, o que resultou em um prejuízo de aproximadamente 2 milhões de reais entre 2014 e 2015. Como resultados finais, observou-se que o método proposto ajudou na antecipação de percepção de criação de valor por parte da equipe de análise, que é possível de ser aplicado em diferentes tipos de análises e que possibilita gestão de riscos. Quanto a comparação, observou-se que o cenário tradicional de criação de valor tem foco maior em redução de custos, enquanto no cenário Big Data o foco está mais citado em relação a tomada de decisão. Para trabalhos futuros, sugere-se que sejam desenvolvidos indicadores de percepção de criação de valor, que podem explicitar de forma quantitativa, as percepções de criação de valor.Abstract : This work presents a method for identification and characterization of value creation, through the perception of value in analysis of implementations under the Big Data concept. For this, a comparison was made between the traditional view of value creation, fixed in the industrial era, and the contemporary concept of vision of value creation in companies that implement solutions under Big Data concepts. For this, a bibliographic research was conducted to characterize the traditional view of value, another to characterize the Big Data vision of value creation and thus it was possible to compare and discuss them. Finally, the proposed method was applied in a case study on a problem presented by the City Hall of Vitória-ES, to analyze data from medical appointment schedules, which aimed to characterize the profile of the patients who are missing consultations. According to the City Hall of Vitória-ES, around 30% of the total number of consultations does not happen, due to patients' absence, which resulted in a loss of approximately 2 million reais between 2014 and 2015. As final results, The proposed method helped to anticipate the perception of value creation by the analysis team, which is possible to be applied in different types of analysis and allows risk management. As for the comparison, it was observed that the traditional view of value creation has a greater focus on cost reduction, while in the Big Data vision the focus is more cited in relation to decision making. For future work, it is suggested that indicators of perception of value creation be developed, which can quantify the perceptions of value creation in a quantitative way.Dutra, Moisés LimaMacedo, Douglas Dyllon Jeronimo deUniversidade Federal de Santa CatarinaFurtado, Leonel Paes2018-04-13T19:32:31Z2018-04-13T19:32:31Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis139 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf351553https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185522porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:32:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185522Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:32:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de método para identificação e caracterização de criação de valor em cenários Big Data
title Proposta de método para identificação e caracterização de criação de valor em cenários Big Data
spellingShingle Proposta de método para identificação e caracterização de criação de valor em cenários Big Data
Furtado, Leonel Paes
Ciência da informação
Big data
title_short Proposta de método para identificação e caracterização de criação de valor em cenários Big Data
title_full Proposta de método para identificação e caracterização de criação de valor em cenários Big Data
title_fullStr Proposta de método para identificação e caracterização de criação de valor em cenários Big Data
title_full_unstemmed Proposta de método para identificação e caracterização de criação de valor em cenários Big Data
title_sort Proposta de método para identificação e caracterização de criação de valor em cenários Big Data
author Furtado, Leonel Paes
author_facet Furtado, Leonel Paes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dutra, Moisés Lima
Macedo, Douglas Dyllon Jeronimo de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Leonel Paes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da informação
Big data
topic Ciência da informação
Big data
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-13T19:32:31Z
2018-04-13T19:32:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 351553
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185522
identifier_str_mv 351553
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 139 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652171654201344