Televisão / computador: ação didática possivel e relevante na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85229 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_b7acfab426dcb0227b67b73b13fb9302 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85229 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaZaions, Eliane de Souza CubasVieira, Milton Luiz Horn2012-10-20T16:33:37Z2012-10-20T16:33:37Z20032003227677http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85229Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.finalidade desse estudo é avançar no entendimento da importância de se integrar ferramentas eletrônicas já disponíveis, de forma eficaz, na organização, da situação de ensino-aprendizagem em uma sala de aula. Teorizações do campo da didática, da pedagogia, da comunicação e da tecnologia educacional embasam as reflexões e as constatações levantadas na parte empírica desse trabalho, centrada em duas escolas públicas com oferta de ensino fundamental. A partir dos dados, informações e observações realizadas foram identificados alguns aspectos e caminhos já percorridos nesse processo e as possibilidades de dinamizá-lo, estendendo o emprego da televisão associada ao computador na sala de aula como uma ação didática significativa no atual contexto, que deve orientar a prática docente a partir de uma lógica, que deve considerar a multidimensionalidade no processo de ensino-aprendizagem. As questões constatadas dão ênfase à ciência do professor sobre a sua preparação insuficiente para o trato com as novas linguagens, à motivação e entusiasmo dos alunos que reclamam por mais contato com os recursos eletrônicos existentes, à legitimidade da Escola e ao papel insubstituível desse professor na difusão do conhecimento. Chegou-se a conclusão que a mediação mais institucional da Escola, uma perspectiva a longo prazo em relação às mudanças, o apoio contínuo aos professores que inovam e experimentam, a oportunidade para a troca de experiências e informações entre os professores e a participação ativa dos alunos em atividades curriculares relevantes, são procedimentos que devem estar sempre presentes e articulados e que melhor podem balizar o processo de incorporação de ferramentas didático-eletrônicas na sala de aula.164 f.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEnsino -Meios auxiliaresDidaticaTelevisaoEnsino auxiliado por computadorAprendizagemTelevisão / computador: ação didática possivel e relevante na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL227677.pdfapplication/pdf2525620https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85229/1/227677.pdfd7cac55b68f4782e77790b313ed60c46MD51TEXT227677.pdf.txt227677.pdf.txtExtracted Texttext/plain270120https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85229/2/227677.pdf.txtf49e1db3a0963e1603854252b9af1c88MD52THUMBNAIL227677.pdf.jpg227677.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1400https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85229/3/227677.pdf.jpge7a735ec2b2dce709e741b153ef82a05MD53123456789/852292013-05-03 02:00:59.106oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85229Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T05:00:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Televisão / computador: ação didática possivel e relevante na sala de aula |
title |
Televisão / computador: ação didática possivel e relevante na sala de aula |
spellingShingle |
Televisão / computador: ação didática possivel e relevante na sala de aula Zaions, Eliane de Souza Cubas Engenharia de produção Ensino - Meios auxiliares Didatica Televisao Ensino auxiliado por computador Aprendizagem |
title_short |
Televisão / computador: ação didática possivel e relevante na sala de aula |
title_full |
Televisão / computador: ação didática possivel e relevante na sala de aula |
title_fullStr |
Televisão / computador: ação didática possivel e relevante na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Televisão / computador: ação didática possivel e relevante na sala de aula |
title_sort |
Televisão / computador: ação didática possivel e relevante na sala de aula |
author |
Zaions, Eliane de Souza Cubas |
author_facet |
Zaions, Eliane de Souza Cubas |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zaions, Eliane de Souza Cubas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Milton Luiz Horn |
contributor_str_mv |
Vieira, Milton Luiz Horn |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino - Meios auxiliares Didatica Televisao Ensino auxiliado por computador Aprendizagem |
topic |
Engenharia de produção Ensino - Meios auxiliares Didatica Televisao Ensino auxiliado por computador Aprendizagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-20T16:33:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-20T16:33:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85229 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
227677 |
identifier_str_mv |
227677 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
164 f.| grafs., tabs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85229/1/227677.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85229/2/227677.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85229/3/227677.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7cac55b68f4782e77790b313ed60c46 f49e1db3a0963e1603854252b9af1c88 e7a735ec2b2dce709e741b153ef82a05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805340517564416 |