Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Daiana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Borges Gouveia, Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665
Resumo: Dados os constantes desafios da gestão educacional no ensino superior, os gestores precisam estar sempre a par das tecnologias de informação e comunicação atuais, bem como cada vez mais capacitados para desenvolver suas equipes multidisciplinares por meio de metodologias inovadoras que proporcionem uma aprendizagem significativa. No contexto da Educação a Distância, fazer curadoria de conteúdo é um desses desafios, por isso o objetivo deste artigo é apresentar a percepção de gestores educacionais de instituições de ensino superior e de EdTechs quanto às dificuldades de realizar essa curadoria em espaços educacionais contemplando a pluralidade dos profissionais e processos envolvidos na sua prática. O estudo realizado configura-se como uma investigação empírica de um corpus fundamentado na aplicação qualitativa do campo teórico e na realização de entrevistas com diferentes perfis dos referidos stakeholders. Os resultados sistematizam categorias que apontam que a gestão educacional precisa distinguir “produção de conteúdo” de “curadoria de conteúdo”, e ainda aperfeiçoar o processo de condução da curadoria de conteúdo para a modalidade a distância, diferenciando-a das metodologias já existentes na modalidade presencial.
id ABED-1_77213b7d2663a35f5b16fc620e53bc25
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/665
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino SuperiorEducação a distânciaEnsino SuperiorGestão EducacionalCuradoria de ConteúdoDados os constantes desafios da gestão educacional no ensino superior, os gestores precisam estar sempre a par das tecnologias de informação e comunicação atuais, bem como cada vez mais capacitados para desenvolver suas equipes multidisciplinares por meio de metodologias inovadoras que proporcionem uma aprendizagem significativa. No contexto da Educação a Distância, fazer curadoria de conteúdo é um desses desafios, por isso o objetivo deste artigo é apresentar a percepção de gestores educacionais de instituições de ensino superior e de EdTechs quanto às dificuldades de realizar essa curadoria em espaços educacionais contemplando a pluralidade dos profissionais e processos envolvidos na sua prática. O estudo realizado configura-se como uma investigação empírica de um corpus fundamentado na aplicação qualitativa do campo teórico e na realização de entrevistas com diferentes perfis dos referidos stakeholders. Os resultados sistematizam categorias que apontam que a gestão educacional precisa distinguir “produção de conteúdo” de “curadoria de conteúdo”, e ainda aperfeiçoar o processo de condução da curadoria de conteúdo para a modalidade a distância, diferenciando-a das metodologias já existentes na modalidade presencial.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2024-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/66510.17143/rbaad.v22i1.665Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 22 n. 1 (2023)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v22i1reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporengspahttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665/465https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665/466https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665/467A curadoria de conteúdo para a educação a distância (EAD) tornou-se, nos últimos anos, uma atividade frequente para professores, demandando, além disso, o acompanhamento de gestores e profissionais da educação.Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, DaianaBorges Gouveia, Luis2024-04-18T21:17:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/665Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2024-04-18T21:17:54Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior
title Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior
spellingShingle Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior
Rocha, Daiana
Educação a distância
Ensino Superior
Gestão Educacional
Curadoria de Conteúdo
title_short Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior
title_full Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior
title_fullStr Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior
title_full_unstemmed Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior
title_sort Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior
author Rocha, Daiana
author_facet Rocha, Daiana
Borges Gouveia, Luis
author_role author
author2 Borges Gouveia, Luis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Daiana
Borges Gouveia, Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Ensino Superior
Gestão Educacional
Curadoria de Conteúdo
topic Educação a distância
Ensino Superior
Gestão Educacional
Curadoria de Conteúdo
description Dados os constantes desafios da gestão educacional no ensino superior, os gestores precisam estar sempre a par das tecnologias de informação e comunicação atuais, bem como cada vez mais capacitados para desenvolver suas equipes multidisciplinares por meio de metodologias inovadoras que proporcionem uma aprendizagem significativa. No contexto da Educação a Distância, fazer curadoria de conteúdo é um desses desafios, por isso o objetivo deste artigo é apresentar a percepção de gestores educacionais de instituições de ensino superior e de EdTechs quanto às dificuldades de realizar essa curadoria em espaços educacionais contemplando a pluralidade dos profissionais e processos envolvidos na sua prática. O estudo realizado configura-se como uma investigação empírica de um corpus fundamentado na aplicação qualitativa do campo teórico e na realização de entrevistas com diferentes perfis dos referidos stakeholders. Os resultados sistematizam categorias que apontam que a gestão educacional precisa distinguir “produção de conteúdo” de “curadoria de conteúdo”, e ainda aperfeiçoar o processo de condução da curadoria de conteúdo para a modalidade a distância, diferenciando-a das metodologias já existentes na modalidade presencial.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665
10.17143/rbaad.v22i1.665
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v22i1.665
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665/465
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665/466
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665/467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv A curadoria de conteúdo para a educação a distância (EAD) tornou-se, nos últimos anos, uma atividade frequente para professores, demandando, além disso, o acompanhamento de gestores e profissionais da educação.
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 22 n. 1 (2023)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v22i1
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046171250294784