Estratégias de Employer Branding com enfoque na retenção de colaboradores: estudo aplicado em uma empresa de tecnologia de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Giorgia Plata Ramos Hannickel de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Mariana Pereira Ignácio de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223146
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
id UFSC_b76cc95a2fd1029259fde2294d91b15b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/223146
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estratégias de Employer Branding com enfoque na retenção de colaboradores: estudo aplicado em uma empresa de tecnologia de FlorianópolisEmployeer BrandingEmployee experienceRetençãoGestão de PessoasHuman ResourcesTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.Este estudo aplicado objetiva a análise de como implementar estratégias de Employer Branding em uma empresa de tecnologia da grande Florianópolis, visando a retenção de colaboradores. Para atingir o objetivo da pesquisa foi realizado um estudo descritivo e explicativo através da abordagem do conceito de Employer Branding e aplicação de questionários a fim de entender as atuais práticas da empresa, por meio das percepções da gestão, dos colaboradores e de ex-colaboradores. Para a análise entre as percepções coletadas, utilizou-se a distribuição percentual dos dados pelas categorias, cálculo de incidência nas respostas, correlações expressas pelo coeficiente de Pearson, além de reflexão de conteúdo. Houve um alto percentual de concordância com a cultura da empresa nas três coletas, porém demonstrou-se uma diversificação nos percentuais de concordância nas outras categorias. Os resultados mostraram desalinhamentos relevantes entre os colaboradores atuais e ex colaboradores, além do desencontro entre a necessidade atual da empresa e o que é praticado pela mesma, refletindo em uma marca empregadora mais fragilizada do que se imaginava. Assim sendo, a empresa objeto deste estudo tem como oportunidade utilizar as sugestões deste estudo para mudar a sua realidade.This study aims to analyze how to implement Employer Branding strategies focusing on employee retention at a technology company based in Florianópolis. To achieve the research objective, a descriptive and explanatory research started with different employer branding approaches and went through a questionnaire application in order to understand the current practices at the company. The questionnaire was answered through 3 different perspectives: company and management perceptions, employees perceptions and former employees perceptions. The analysis between all the perceptions was done by statistical methods as percentage distribution of data by categories, incidence of answers, correlations expressed by Pearson coefficient and authors conclusions on theory and data. A high percentage of agreement about the company's culture was found at all perspectives, meanwhile other categories did not present many matches, weakening the employer brand. The results showed relevant misalignments between current employees and former employees, in addition to the mismatch between the current need of the company and what is practiced by the company. This scenario reflects on a more fragile employer brand than imagined. Therefore, the company object of this study has the opportunity to use the suggestions of this study to change its reality.Florianópolis, SCDalmau, Marcos Baptista LopesUniversidade Federal de Santa Catarina.Castro, Giorgia Plata Ramos Hannickel deSouza, Mariana Pereira Ignácio de2021-05-17T18:35:03Z2021-05-17T18:35:03Z2021-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis128application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223146info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-17T18:35:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223146Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-17T18:35:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de Employer Branding com enfoque na retenção de colaboradores: estudo aplicado em uma empresa de tecnologia de Florianópolis
title Estratégias de Employer Branding com enfoque na retenção de colaboradores: estudo aplicado em uma empresa de tecnologia de Florianópolis
spellingShingle Estratégias de Employer Branding com enfoque na retenção de colaboradores: estudo aplicado em uma empresa de tecnologia de Florianópolis
Castro, Giorgia Plata Ramos Hannickel de
Employeer Branding
Employee experience
Retenção
Gestão de Pessoas
Human Resources
title_short Estratégias de Employer Branding com enfoque na retenção de colaboradores: estudo aplicado em uma empresa de tecnologia de Florianópolis
title_full Estratégias de Employer Branding com enfoque na retenção de colaboradores: estudo aplicado em uma empresa de tecnologia de Florianópolis
title_fullStr Estratégias de Employer Branding com enfoque na retenção de colaboradores: estudo aplicado em uma empresa de tecnologia de Florianópolis
title_full_unstemmed Estratégias de Employer Branding com enfoque na retenção de colaboradores: estudo aplicado em uma empresa de tecnologia de Florianópolis
title_sort Estratégias de Employer Branding com enfoque na retenção de colaboradores: estudo aplicado em uma empresa de tecnologia de Florianópolis
author Castro, Giorgia Plata Ramos Hannickel de
author_facet Castro, Giorgia Plata Ramos Hannickel de
Souza, Mariana Pereira Ignácio de
author_role author
author2 Souza, Mariana Pereira Ignácio de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalmau, Marcos Baptista Lopes
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Giorgia Plata Ramos Hannickel de
Souza, Mariana Pereira Ignácio de
dc.subject.por.fl_str_mv Employeer Branding
Employee experience
Retenção
Gestão de Pessoas
Human Resources
topic Employeer Branding
Employee experience
Retenção
Gestão de Pessoas
Human Resources
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-17T18:35:03Z
2021-05-17T18:35:03Z
2021-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223146
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 128
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652085905850368